Notícias
Confirmadíssimo na Índia, o scooter Honda Forza 300 volta a ser bem cotado para o Brasil, onde deve chegar em 2021
Roberto Dutra
Mototour
Já é mais que sabido que a pandemia mundial do novo coronavírus bagunçou os cronogramas e calendários das fabricantes de motos em vários países, inclusive no Brasil. Por conta disso, claro, lançamentos foram adiados. Mas os rumores continuam à toda. Por isso, falamos aqui, hoje, do scooter Honda Forza 300, que desde 2018 é cotado para ser vendido no país.
As vendas do Forza 300 na Índia, mercado que (quase) sempre é um termômetro para nós, já foram confirmadíssimas e devem começar em setembro ou outubro. Aqui, ele substituiria o SH 300i, modelo que, apesar de eficiente, nunca foi um grande vendedor. Como o modelo foi exibido no Salão Duas Rodas realizado em São Paulo em novembro do ano passado e, bem antes disso, foi registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), apostamos que vem no primeiro semestre de 2021.
Olha a concorrência...
O Forza também tornou-se necessário no Brasil devido à chegada do scooterzão da rival Yamaha, o XMax 250 - lançado no Salão Duas Rodas de Sampa de 2019 e cujas vendas começaram em abril. O novo modelo fez tanto sucesso que o primeiro lote esgotou logo e somente agora, em meados de junho, chega o próximo. É um scooter moderno, bonito e de bom desempenho, que o SH 300i tem certa dificuldade para encarar com seu visual mais careta - os preços são praticamente os mesmos, na faixa dos R$ 24 mil.
O desempenho do Honda é um pouco superior - tem 26cv a 6.500rpm e torque de 2,7kgfm a 5.000rpm para 162kg de peso (seco), enquanto o Yamaha tem 22,8cv a 7.000rpm e 2,5kgfm a 5.500rpm para 158 kg (seco). Por outro lado, o tanque de 13,2 litros do XMax é bem superior ao do SH, de apenas 9,1 litros.
Já o Forza 300, embora mais manso que o SH, manteria a supremacia na motorização - com 25cv e 2,7kgfm de torque - e traria não só o frescor de ser uma novidade, mas também um visual mais moderno e agressivo, antenado com as necessidades atuais. O Forza ainda tem para-brisa com ajuste elétrico, farol full-LED e painel completo e de visual clássico, com dois grandes relógios analógicos e telinha central. Em resumo, seria um concorrente mais forte para o Yamaha XMax 250 que o SH 300i é, atualmente.
Notcias relacionadas
Viagem de moto nas férias: o guia definitivo para evitar problemas na estrada
VOGE prepara estreia no Brasil em 2026 e entra de vez no radar do mercado premium
Honda Africa Twin 2026 amplia sua versatilidade com foco renovado em estrada e aventura
CFMOTO IBEX 700 chega em 2026 com proposta ousada: tecnologia premium por preço de 500 cc
SBM 600V: a Shineray sobe o nível e entra no território das customs de média cilindrada
Yamaha Ténéré 900 segue sem confirmação oficial, mas já domina as discussões no mundo adventure
Honda XL750 Transalp 2026 resgata a lenda com tecnologia avançada e vocação para aventura total
Honda NC750X 2026 evolui em tecnologia, conforto e consciência ambiental
Moto Morini traça rota de expansão nacional e mira liderança entre marcas premium até 2026
Pneus de moto: os erros que parecem inofensivos — e podem custar muito caro
Todos os Direitos Reservados