Diário de Bordo

Internacional

Ushuaia, fim do mundo!


29/06/2012 11h54

Esta frase mexe com os pensamentos e emoções e de muitos MOTOCICLISTAS!

E foi assim que no meio do ano passado surgiu a idéia do integrante Geraldo (Moto Clube de Macaé) de fazermos esta viagem ao fim do mundo, de motos!

Lançada a ideia para os integrantes e amigos Motociclistas, pouco tempo depois tínhamos um seleto grupo de aventureiros dispostos a participarem da viagem, sonho de todo motociclista que gosta das estradas. E esta viagem, teria desafios e ninguém poderia reclamar, pois seriam cerca de 13 mil km de muita adrenalina, paisagens deslumbrantes e uma experiência de vida que seria marcante para o resto de nossa existência.

As reuniões começaram, muitas trocas de emails e o grupo foi constituído por sete integrantes do MC Macaé e mais cinco amigos, de São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Rio de Janeiro e São Paulo, além de um jipe Engesa. Os viajantes do moto Clube de Macaé iniciaram a viagem no dia 30 de abril em 7 motos, pernoitando em Foz do Iguaçu-PR.

Dia 03 de maio o grupo se juntou na cidade de Eldorado, na Argentina (República de Missiones), após atravessarmos a fronteira de Puerto Iguazu.

Começamos descendo pelas rutas argentinas 12 e 14, passando pelas cidades Passo de los libres e Entre Rios. Passamos por Buenos Aires e pegamos a famosa ruta 3. Bom tempo e temperatura amena o tempo todo.

Em Bahia Blanca entramos na Patagônia argentina e o cenário começou a se alterar. Vegetação mais baixa e o clima mais agressivo, com ventos um pouco mais fortes e temperatura na faixa dos 13 graus.

Passando pelas cidades de Puerto Madryn, Península Valdez, fomos definitivamente apresentados à Patagônia. A temperatura despencou para casa dos 3, 4 graus e o vento de oeste ficou mais forte, cuja sensação térmica nas estradas era de (-15º).

O espaçamento entre postos de gasolina aumentou e o tráfego pela excelente ruta 3 ficou mais reduzido. Planícies intermináveis, retas de perder a vista, espaços livres fantásticos!

Comodoro Rivadávia sem grandes ventos e Puerto San Julian e Rio Gallegos com frio de rachar os ossos!

Passagem pelo Estreito de Magalhães com o mar parecendo uma piscina e demos entrada na Terra do Fogo. Ao atravessarmos a fronteira com o Chile, pegamos os 120 km de ripio (estrada de pedras) da cidade de Cerro Sombrero ate San Sebastian e depois retornamos ao maravilhoso asfalto da ruta 3, adentrando à Argentina. Pernoitamos em Rio Grande, para não termos surpresas na hora da passagem pelo Passo Garibaldi (possibilidade de gelo na pista) e às 13:15 horas do dia 12 de maio chegamos à Ushuaia, após enfrentarmos cerca de 180 km de chuva e um frio de 2 graus (concluindo a RUTA 3 – 3.063 KMS DE BUENOS AIRES ATÉ O FIN DEL MUNDO).

A emoção tomou conta do grupo pelo feito realizado. Sem dúvida um dos maiores sonhos de todo "motociclista de carteirinha" tinha sido realizado! Chegar a Ushuaia em duas rodas, bom demais!

Fomos para o hotel e no dia seguinte concluimos a viagem, indo ate o Parque Nacional da Terra do Fogo, Baia Lapataia, onde tiramos a esperada e sonhada foto perto da placa : " aqui termina a ruta 3".

Dia 15 iniciamos o retorno para o Brasil. Parte do grupo passou por Punta Arenas, Torres del Paine e El Calafate, onde puderam apreciar as paisagens mais lindas da América do Sul. Pegamos a nossa já conhecida ruta 3 e iniciamos o retorno. Desta vez o frio ficou mais forte e enfrentamos ventos na área de Comodoro Rivadávia que mostraram sua força total, atingindo marcas de 100 km por hora, suficiente para virar um caminhão baú vazio, que estava indo em direção à Comodoro Rivadávia.

Tocamos com toda a cautela que podíamos, com velocidades na faixa de 80 a 90 km/h, motos inclinadas para a esquerda e, cerca de uma hora depois, entramos em uma região de montanhas, onde o vento deu uma trégua. Neste dia dormimos em Comodoro Rivadávia, para descansar os braços.

Passamos por Buenos Aires, Montevidéu e Punta Del Este (onde passamos dois dias), atravessando a fronteira do Chuí-RS, Santa vitória do Palmar, Pelotas e Porto Alegre, curtindo a gostosa temperatura de 15 graus!!

Chegamos em casa dia 28, cumprindo o planejamento realizado e com a grata satisfação de um sonho realizado! Fomos e voltamos com segurança. Ficaram as experiências adquiridas ao longo desses dias e o crescimento do grupo, no aprendizado continuo da boa convivência! Agradecemos a Deus pela proteção e pela chance de realizarmos uma empreitada destas!

Valeu mesmo!

Saudações Motociclísticas a todos.

PARTICIPANTES (PILOTOS):

(Moto Clube de Macaé)

AILTON E POLIANA (MOTO HARLEY DAVIDSON – 1600 CC.)

PAULINHO E ROSELAINE (MOTO HARLEY DAVIDSON – 1600 CC)

VITOR (MOTO HARLEY DAVIDSON – 1600 CC)

ALEX (MOTO HARLEY DAVIDSON – 1200 CC)

GERALDO E FÁTIMA (MOTO HONDA GOLDWING – 1800 CC)

EDNO (MOTO HONDA VARADERO 1100 CC)

SONIA (MOTO HONDA SHADOW 600 CC)

(Outros Amigos Motociclistas)

FERRAZ E MARILUCE- DANIEL E FLÁVIA (S.Pedro D’Aldeia (MOTOS V-STROM 1100 CC)

DINO E SAMANTHA (Cabo Frio) – (MOTO V-STROM 1100 CC)

ALEXANDRE E ANA CAROLINA (Rio de janeiro) – (MOTO HAYABUSA 1300 CC)

VAMPRÉ E VERA (São Paulo) – (MOTO V-STROM 1100 CC)

(Apoio)

D’ALESSANDRO E MIRTES - (JEEP ENGESA)

ATÉ A PRÓXIMA EM 2014 ( ROTA 66 E.E.U.U.) ... SE DEUS QUISER!!!

Aílton

Presidente

Moto Clube Macaé - RJ

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados

Tempo de carregamento da página: 0.21582 segundos