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Triumph Tiger Explorer XCa é a versão mais completa, voltada para o off-road (Foto: Divulgação)

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A família de feras da Triumph “se reproduz” para 2016

Tiger Explorer 1200 ganha diversas melhorias em sua nova versão e família da bigtrail inglesa agora é composta por seis versões


Arthur Caldeira / Agência INFOMOTO

Agência INFOMOTO

15/02/2016 10h10

Lançada em 2011, a triumph Tiger Explorer 1200 nasceu com o objetivo, declarado pelos engenheiros ingleses, de enfrentar o modelo referência no segmento, a BMW R 1200 GS. Desde então a bigtrail alemã evoluiu e ganhou até um motor com refrigeração líquida em 2012.

Agora foi a vez da fábrica inglesa atualizar e ampliar a família Tiger Explorer.

No último Salão de Milão, realizado em novembro de 2015, a Triumph apresentou nada menos do que seis novas versões de sua bigtrail de 1.200cc.

Assim como o modelo de 800cc, a Tiger Explorer ganhou a denominação XR e XC, mais voltada para o off-road, com duas variações de cada uma delas: XRx e XRT, além das XCx e XCa. O visual passou por um face-lift, mas manteve a identidade original, com linhas angulosas e um conjunto óptico duplo.

Desde os modelos base – XR com rodas de liga-leve e XC com rodas raiadas – a grande novidade foi a atualização do tricilíndrico de 1.215 cc e a adoção de mais controles eletrônicos para aumentar a segurança do motociclista.

Embora não tenha divulgado especificações detalhadas, a Triumph garante que se trata de um novo motor com mais potência máxima e torque disponível em uma ampla faixa de rotações.

A transmissão final, a exemplo da BMW, é feita por eixo cardã.

Mais eletrônica

Sem dúvida, são as novas tecnologias focadas na segurança e no piloto que nos deixam ansiosos pela nova linhagem dessas feras inglesas.

Da mesma forma que a Tiger 800, a Tiger Explorer ganhou controle de tração e ABS comutável de série desde suas versões de entrada, a XR e a XC.

Já os modelos top de linha irão contar com freios ABS e controle de tração, ambos otimizados para curvas, além de cinco modos de pilotagem (quatro pré-definidos e um personalizável).

Para isso, os modelos vão adotar o um sensor de medição inercial, como em superesportivas, que analisa diversos dados, entre eles, a inclinação da motocicleta para que os controles atuem da melhor forma e garantam a segurança do piloto.

Outra novidade em motos é o inédito sistema de partida em subidas, que a Triumph chama de Hill Hold Control, apesar de ainda não ter divulgado exatamente como o sistema funcione.

As suspensões das versões mais completas – XRx, XRT, XCx e XCa – também irão contar com o reforço da eletrônica.

O ajuste eletrônico de suspensão permite que o piloto controle a compressão e a pré-carga dos amortecedores. Já as versões de entrada irão trazer suspensões WP ajustáveis, porém manualmente.

Controle de pressão dos pneus, um computador de bordo e outras informações irão aparecer no painel reformulado. Agora o conta-giros de leitura analógica é ladeado por duas telas de LCD com inúmeras informações.

Outros itens, bem vindos, incluem o ajuste elétrico do parabrisa e bancos e manoplas aquecidas.

Claro que isso deverá equipar apenas as versões mais completas, ou seja, XRT e XCa, mas deverão ser vendidos como opcionais.

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