03/11/2023 10h11
“Ninguém sabe tanto que não precise aprender, assim como, não saiba quase nada que não possa ensinar”
Como motociclista estradeiro, venho há muito tempo, observando alguns comportamentos de motociclistas em estradas e rodovias, principalmente quando estão em grupos que, levados pela emoção, pela falta de experiência ou por uma vaidade exacerbada, esquecem de várias observações necessárias na condução de suas máquinas e, quase sempre causam sustos e, até acidentes evitáveis.
Longe de querer, "ensinar a missa ao Padre", já observei comportamentos praticados por motociclistas que, mesmo experientes, agem de forma perigosa, imprudente e, quase sempre, por excesso de confiança.
Em minha recente viagem, de ida e volta, para Goiânia e Trindade, no Estado de Goiás para o recebimento de um Brevet da Ordem dos Veteranos Motociclistas Militares, com passagem por Limeira/SP, Uberaba/MG, Goiânia /GO, e retornando por João Pinheiro/MG, BH, Juiz de Fora/MG e Rio de Janeiro, por cerca de 3.000 Kms. Num desses trechos, acompanhei (por algumas vezes) 4 motociclistas de um Moto Clube onde, alguns comportamentos havidos foram motivos de discussão, entre eles, numa das paradas presenciadas por mim.
Naturalmente é desnecessário narrar os ocorridos, mas, me interessei em escrever algumas observações com base no discutido por eles para que sirva de experiência para tantos outros Amigos estradeiros.
Muitas são as observações (nem tudo especificado aqui) onde sugiro que, nossos Amigos acrescentem em suas experiências, o seguinte:
- Em Pistas de mão e contra-mão (estradas com apenas duas faixas de rolamento):
1. Nunca faça uma ultrapassagem, simultaneamente com um outro veículo que esteja a sua frente, pois, ele pode desistir, frear, e querer voltar para trás do veículo ultrapassado.
2. Não ultrapasse as "bi-trens", (caminhões ou carretas com vários reboques) em descidas, pois, nessas descidas a velocidade deles aumentam tal qual a sua e, o controle deles, sobre os reboques, diminui, as vezes chicoteando na pista.
3. Mantenha uma distância considerável das carretas a sua frente, mesmo em retas, pois, devido ao tacógrafo eles são obrigados a frear, mesmo sem ter outros carros na frente deles. Dependendo da velocidade mantida a aproximação é muito rápida.
4. Ao ser ultrapassado por uma carreta (naturalmente pela esquerda), ou mesmo por um carro de passeio, desacelere sua moto, pois, ele pode entrar, inesperadamente, na sua frente e, geralmente, as carretas dão "chicotadas".
5. Não transite na Faixa Adicional (aquela existente nas subidas e utilizadas pelas carretas para que sejam ultrapassadas), ela sempre tem uma ondulação, bem no meio, entre as marcas dos pneus e, sempre com alguma quantidade de óleo ou graxa que cai dos caminhões.
6. Não faça ultrapassagens sobre pontes e viadutos, principalmente se estes estiverem ao final de grandes descidas, pois, as velocidades aumentam, (do ultrapassado e de quem está ultrapassando) assim como a velocidade de carros e carretas que estão vindo em sentido contrário.
7. Se precisar abastecer em Postos de Combustíveis, localizados no sentido contrário da sua mão de direção (postos a esquerda), nunca entre pela contramão de direção do Posto, (ou saída de quem abasteceu) pois, nessas saídas sempre tem excessos de óleos que caem dos tanques cheios. Use o acostamento de sua mão de direção e, quando possível, entre pela entrada certa, ela não tem óleo como na saída.
- Em pistas de duas faixas,(rodovias com muretas divisórias ou faixas divisórias de sentidos):
1. Não ultrapasse durante grandes curvas à direita que não permitam maior visibilidade da frente, pois, o carro ultrapassado pode querer, também, ultrapassar um veículo a sua frente e pode não ter tempo de frear. Consequentemente ele entrará na sua frente ou o imprensará.
2. Não tire sua atenção do retrovisor, por um período grande de tempo, principalmente quando vc estiver na faixa da esquerda, pois, os carros em alta velocidade, julgando que vc o está vendo, chegam muito rápido. O ideal é transitar pela faixa da direita quando livre.
3. Se uma carreta estiver em maior velocidade do que a da frente, e ambas na faixa da direita, sinalize para que ela faça a ultrapassagem da que está na frente antes de você ultrapassá-la, pois, na dúvida que eles ficam se devem frear para vc ultrapassá-lo, ele acaba por não frear para não perder a velocidade (o embalo) e vai entrar na sua frente. Avise-o que ele pode ultrapassar antes de ser ultrapassado por você, certamente ele irá agradecer a gentileza por ter facilitado a manobra (lembre-se que ele está com um carro pesado e trabalhando, já vc estará passeando, sem pressa).
4. Só saia de um Posto de Combustível (mesmo tendo um bom acostamento) se a faixa da direita estiver livre, pois, as carretas não usam a faixa da esquerda para facilitar sua saída e, o deslocamento de ar é muito grande podendo te derrubar (além da buzina estridente das carretas, te alertando para não entrar na faixa de rolamento).
Por fim, lembre-se que:
TODA VOLTA (ou regresso) TAMBÉM É UMA IDA (para sua casa).