Colunistas

Motociclismo e a sociedade

CUIDADOS COM A POSTURA AO PILOTAR MOTOCICLETAS


31/08/2020 12h20

As longas viagens de motocicletas são maravilhosas, todos nós motociclistas adoramos efetuá-las, mas algumas vezes, principalmente entre os motociclistas mais velhos, essas viagens não são tão maravilhosas assim, em função da postura do motociclista sobre a moto, ou porque a motocicleta não está regulada à ergonomia do piloto, ou mesmo, uma escolha errada que fizemos do veículo.

Seja por qualquer um dos motivos citados acima, poderemos sentir, por exemplo: Dor nas costas que é um desconforto na parte inferior das costas, o que pode indicar que algo está errado com a adaptação do seu biotipo à configuração da sua moto. Pode ser o assento, a posição dos pés ou do guidão, ou mesmo uma combinação dos três. Faça uma avaliação da sua posição de pilotagem, consulte mecânicos especializados, e após a descoberta do problema, corrija o que estiver em desacordo com seu biotipo e vá para a estrada sem sofrimento.

Se você está pilotando com os braços muito esticados para alcançar o guidão, pode forçar seus ombros, pescoço, braços e a parte inferior das costas de forma desnecessária, além de prejudicar manobras em espaços restritos. Para eliminar esse tipo de problema escolha o assento e o guidão que reposicione você mais próximo dos controles e ofereça uma boa postura de direção. Tire o peso de seus braços com o guidão correto, combinado com o assento ideal.

Se você estiver pilotando na ponta dos pés, não tendo os seus pés firmemente posicionados, pode provocar riscos à sua segurança e ainda diminuir a sua sensação de firmeza. Escolha uma moto com centro de gravidade mais baixo para melhorar sua pilotagem, ou use um assento mais baixo, bem como se houver possibilidade baixe também a suspensão para os pés ficarem bem plantados ao solo, com isso, você terá muito mais controle de sua motocicleta, sem contar com o aumento da segurança.

Se seus joelhos estiverem muito elevados, fazendo que sua posição de pilotagem o deixe encolhido em cima da moto, provocará esforço desnecessário nas suas costas, nos seus joelhos, quadris e pés. Procure estender-se, movendo seus pés um pouco mais à frente. Prove também alguns assentos que permitam ajustar o seu corpo mais para frente ou para trás, em função do comprimento de suas pernas. O que não pode é você pilotar encolhido em cima da moto.

E finalmente se você está sentindo cansaço nas mãos, provavelmente o diâmetro das manoplas de sua moto, não está adequado ao tamanho de sua mão, isto torna a sua longa viagem muito torturante, viagem essa que deve ser prazerosa. Encontre o diâmetro que melhor lhe proporcione um controle firme e seguro sem cansar as suas mãos.

É claro que existem alguns outros tantos itens que podem fazer com que sua longa viagem não seja completamente agradável. Como por exemplo, luvas, capacetes e até vestimentas inadequadas, mas isso será assunto para outro momento.

O que devemos ter sempre em mente, é a obrigação de fazer com que nossas viagens sejam mais alegres e prazerosas possíveis.

Sonivaldo Vieira Leite
31 textos publicados

70 anos, Casado, Pai de 5 filhos, Engenheiro de Vôo Aposentado, trabalhou na Varig por 39 anos, Motociclista desde 1.972 ininterruptamente. Atualmente possue uma Road Glide Special 2019, Fat Boy 2017 e uma Rocker 2011.

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados