Notícias

Vista aérea do Circuito Panamericano: impressionante! (Foto: Divulgação)

A Disneylândia dos motociclistas

E de quem gosta de acelerar, de maneira geral: é o Circuito Panamericano, a nova pista de testes da Pirelli, na cidade de Elias Fausto, no interior de São Paulo


Roberto Dutra

Mototour

20/08/2020 14h57

A Pirelli apresentou à imprensa sua nova pista de testes. Chamada de "Circuito Panamericano", fica na cidade de Elias Fausto, no interior de São Paulo, e é o maior complexo multipistas da América Latina. O circuito será usado não apenas para testes e desenvolvimento de novos pneus da Pirelli, mas também por fabricantes de veículos e outros parceiros na realização de avaliações técnicas e outras atividades.

Autêntica "Disneylândia" para quem gosta de acelerar, o centro tem dependências modernas, com auditório, salas de briefing e de reunião, boxes e sete pistas diferentes. Pode abrigar veículos de duas ou quatro rodas em uma infinidade de testes dentro ou fora de estrada, além de iniciativas e experiências exclusivas em parceria com a marca Pirelli e outros protagonistas do mundo automotivo. Isso quer dizer que marcas de carros e motos poderão usar o centro multifuncional para lançar produtos. E, a partir do ano que vem, o circuito também estará disponível para eventos do tipo Track Days e de pilotagem.

O projeto nasceu em 2012 e recebeu um investimento total de R$ 90 milhões. O Circuito Panamericano está instalado em um terreno de 1.650.000m², um espaço oito vezes maior do que o antigo campo provas da Pirelli, localizado na cidade de Sumaré, também no interior de São Paulo, tem áreas construídas e pavimentadas de cerca de 205.000m².

Cada boxe do Circuito Panamericano ocupa uma superfície de 240m² e tem desde escritório climatizado até ar comprimido e portas automáticas. Funcionará conectado a outros 11 centros de Pesquisa e Desenvolvimento no mundo e a cerca de 2 mil pessoas envolvidas no desenvolvimento de pneus.

O complexo multiuso tem sete pistas. A Dry Handling (de 3.400m), com traçado para testes de dirigibilidade e performance em pista seca, onde os veículos são submetidos a manobras feitas no limite de aderência dos pneus; a Wet Handling (2.000m), para testes de dirigibilidade e performance com pista molhada artificialmente, onde os veículos são submetidos a manobras feitas no limite de aderência dos pneus; a Steering Pad, com quatro raios diferentes, de 40m, 43,7m, 47m e 50,5m, e traçados no qual se fazem os testes de aceleração lateral em pista seca ou molhada, avaliando o limite máximo de aderência lateral dos pneus; e a Comfort (extensão de 715m), para testes de NVH (Noise, Vibration and Harshness – ou Ruído, Vibração e Aspereza).

Há, também, as pistas de Testes Especiais (2.500m), cujos traçados permitem testes com uso de instrumentos de medição - como aquaplanagem em curva e reta, frenagem em pista seca e molhada, impacto contra guia, mensuração da área de contato do pneu com o solo, destalonamento e ruído interno (em seis tipos diferentes de superfícies), entre outras possibilidades. E ainda as pistas de Ruído Externo (1.000m), com duas áreas de medição de ruído externo ao veículo; e de off-road (1.900m) – para avaliações de dirigibilidade, controle e tração em várias condições fora-de-estrada (terra, lama, grama). É diversão que não acaba mais!


Notícias relacionadas

Lançamento da Nova BMW R 1300 GS: Inovações e Tecnologia de Ponta

Lançamentos de Motos Aguardados em 2024

Parceria Estratégica entre PETRONAS e Harley-Davidson para Fornecimento de Lubrificantes de Motor

TRIUMPH Lança nova TIGER 1200 2024 no Brasil por R$ 88.990

Embratur participa de evento em Roma para atrair italianos amantes de mototurismo e road trips ao Brasil

BMW R 1300 GS: Sucesso de Vendas com Pré-Venda Esgotada em Apenas 3 Dias

Revelação dos Preços e Detalhes da Nova BMW R 1300 GS no Mercado Brasileiro

Motul Atualiza Rótulos dos Lubrificantes para Motos Produzidos no Brasil

Nova BMW F 900 GS: Produção Nacional no Brasil a Partir de Julho

Triumph Tiger 1200 2024: Inovação e Conforto em uma Aventureira Poderosa

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados