Colunistas

Motociclismo e a Sociedade

E quando seu filho menor de idade lhe pede uma motocicleta


14/05/2016 09h24

Um belo dia, quando menos se espera seu filho ou filha menor de idade se aproxima de você e lhe pede uma motocicleta. Quando você é motociclista, não ocorre qualquer problema, o pedido é encarado com naturalidade e tudo é resolvido tranquilamente. O problema é quando a família não tem tradição motociclista. Aí é um problema muito sério e de difícil solução. Pois a notícia logo se espalha pela família e pela vizinhança, então começam as histórias daquele primo da cunhada do vizinho que ganhou uma moto e morreu debaixo de um caminhão. Ou aquele amigo de um irmão que perdeu uma perna em um acidente motociclístico, e diversas outras estórias de terror, envolvendo motociclistas.

Ou seja, a motocicleta é o veículo do mal e aquele que pilota motos, está fadado à morte ou ficar aleijado. Quando sabemos, nós que pilotamos motos, não ser bem assim.

As motocicletas não são perigosas, ou melhor, possuem, no meu modo ver, a mesma periculosidade de qualquer veículo a motor, a diferença é que a moto é mais vulnerável para a integridade física, em função de não possuir lataria ao redor. O para choque é o próprio piloto.

O fato é que em função da má fama que a motocicleta adquiriu, a tendência dos pais é cortar de imediato a aspiração de seu filho. Então o problema aumenta, pois o menino ou menina vai andar nas motos dos amiguinhos, amiguinhos estes que em sua maioria não tiveram a menor orientação de como pilotar motos com segurança, colocando, aí sim, a integridade física dos filhos em jogo.

Fruto de experiência eu entendo, que, a melhor maneira de resolver essa questão é: Quando recebermos esse tipo de pedido de nossos filhos, agirmos com naturalidade e informar de imediato aos mesmos que a legislação brasileira não permite aos menores de 18 anos, dirigir carros ou motos, mas que você sabe que alguns ciclomotores e scooters de até uma determinada cilindrada permite a pilotagem legal pelos menores de idade, e que você vai averiguar e logo que possível vai adquirir um desses veículos para a satisfação de seu filho.

Então, dentro de sua possibilidade financeira adquira esse ciclomotor, no entanto, antes de liberá-lo para o uso de seu filho, ofereça a ele uma cópia da legislação de trânsito para conhecimento do mesmo, e após a leitura, cobre dele algumas questões para saber se seu filho conhece o básico da legislação para uma pilotagem segura. Além disso, delimite a área de circulação do mesmo, como por exemplo, apenas dentro do condomínio, ou mesmo em pequenos trajetos predeterminados. Se possível adquira também um ciclomotor para você e rode junto com seu filho. Isso fará com que você curta com ele as delícias de andar em duas rodas, e ao mesmo tempo estará ofertando ao mesmo formação e experiência, para que quando o mesmo completar 18 anos possa obter a sua habilitação para pilotar motos com mais facilidade rodar com toda a segurança que a motocicleta exige.

E finalmente, procure sempre fiscalizar se seu filho está utilizando-se das duas rodas dentro das normas de trânsito e com segurança, se isso não estiver acontecendo, não tenha dúvida em puní-lo com a proibição de pilotar sua motinha por algum tempo. Com isso estarás provando o amor que tens por ele, desejando que o mesmo não se machuque nunca.

Sonivaldo Vieira Leite
36 textos publicados

70 anos, Casado, Pai de 5 filhos, Engenheiro de Vôo Aposentado, trabalhou na Varig por 39 anos, Motociclista desde 1.972 ininterruptamente. Atualmente possue uma Road Glide Special 2019, Fat Boy 2017 e uma Rocker 2011.

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados