Histórico e Fundamentos do CAVEIRAS DE NITERÓI M.C. O motociclismo de estrada é uma filosofia de vida que existe a mais de 60 anos e durante todo esse tempo vem passando por muitas mudanças. Nasceu a partir do inconformismo de alguns homens com o padrão de comportamento exigido pela sociedade naquela época, que sufocava as liberdades individuais em favor de valores coletivos que se diziam baseados na religião, mas que na verdade tinham como objetivo perpetuar algo que existe desde os primórdios da humanidade: a relação dominantes x dominados.
De lá para cá o motociclismo organizado foi gradativamente abandonando seus ideais originais, se deixando influenciar por valores e interesses alheios à proposta inicial, ficando cada vez mais parecido com a própria sociedade que antes contestava.
O CAVEIRAS DE NITERÓI M.C. também nasceu a partir do inconformismo, não somente com a sociedade, mas com o próprio motociclismo. Este inconformismo fez com que alguns integrantes de um grande Moto Clube abandonassem seu brasão para viver um motociclismo organizado, mas sem nunca abrir mão da irmandade entre seus integrantes.
Após o desligamento estes motociclistas continuaram uma nova etapa, onde viajaram e mantiveram um grupo da mesma forma de antes só que mantendo as idéias iniciais do antigo M.C., já que, além da afinidade pessoal, tinham pensamentos, comportamento e valores em comum. Desta forma estavam começando pela maneira certa, criando um clube com base numa parceira já existente.
O objetivo da equipe é praticar e defender um motociclismo que respeita a essência, e o espÃrito original dos primeiros bikers, ou seja, viver todos os prazeres da estrada na companhia de verdadeiros amigos. Sabemos que é praticamente impossÃvel nos dias de hoje viver com a liberdade que gostarÃamos, talvez nem os próprios bikers do passado a tenham vivido plenamente. Não temos toda essa pretensão, mas quando estamos reunidos, procuramos chegar o mais perto disso possÃvel, e mesmo quando nossas obrigações pessoais nos distanciam desta filosofia, jamais a desprezamos. Os Caveiras de Niterói M.C., agora mais que nunca, seguem suas regras, porém são regras que servem para manter a honra e a integridade de cada indivÃduo do grupo e do próprio M.C. como instituição. São as regras que respeitamos.
Pensando também que, apesar de manter o M.C. como entidade maior, todos os integrantes do Caveiras de Niterói devem reconhecer os irmãos pelo rostos e não pelo brasão, pois se assim fosse, os brasões teriam a forma de máscaras ao invés de estarem nas costas.