Colunistas

A lenda

Uma emoção aos 75 anos.


02/04/2013 10h13

No último texto de nosso Site, dediquei minha coluna para fazer uma homenagem à famosa marca Americana de motocicletas que completará seus 110 anos em Agosto próximo.

Citei alguns famosos modelos antigos, “lembrei” de fatos havidos naquela época que, mesmo por pouca tecnologia de divulgação, sabemos bem imaginar como deve ter sido aquele histórico dia da entrega das três primeiras máquinas (compradas mesmo antes de prontas) saindo do Galpão em Milwaukee/EUA.

Após ler a matéria nesse nosso informativo ao motociclista, esqueci-me de narrar o fato de que, a primeira HD fabricada passou pelas mãos de 5 (cinco) proprietários e rodou 161.000 Kms sem que fosse necessário a troca de nenhuma peça.

Tal façanha merece esse nosso registro esperando que as atuais consigam superar essa marca.

Ao final da mensagem decidi também homenagear alguns amigos motociclistas, proprietários da marca, todos ainda em atividades sobre duas rodas em com mais de 6.5 em seus CRLV (Certificado de Registro Louvável de Vida).

Após receber alguns carinhosos e-mails, mensagens e comentários nas redes sociais sobre a matéria e sobre os amigos homenageados e citados, não poderia me furtar em destacar e agradecer as palavras do nosso amigo PHD (Proprietário de Harley Davidson) Feliciano Penna, “figura” marcante em nossos almoços de sexta-feira, empresário da construção civil que, nos seus 75 anos de idade e em pura atividade, nos envaideceram muito com sua carta de agradecimento, cheia de muita sabedoria, muito humor e, principalmente, muito amor pelas duas rodas e pelo significado da palavra “AMIZADE”, a qual, orgulhosamente, passo a transcrever.

“Ao amigo Cony; Ante a honrosa menção ao meu humilde nome no brilhante trabalho escrito em linhas gerais por você, sobre “a vida do motociclista”, cabe-me o dever de deixar escrito meus agradecimentos, extensivos a diretoria do Site Mototour.

E complemento, se tiver sua autorização (tive?): Ser motociclista é muito mais do que tudo que foi dito. Ser motociclista é, como dizia minha saudosa mãe em sua sabedoria..... “é, antes de tudo, estar portando uma disfunção mental, contagiosa e sem cura “.., nada mais verdadeiro!

Sendo assim, é que estamos todos na mesma situação e vamos rodando irmanados na mesma citada disfunção. E por que isso é bom? Explico-lhe: Estou já muito idoso (palavra errada, pois, deveria ser “indoso”, referindo-se ao cara que já está “indo”...) e meus amigos e colegas do passado já não estão mais disponíveis, por razões óbvias.

Por tal razão, me acheguei ao grupo da Harley, uma dádiva do DEUS que sempre me protegeu e apontou os bons caminhos. Esse grupo é hoje o meu melhor e mais intenso polo social e, é ele que me faz passar as semanas contando os dias para nossos almoços das Sextas-Feiras, os encontros de fins de semana e as viagens em grupo. Meu amor pelo motociclismo data de 1958 quando comprei minha primeira moto, uma JAWA de seis cavalos, nunca vistos.

A grande característica dessa moto, muito amada na época, era que, apesar de nova, nunca funcionava. Só fiquei com ela um ano.

Mas, apesar do tempo passado, desde então, a lembrança que vez por outra me desperta à noite é que, estou sempre empurrando a “bichinha” que sempre se negava a funcionar, provavelmente os tais seis cavalos estavam em sono permanente.

Daí pra frente, como aconteceu com a maioria dos nossos companheiros, acabamos nas garras amorosas da HD, depois de passar por várias outras marcas.

Amigo; Quando se é idoso, como hoje eu sou, outras vantagens se obtém do alegre convívio que tenho a honra de desfrutar no grupo. Uma delas, é aproveitar da proximidade com tantas pessoas mais novas das quais, como bom larápio, sugo a essência das suas juventudes, deixando em troca tudo o que de mais desagradável trazem os idosos (quase tudo).

A HD é um “maravilhoso mundo novo” que, com a saúde que ainda possuo, tem me dado a oportunidade de desfrutar, esperando que seja ainda por longo período (conto os minutos). Agradeço a menção e a paciência com que todos tem me aturado, desejando ao grupo, muita saúde, alegrias, motos novas ou velhas e, como diz “V.Sa”: Boas estradas”. Feliciano Penna.

Obrigado, amigo Feliciano, pelo carinho em sua resposta, por sua amizade, seu humor e, principalmente por sua experiência como motociclista.

Em meu nome e em nome da Equipe do Site MOTOTOUR desejamos a você muita saúde, paz e muitas estradas.

Cel Dario Cony
30 textos publicados

Coronel da PMERJ, já aposentado. Motociclista Brevetado, com o CFoMES - Curso de Formação de Motociclistas Escoltas e Segurança, concluído em 1979 na Instituição. Como Capitão, foi Coordenador de diversos desses Cursos no Batalhão de Polícia de Choque (BPChq). Motociclista desde os 21 anos, é casado com Nádia Cony, e Presidente do Family Cony's Motocycle Group, RJ. Como experiente motociclista, é possuidor do Patch de 125.000 Milhas do HOG ( HARLEY OWNERS GROUP). Sua paixão são as estradas, as quais, curte com a sua conhecida " Negona III", uma Harley Davidson, Street Glide / Preta e Dourada, 2016. Seu sonho: Conscientizar os irmãos motociclistas que: " A Motocicleta é um meio de curtir a vida, e não, um objeto para buscar a morte".

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados