Colunistas

Coração e suas Artérias (Vasos sanguíneos que mandam sangue para os próprios músculos do coração)

Saúde

Cuide do seu Coração e melhore sua resitência!


20/02/2012 19h09

Nós o time dos mais usados e mesmos os menos usados esquecem-se da revisão obrigatória de nossa própria Quilometragem.

Uma das peças mais importantes de nossa vida é o coração. Claro que não podemos sobreviver sem qualquer órgão o quer dizer que tudo no homem é importante.

Porém para o Motociclista um dos órgãos de choque, vamos dizer assim, que diretamente é mais requisitado é o coração.

O esforço de erguer uma moto do cavalete ou do pedal, a colocação de roupas e equipamentos especiais, a emoção a atenção e finalmente o estado de vigília, (estar acordado), tudo isto envolve em conjunto com de órgãos e um esforço particular do coração.

Vamos lá quando você faz aquilo que é chamado de esforço isométrico de elevar um peso, toda sua musculatura é contraída para isto, todas as articulações são bloqueadas sem movimento com a finalidade de atingir o objetivo, de fazer força e vencer o obstáculo, porém com o mínimo de movimento.

Nesta hora de erguer uma moto, é que você precisa estar bem, neste esforço o coração aumenta sua frequência para impulsionar mais sangue aos músculos sua pressão arterial sobe a níveis bastante altos, tudo isto com a finalidade de dar suporte para as células musculares que vão efetuar atividade.

Quando você coloca as roupas e equipamentos especiais, a temperatura do corpo é elevada imediatamente, a sudorese aumenta em decorrência de uma vaso dilatação de todos os vasos da pele.

As glândulas retirando a água do sangue eliminam junto com alguns eletrólitos (sódio, Cloro, potássio etc.),este líquido para a pele que evaporam e levam com sigo o calor.

Para que isto ocorra o coração tem que bater muito mais rápido, gastar energia, devendo o motociclista estar preparado fisicamente.

Após duas semanas de treino em atividades com temperatura,(viagens longas de semanas é diferente de um passeio de fim de semana), você ira transpirar mais mas por um mecanismo hormonal, não perderá sal para a pele e seu rim guardará mais este mesmo sal.

O quer dizer que você precisa beber água pura sempre com uma temperatura superior a 12°C para que sua sede não seja inibida.

Coisas muito geladas inibem a sede e você precisa repor esta água perdida e beber bastante água.

Ao contrário, quando o passeio for curto você precisará repor sal,um refrigerante ajuda bastante, porém não muito gelado.

Para refrigerarmos nossa pele fica claro que alem do esforço cardíaco todos os nossos órgãos entram em funcionamento além da pele, o rim você retém mais sal, o pulmão, você respira mais rápido, o coração bate mais rápido.

Para tudo isto o coração passa a ser um órgão bem solicitado.

A própria atenção e finalmente o estado de vigília, exige do corpo um consumo de energia provocado pela adrenalina e pela necessidade de manter-se desperto.

Isto sem dúvida a aumenta a solicitação do coração bem como nos movimentos e na refrigeração do corpo.

Não esgotando o assunto ficou claro que o coração precisa estar bem para você andar de Moto

Nosso capacidade é limitada por dois fatores:

- O primeiro consiste na capacidade dos vasos levarem ao tecido os nutrientes necessários para suprirem as células.

O infarto do miocárdio devido a uma obstrução de uma Artéria coronária, nada mais que a morte da célula que não recebe o sangue necessário. A obstrução conhecida como placas que formam nos vasos, o depósito de colesterol, arteriosclerose, enfim tudo o que se fala nada mais é que a falta de sangue na hora H, nos músculos do coração. A luz do vaso, (o canudinho do Milk-shake fica entupido pelo sorvete), é obstruída e fim de conversa, você não consegue puxar mais nada não é? Muitas vezes a falta de sangue não se dá pela obstrução, mas quando sua frequência cardíaca sob tanto que não há pausa para encher as artérias coronárias, os próprios vasos do coração, e você pode ter uma complicação até mesmo um infarto.

- O segundo é a capacidade destas células após receberem os nutrientes transformá-los em energia.

Se você tem um metabolismo de um sedentário, sua capacidade de produzir energia para suprir as necessidades é baixa.

Ou seja, o coração, necessitará usar outras alternativas, como por exemplo, bater muito mais rápido, para suprir esta necessidade.O mesmo ocorre no esforço físico para com os músculos, transpiração e respiração.

Na transpiração todas suas glândulas de suor estão funcionando ao mesmo tempo, os vasos da pele, estão abertos, para você perder calor para a pele, o transporte de sais e água tudo de forma ativa gastando energia.

Sua respiração está mais rápida para você perder calor para o ar ambiente e seu coração está pulsando aceleradamente.

Seus músculos estão contraídos para você se equilibrar, fabricando grande quantidade de energia para mantê-los, os vasos dilatados mandando nutrientes através do sangue para os tecidos.

Tudo isto a células de nosso organismo tem que estar apta a produzir mais energia dos nutrientes e oxigênio.Mas se não há capacidade em transformá-los em energia utilizável, nada adianta que a elas sejam oferecidos.

Os tecidos como eu disse deverão transformar, por exemplo, o açúcar em energia que será utilizada no esforço ou a gordura e finalmente até mesmo as proteínas.

Aí é que se fala em preparo Físico

O preparo físico nada mais é que através do treinamento físico você pode aumentar em até 1,6 mais a sua capacidade de produzir energia pelas suas células.

Capacidade aeróbica

Vamos lá! O que posso fazer é o mais importante?

Procurar seu médico

Moço ou velho é importante você conhecer melhor seu corpo. Muitos jovens e até mesmo alguns esportistas mal orientados são surpreendidos por desmaios, (dormiu ao volante), dores violentas no peito que não são muitas vezes diagnosticadas, e alguns infelizmente que vão até mesmo a óbito.

Primeiro procure fazer uma avaliação – diabetes, hipertensão, alterações do ritmo do coração enfim tudo tem que ser bem visto. Nos mais usados, exames como ergométrico, glicemia em jejum e outros podem ser de grande valia.Mas sempre isto deve ficar a cargo do médico.

Após você ser liberado pelo seu médico, não havendo nenhum problema procure condicionar-se

Coisas simples como caminhar sem parar, não precisa corre, por vinte minutos trará em duas semanas um sensível aumento de capacidade de fabricar energia. E se feito em dias de calor a sua adaptação térmica será melhor ainda, lembre-se você perderá perder menos sal para a pele e o rim guardará também mais sal.

Menos câimbra menos fraqueza e mais bem estar!!Isto poderá ser substituído pelo seu esporte predileto.

Quando você aumenta seu preparo físico automaticamente o coração passa a bater mais devagar, o que é muito bom, pois partirá de uma frequência mais baixa e irá dar uma maior folga para não atingir valores muito altos de batimento. É o caso dos maratonistas que começam correndo com 50 batimentos e no auge atingi 100 batimentos. A máquina batendo devagar terá uma maior reserva não é?Gasta menos gasolina

Como você preparou suas células a produzir mais energia ela terá capacidade de produzir mesmo em condições difíceis uma quantidade maior de energia mesmo sem muito oxigênio, evitando assim a morte celular (o infarto).

Pense em um motor com velas novas,pneus cheios e bem regulado enfim tudo em ordem sua máquina rodará melhor gastando menos energia.Se você prepará-la ela renderá muito mais não é?

Com isto você terá alguns benefícios

Você aumentou sua capacidade física, tolera mais esforço sem ficar cansado!

Não correrá o risco de ter um infarto por mera desinformação!

E Terá um ótimo bem estar ao pilotar sua moto em condições um pouco mais desfavoráveis, não irá dormir de cansado após um passeio!

Como ando de Moto do ponto de vista de um médico

- Durmo bem a noite anterior a um passeio longo (uma viagem).

Você necessitará da máxima atenção.

- Pela manhã procuro tomar um café da manhã bem completo seguindo a orientação médica para aqueles que necessitam de uma dieta especial. Nunca saio em jejum

Você vai precisar de energia.

- Faço um pouco de alongamento muscular, tanto dos membros como na coluna.

Vai evitar distensões e dores ao chegar e durante a pilotagem.

Permanecerá mais tempo sobre a moto sem cansar.

- Coloco todo meu equipamento de segurança roupa, bota capacete.

Previna-se de acidentes inúteis por falta de cuidado.

Avalie as condições da moto.

Boa Viagem, curta a vida, andar de Moto é um estilo de vida

Claudio José Musumeci
2 textos publicados

Claudio José Musumeci Médico especialista em Ortopedia e Traumatologia pela SBOT, Motociclista convicto, Adoro viajar de moto e curtir os momentos bons que a vida proporciona sempre acompanhado de minha esposa Maria Teresa. Proteja-se e Aproveite a Vida

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados

Tempo de carregamento da página: 0.06712 segundos