Notícias

Quando menos é mais

Lembra da FX? A versão mais simples das Harley-Davidson softail está de volta. Agora, batizada de Softail Standard


Roberto Dutra

Harley-Davidson

02/03/2020 20h14

Até pouco mais de uma semana atrás, era especulação. Agora, virou verdade: a Harley-Davidson resolveu ressuscitar a versão mais simples da linha softail. A moto, que nos anos 90 e 2000 era o sonho de muitos "motoqueiros malvadões" por seu jeitão rústico, charmoso e estradeiro volta à linha como Softail Standard preservando boa parte de sua essência.

Quem lembra das antigas FX e FXST vai identificar aspectos em comum, mas naturalmente modificados, com a nova Softail Standard: estão lá o farol redondo e pequeno, o guidom "meio-seca", os piscas redondos pequeninos (dianteiros no guidom), o banco solo, o para-lama dianteiro pequeno e o para-lamas traseiro também enxuto, mas arredondado. E, claro, as rodas raiadas com aro 17 atrás e, oba!, aro 19 na frente. Sim, a moto também lembra um bocado a Street Bob, um modelo mais recente cujo sucesso - inexplicavelmente - tem sido limitado.

O motor é o já manjado Milwaukee-Eight 107, presente em muitas outras motos da marca - como a relativamente parecida Sport Glide. Rende cerca de 92cv de potência e 14,8kgfm de torque, números mais que suficientes para dar à moto um ótimo desempenho.

Para quem não lembra, as FX nasceram em 1984, com o nome de FXST - de standard. A sigla FX já havia sido usada em algumas Dyna na década de 70, mas essa é outra história. A softail FXST era a moto com o visual mais "chopper" que uma H-D de fábrica tinha na época - ou seja, frente lançada, roda dianteira maior que a traseira e guidom levemente elevado. O motor era o amado Evolution, carburado e com 1.340cm³, que depois cresceu para 1.450cm³.

Na segunda geração (2000-2009), passou a ser o Twin Cam 96B, de 1.584cm³. Nesse meio tempo, teve algumas subversões, como a toda preta Night Train (1998-2009) e a Deuce (2000-2005). No Brasil, até hoje, as FX/FXST são muito valorizadas, embora a linha softail tenha evoluído e existam modelos bem mais confortáveis e seguros. Mas, em se tratando de Harley, a paixão sempre supera a razão: uma bem inteira, com km razoável, quase de tiozão, etc e tal, não custa menos que R$ 30 mil!

Vale destacar que a suspensão traseira também mudou devido ao tempo: se nas originais era aquele bichoque clássico, hoje segue a receita das softail com um monochoque grandão escondido ali no meio do quadro - que também é o mesmo das outras softail. Lá na frente, outra modernidade: radiador de óleo.

A Softail Standard será vendida nos Estados Unidos por US$ 13.600 - em conversão direta na altíssima cotação atual do dólar, quase uns R$ 61 mil. Lá, a moto terá quatro pacotes de customização (Day Tripper, Coastal, Touring e Performance), que agregam acessórios conhecidos como pedaleiras, banco e sissy-bar para garupa, carenagem de farol à moda "Sons of Anarchy", guidom diferente, pedaleiras especiais e alforges, entre outros. Os preços vão de US$ 1.050 a US$ 1.700 (R$ 4.700 a R$ 7.600, aproximadamente).

Seria de se esperar que a moto viesse para o Brasil, onde a Harley vende a maioria dos modelos que produz e onde as FX/FXST sempre tiveram uma legião de fãs. Mas, com o dólar nas alturas, isso talvez demore um pouco. Torçamos!

Notícias relacionadas

Lançamento das Exclusivas Harley-Davidson CVO no Brasil em Abril

Nova Linha Triumph Tiger 900 Chega ao Brasil: Potência, Tecnologia e Segurança em Destaque

Ducati Multistrada V4 Rally: A Emoção da Tecnologia e Aventura Chega ao Brasil

Expectativas Crescem: Possível Lançamento da Ténéré 700 no Brasil

Suzuki Lança Novas Cores para GSX-S1000, V-Strom 650XT e Hayabusa 2025

Lançamento da Nova BMW R 1300 GS: Inovações e Tecnologia de Ponta

Lançamentos de Motos Aguardados em 2024

Parceria Estratégica entre PETRONAS e Harley-Davidson para Fornecimento de Lubrificantes de Motor

TRIUMPH Lança nova TIGER 1200 2024 no Brasil por R$ 88.990

Embratur participa de evento em Roma para atrair italianos amantes de mototurismo e road trips ao Brasil

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados