Notícias
Noticia
A motocicleta, um dos meios de transporte mais populares e amados atualmente, tem uma história rica e cheia de transformações ao longo dos anos. Desde sua origem, ela conquistou o coração de muitos pela praticidade e pela emoção de velocidade que pro
Everson Assunção
Mototour
A História Fascinante da Primeira Motocicleta: Uma Invenção que Revolucionou a Mobilidade
A motocicleta, um dos meios de transporte mais populares e amados atualmente, tem uma história rica e cheia de transformações ao longo dos anos. Desde sua origem, ela conquistou o coração de muitos pela praticidade e pela emoção de velocidade que proporciona. Mas você sabe qual foi a primeira moto já inventada?
Para entender as raízes desse veículo tão icônico, é preciso voltar no tempo e conhecer seus precursores. Surpreendentemente, um dos primeiros conceitos de bicicleta e moto foi idealizado pelo renomado italiano Leonardo da Vinci. No século XVIII, na Europa, as primeiras bicicletas, chamadas de "celeríferos", eram feitas de madeira.
No entanto, foi o americano Sylvester Howard Roper quem criou a primeira motocicleta do mundo em 1869. Essa invenção pioneira era movida a vapor e impulsionada por um motor de 2 cilindros, alcançando uma velocidade de aproximadamente 48 km/h. Embora haja várias reivindicações para o título de primeira moto, muitas fontes atribuem a Roper essa conquista. Alguns também consideram os alemães Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach, fundadores da Mercedes-Benz, como os pioneiros no desenvolvimento da primeira moto com motor de combustão interna.
Foi em 29 de agosto de 1885 que Daimler e Maybach patentearam a Daimler Reitwagen, também conhecida como Einspur ("vagão de pilotar" ou "faixa única", em tradução livre). Essa motocicleta histórica já contava com um motor de combustão interna movido a gasolina. O motor tinha uma capacidade de 62 cc e gerava uma potência de 1 cavalo-vapor a 600 rotações por minuto. Uma versão revisada, com um deslocamento menor de 264 cm³, foi patenteada em 3 de abril de 1885.
Com um peso de aproximadamente 60 quilos, o motor da Daimler Reitwagen era comparativamente leve e produzia cerca de meio cavalo-vapor a 700 rotações por minuto. Suas dimensões compactas e baixo peso, juntamente com o uso de gasolina, tornaram esse motor ideal para uso independente do local.
Segundo informações da Mercedes-Benz, a força gerada pelo motor era transmitida por uma correia de couro que podia ser posicionada em duas polias de tamanhos diferentes, permitindo a utilização de duas marchas. Patentada como "Máquina movida a Gás ou Petróleo", a Daimler Reitwagen atingia uma velocidade máxima de 12 km/h. No entanto, Daimler e Maybach deixaram de lado essa invenção para se concentrarem na fabricação de automóveis.
Curiosamente, o primeiro piloto a conduzir uma moto movida a combustão foi Paul Daimler, filho de 16 anos de Gottlieb. Desde então, a motocicleta se tornou um ícone do transporte, evoluindo e se adaptando ao longo dos anos para atender às necessidades e paixões dos motociclistas em todo o mundo.
Notcias relacionadas
Moto Morini traça rota de expansão nacional e mira liderança entre marcas premium até 2026
Pneus de moto: os erros que parecem inofensivos — e podem custar muito caro
SBM 600T: A nova representante das Big Trails médias no portfólio da QJ Motor
Honda CB650R E-Clutch: A Revolução Silenciosa Que Está Redefinindo o Prazer de Pilotar
Nova Ducati Panigale V4 2025: A Superesportiva Italiana Que Eleva o Padrão no Brasil
BMW R 18 Transcontinental autografada pelo Papa é leiloada para ações sociais
Honda anuncia recall da CRF 1100L Africa Twin para substituição de comando no punho esquerdo
CB750 Hornet renova o mito sem viver do passado
Honda NC750X 2026 — a liberdade evolui
Melhor Câmera de Aventura para viagem de Moto: Veja, Sinta e Registre a estrada
Todos os Direitos Reservados