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As TR150 na sede da Haojue, em Jundiaí: para 2021 (Foto: Reprodução das redes sociais)

Haojue TR150 está em processo de homologação e chega em 2021

Fotos vazadas em redes sociais mostram a moto na sede da empresa, em Jundiaí. Lançamento será no que vem, junto com outros modelos da marca


Roberto Dutra

Mototour

03/08/2020 16h03

A Haojue chegou discretamente ao mercado brasileiro há cerca de dois anos e, como quem não quer nada, conquistou seu lugar ao sol: no ano passado, foi a terceira marca mais vendida no país, atrás apenas de Honda e Yamaha.

Apesar de todos contratempos, continua com seu plano de "dominação": mostrou novos modelos no Salão Duas Rodas de São Paulo, no ano passado, e se não chegou a lançá-los ao longo deste ano por conta pandemia - que bagunçou os calendários de todos os fabricantes -, mantém os planos, mesmo que adiados.

A bola da vez é a TR150, cujas fotos na sede da empresa, em Jundiaí (SP) vazaram na Internet através de grupos de Whatsapp e Facebook. Embora não tenha sido exibida no salão e nem em canto algum, a moto estava nos planos da Haojue para este ano e, por isso, as imagens mostram nada mais que unidades importadas para o processo de homologação - coisa que pode levar até um ano.

A TR150 é uma custom e usa o mesmo motor da Chopper Road 150, a outra custom de baixa cilindrada da Haojue, que já é vendida no país - com sucesso, aliás. É um monocilíndrico refrigerado a ar com 150cm³, 11,2cv de potência, 1,1kgfm de torque. Até aí tudo bem. O problema é que a TR pesa 145kg - 15kg a mais do que a Chopper, cujo desempenho já é contido.

A diferença gritante entre as duas, porém, é o design. Enquanto a Chopper tem um visual relativamente simples e mais próximo do clássico, a TR é mais agressiva, com visual inspirado nos de modelos "power custom" como as falecidas Harley-Davidson V-Rod e Suzuki Intruder M1.800.

O resultado é um "x-tudo": farol em forma de diamante como os de algumas nakeds, tanque esculpido (leva 12 litros, o que é bom) à moda da já extinta Kasinski Mirage 650, painel analógico à frente do guidom (que é curvado ao estilo chifre de boi americano) e um segundo mostrador, de LCD, sobre o tanque, com informações complementares.

Nas laterais, estranhas e provavelmente falsas entrada de ar e, mais atrás, um banco dividido em duas seções que parece coisa de moto touring. Há, ainda, baús laterais de dimensões reduzidas - logo, de utilidade limitada - e uma lanterna traseira que lembra as das primeiras Honda Shadow 750 (as 2006/2010, com aquela lente em formato de caixão), aplicadas sobre um para-lama esticado além da conta pelo pé-de-pato que suporta a placa.

As impressões podem ser melhores ao vivo e em cores, mas por fotos a Chopper Road 150 é mais simpática. Melhor seria se a Haojue investisse em algum modelo com motor de 250cm³: não há nada neste segmento de mercado, que um dia foi atendido por Yamaha XV250 Virago e Dafra Kansas 250, entre outras combatentes menos interessantes.

A TR150 deve chegar no primeiro semestre de 2021. Como a Chopper Road atualmente custa R$ 9.400 e a TR pretende ser mais sofisticada, esperamos um preço em torno dos R$ 12 mil.

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