Notícias

Moderno e agressivo, o Forza 300 entraria no lugar do careta SH 300i (Foto: Divulgação)

A força em alerta

Confirmadíssimo na Índia, o scooter Honda Forza 300 volta a ser bem cotado para o Brasil, onde deve chegar em 2021


Roberto Dutra

Mototour

09/06/2020 16h35

Já é mais que sabido que a pandemia mundial do novo coronavírus bagunçou os cronogramas e calendários das fabricantes de motos em vários países, inclusive no Brasil. Por conta disso, claro, lançamentos foram adiados. Mas os rumores continuam à toda. Por isso, falamos aqui, hoje, do scooter Honda Forza 300, que desde 2018 é cotado para ser vendido no país.

As vendas do Forza 300 na Índia, mercado que (quase) sempre é um termômetro para nós, já foram confirmadíssimas e devem começar em setembro ou outubro. Aqui, ele substituiria o SH 300i, modelo que, apesar de eficiente, nunca foi um grande vendedor. Como o modelo foi exibido no Salão Duas Rodas realizado em São Paulo em novembro do ano passado e, bem antes disso, foi registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), apostamos que vem no primeiro semestre de 2021.

Olha a concorrência...

O Forza também tornou-se necessário no Brasil devido à chegada do scooterzão da rival Yamaha, o XMax 250 - lançado no Salão Duas Rodas de Sampa de 2019 e cujas vendas começaram em abril. O novo modelo fez tanto sucesso que o primeiro lote esgotou logo e somente agora, em meados de junho, chega o próximo. É um scooter moderno, bonito e de bom desempenho, que o SH 300i tem certa dificuldade para encarar com seu visual mais careta - os preços são praticamente os mesmos, na faixa dos R$ 24 mil.

O desempenho do Honda é um pouco superior - tem 26cv a 6.500rpm e torque de 2,7kgfm a 5.000rpm para 162kg de peso (seco), enquanto o Yamaha tem 22,8cv a 7.000rpm e 2,5kgfm a 5.500rpm para 158 kg (seco). Por outro lado, o tanque de 13,2 litros do XMax é bem superior ao do SH, de apenas 9,1 litros.

Já o Forza 300, embora mais manso que o SH, manteria a supremacia na motorização - com 25cv e 2,7kgfm de torque - e traria não só o frescor de ser uma novidade, mas também um visual mais moderno e agressivo, antenado com as necessidades atuais. O Forza ainda tem para-brisa com ajuste elétrico, farol full-LED e painel completo e de visual clássico, com dois grandes relógios analógicos e telinha central. Em resumo, seria um concorrente mais forte para o Yamaha XMax 250 que o SH 300i é, atualmente.

Notcias relacionadas

MotoGP Retorna ao Brasil em 2026: Goiânia Receberá Etapa Histórica da Temporada

A R 12 G/S Chegará ao Brasil? A Nova Aventura da BMW em Terras Tropicais!

CFMOTO 450CL-C Chega ao Brasil em 2026: Estilo, Conforto e Tecnologia para o Público Custom

BMW R 1300 RT: Touring de luxo da BMW chega ao Brasil no segundo semestre

Zontes 703-T: A Nova Força Chinesa no Segmento Trail

Shibuya Garage Leva o Brasil às Finais do Triumph Originals 2025

Argentina Implementa Faixa Exclusiva para Motos na Fronteira com o Brasil e Anuncia Modernização da Aduana em 2025

Acelere o Coração: Triumph Scrambler 400 XC 2026 Chega para Dominar Qualquer Terreno!

A Emoção em Duas Rodas: BMW F 900 R 2025 Chega ao Brasil para Dominar as Ruas

Suzuki GSX-8T e GSX-8TT: O Retorno dos Clássicos Modernos com Estilo Retro

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados