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A Bee, que desde 2019 investe na micro mobilidade elétrica, assume a vanguarda desse mercado e lança a Bee MiniTrail
Divulgacao
Após se consolidar em 2024 no eixo Rio-São Paulo e avançar em suas operações na Europa – Portugal e Espanha – a Bee, que desde 2019 investe na micro mobilidade elétrica, assume a vanguarda desse mercado e lança a Bee MiniTrail, modelo 100% preparado para enfrentar terrenos acidentados - e fora de estrada - mais comuns pelo interior do País.
No ano passado, a Bee apresentou ao mercado a Bee Type 2, uma releitura das antigas “vespinhas” cheia de modernidade e design, que tinha objetivo de atingir um público mais seleto, que prioriza o estilo e design do autopropelido. “Nos preocupamos em lançar modelos bem singulares e com propostas de uso distintas”, destaca o CEO da Bee Bee Type 2, uma releitura das antigas “vespinhas” cheia de modernidade e design, que tinha objetivo de atingir um público mais seleto, que prioriza o estilo e design do autopropelido. “Nos preocupamos em lançar modelos bem singulares e com propostas de uso distintas”, destaca o CEO da Bee, Bernardo Omar.
O modelo Trail traz a robustez necessária que o chão de terra e cascalho requisitam, sem esquecer da praticidade e o design, que são marcas dos lançamentos da empresa. Com autonomia de até 55Km, peso de 55,2 quilos, - já com a bateria, que pesa 7,2 quilos –, capacidade de levar até 180 quilos e duplo amortecedor traseiro, a novidade traz o que o mercado agro e de todo o interior do país precisavam para dar o passo importante na adoção da micromobilidade, aponta Omar.
A MiniTrail é fruto demais uma parceria da Bee com a Keeway, montadora chinesa adquirida pela gigante Geely, proprietário de marcas, como Volvo e Lotus. A montadora, que já teve fábrica no Brasil, retorna ao País respondendo pelo chassi, conjunto mecânico e motor. Omar revela que essa união tornou essencial porque conecta duas empresas com vocação para a inovação. “Somos uma empresa movida pela vontade de fazer diferente e melhor e assim também é a Keeway”, comenta.
Expansão
A chegada da MiniTrail traz para a Bee a perspectiva de abertura de novas lojas pelo interior do País. Hoje, a empresa está presente com lojas físicas nos estados do Rio de Janeiro – 6 lojas – e São Paulo – 2 unidades. Além de uma unidade em Lisboa (Portugal). Todas geridas pela própria marca. Porém, os autopropelidos da Bee já chegam a todo o Brasil, por meio de compras online. “Temos capacidade de entrega em todo o País e isso nos dá a certeza que a micromobilidade será algo disseminado”, vislumbra.
Dentro do seu plano de expansão, Omar aponta o interior de São Paulo e a região Centro-Oeste como os grandes focos em um primeiro momento. “No entanto, como sempre fazemos, o objetivo é entender o mercado potencial e a partir disso definir onde teremos lojas físicas, para que o público tenha um contato mais próximo com as nossas Bee’s antes da compra. Vivemos em um país continental que tem variações de comportamento às vezes entre cidades do mesmo estado”.
Esse novo passo de crescimento da Bee vem sendo conduzido pela XR Advisor, fundo de private equity, que vem analisando e propondo caminhos estratrégicos para o avanço da empresa. “Inovação é a palavra-chave da Bee. Esse mindset junto com a geração de experiências positivas para os clientes e um entendimento profundo dos anseios do mercado potencial é a fórmula do sucesso. Criar uma esteira de lançamentos é a base do crescimento geográfico da companhia”, comenta CEO da XR, Rodolfo Oliveira.
História
A Bee como marca de micromobilidade elétrica, tem seis anos de existência, mas começou há 25 anos atrás com a inauguração da Alanmotors, inicialmente uma concessionária da marca italiana Aprilia que com o tempo virou multimarcas e referência em scooters e vespas. A Bee atual iniciou com motor à combustão e foi a partir desse movimento, com o conhecimento adquirido na importação dos veículos e do entendimento sobre como personalizar aqui no Brasil, que o negócio da micro mobilidade iniciou.
“Entendemos o que fazia o brasileiro comprar uma motocicleta, seus comportamentos e hábitos. Com o tempo, entendemos como a micromobilidade se conectava com o estilo de vida e sustentabilidade e isso atendia o novo momento. Foi quando decidimos produzir nossas próprias Bee´s”, relembra Omar. Atualmente, segundo o CEO da Bee, seus autopropelidos oferecem melhor custo-benefício do mercado, durabilidade e um estilo de vida que o brasileiro gosta.
Os números globais da micromobilidade são impactantes. Segundo a National Association of City Transportatione a McKinsey, até 2030 esse mercado deve atingir movimentação de US$ 500 bilhões. E as justificativas para números tão expressivos estão embasadas em adensamento populacional, custo de transporte tradicional e compromisso com a flexibilidade e meio ambiente. No entanto, segundo Omar, a micromobilidade no Brasil ainda precisa de mais atenção e incentivo.
Bee MiniTrail | Características Técnicas
AUTONOMIA: até 45-55km
VELOCIDADE MÁXIMA: Limitada até 28-32km/h
PESO COM BATERIA: 55,2kg
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS: 1.195mm
COMPRIMENTO: 1720mm
BATERIA: Lítio Removível 48V 20Ah -Tempo de recarga de 06 a 07 horas
CAPACIDADE DE CARGA: até 180kg
SUSPENSÃO: Dianteira a óleo
AMORTECEDOR: Traseiros Duplo
PNEU: Sem câmara
ARO: 14’em liga leve
FREIOS: A disco nas duas rodas
MOTOR: Bee Keeway 1000W
SISTEMA ANTI-FURTO COM ALARME
BOTÃO KEYLESS PARA PARTIDA SEM CHAVE
ENTRADA USB
RETROVISORES
PAINEL DIGITAL COMPLETO
RODAS EM LIGA LEVE
SETAS DIRECIONAIS
LUZ DE FREIO
CHASSI DUPLO
PEDALEIRAS PLATAFORMA PARA O CONDUTOR
DESCANSO LATERAL E CENTRAL
* Autonomia nominal aferida em modo ECO, velocidade média de 25km/h e condutor de 75kg em piso liso, sem aclives.
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