O Lobo Solitário Moto Clube de Piracicaba surgiu da ideia do motociclista Francisco em transformar a cidade de Piracicaba num Polo Cultural de Motociclistas, além de promover eventos, viagens e ações sociais, a fim de beneficiar as diversas instituições filantrópicas existentes na cidade de Piracicaba.
Sua fundação se deu em 01 de maio de 2.009, sendo que, hoje, seu Presidente e Fundador, o motociclista Francisco, juntamente com os membros da Diretoria e Associados do Moto Clube, se empenham para transformar-se numa instituição, sem fins lucrativos, regular e devidamente registrada para que, assim, possa desenvolver suas atividades, que ainda se encontram somente no papel sendo projetadas.
Em 01 de maio de 2012 o Lobo Solitário Moto Clube de Piracicaba deixou de ser Moto Grupo e passou a ser Moto Clube, e na data de 4 de julho de 2012 criou-se o Lobo Solitário Moto Clube de Campo Largo Paraná;
O objetivo principal do Lobo Solitário é reunir motociclistas que desejem participar de viagens, eventos festivos e culturais e, em especial, lutar por causas sociais, difundindo pelo Brasil a fora suas conquistas em transformar de forma positiva a vida de algumas pessoas, através do motociclismo.
Um Moto Grupo ou Clube não é simplesmente a união de um monte de pessoas que usam roupas e coletes iguais e que viajam juntos. Fazer parte de um Moto Grupo ou Moto Clube é ter uma filosofia de vida, e ter respeito á tradição, e fazer parte da irmandade.
"A palavra irmandade provém de irmão, portanto, considerando-se que os motociclistas possuem os mesmos ideais relacionados à motocicleta, se consideram "irmãos por afinidade" e, portanto, pertencem a uma Irmandade, que vem de muito tempo. Esta Irmandade cresceu baseada em tradições e regras próprias que a tornam única, portanto, sua ideologia não deve ser desvirtuada, mas sim preservada a todo custo, sempre honrando suas cores, cada um com sua bandeira, com seu brasão".