Notícias
Confirmadíssimo na Índia, o scooter Honda Forza 300 volta a ser bem cotado para o Brasil, onde deve chegar em 2021
Roberto Dutra
Mototour
Já é mais que sabido que a pandemia mundial do novo coronavírus bagunçou os cronogramas e calendários das fabricantes de motos em vários países, inclusive no Brasil. Por conta disso, claro, lançamentos foram adiados. Mas os rumores continuam à toda. Por isso, falamos aqui, hoje, do scooter Honda Forza 300, que desde 2018 é cotado para ser vendido no país.
As vendas do Forza 300 na Índia, mercado que (quase) sempre é um termômetro para nós, já foram confirmadíssimas e devem começar em setembro ou outubro. Aqui, ele substituiria o SH 300i, modelo que, apesar de eficiente, nunca foi um grande vendedor. Como o modelo foi exibido no Salão Duas Rodas realizado em São Paulo em novembro do ano passado e, bem antes disso, foi registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), apostamos que vem no primeiro semestre de 2021.
Olha a concorrência...
O Forza também tornou-se necessário no Brasil devido à chegada do scooterzão da rival Yamaha, o XMax 250 - lançado no Salão Duas Rodas de Sampa de 2019 e cujas vendas começaram em abril. O novo modelo fez tanto sucesso que o primeiro lote esgotou logo e somente agora, em meados de junho, chega o próximo. É um scooter moderno, bonito e de bom desempenho, que o SH 300i tem certa dificuldade para encarar com seu visual mais careta - os preços são praticamente os mesmos, na faixa dos R$ 24 mil.
O desempenho do Honda é um pouco superior - tem 26cv a 6.500rpm e torque de 2,7kgfm a 5.000rpm para 162kg de peso (seco), enquanto o Yamaha tem 22,8cv a 7.000rpm e 2,5kgfm a 5.500rpm para 158 kg (seco). Por outro lado, o tanque de 13,2 litros do XMax é bem superior ao do SH, de apenas 9,1 litros.
Já o Forza 300, embora mais manso que o SH, manteria a supremacia na motorização - com 25cv e 2,7kgfm de torque - e traria não só o frescor de ser uma novidade, mas também um visual mais moderno e agressivo, antenado com as necessidades atuais. O Forza ainda tem para-brisa com ajuste elétrico, farol full-LED e painel completo e de visual clássico, com dois grandes relógios analógicos e telinha central. Em resumo, seria um concorrente mais forte para o Yamaha XMax 250 que o SH 300i é, atualmente.
Notcias relacionadas
Chile volta a emitir o seguro obrigatório SOAPEX e destrava a entrada de veículos estrangeiros
Chile suspende temporariamente emissão do SOAP e SOAPEX após entrada em vigor da Lei 21.797
Gasolina comum, aditivada ou Podium? O que a engenharia da sua moto realmente pede
Honda WN7 inaugura uma nova fase da eletrificação sobre duas rodas
A GS mais exclusiva do Brasil: BMW R 12 G/S Option 719 aposta em raridade e alto desempenho
Argentina retém motos na Ponte Tancredo Neves por possível irregularidade aduaneira
BMW lança R 12 G/S no Brasil e une tradição boxer a tecnologia premium no segmento aventureiro
Todos os Direitos Reservados