Notícias

A charmosa Harley-Davidson Sportster: ela nem partiu ainda, mas já deixa saudades... (Foto: Divulgação)

Agora é oficial: as Sportster sairão mesmo de linha no Brasil

Conforme antecipamos em primeira mão no fim de junho, Harley-Davidson deixará de vender seus modelos mais baratos no país. Vendas continuam enquanto durarem os estoques


Roberto Dutra

Mototour

09/07/2020 17h04

Conforme o Mototour antecipou em primeira mão e com exclusividade no dia 30/06/2020, a Harley-Davidson do Brasil vai mesmo parar de vender a linha Sportster no país. No fim do mês passado, pedimos à H-D brasileira uma posição oficial sobre o assunto. A resposta foi lacônica: "no momento não temos informações para divulgar sobre esse assunto". Mas, confiantes em nossas fontes e sabendo que onde há fumaça, há fogo, publicamos a informação.

Ontem, o prestigioso canal Motorama e o conceituado site www.motociclismoonline.com.br também noticiaram o fim das Sportster no Brasil. Pedimos, então, mais uma vez, uma posição oficial da Harley-Davidson brasileira sobre o assunto. Desta vez, recebemos a nota abaixo:

"As motocicletas da família Sportster® continuam disponíveis no mercado brasileiro como ano/modelo 2020/2020, enquanto durarem os estoques, deixando de ser comercializadas em 2021. Uma taxa de câmbio volátil em moeda estrangeira e, mais recentemente, como muitas outras empresas, o início da COVID-19 impactou nossos negócios no Brasil. Para continuar a atender os clientes atuais e futuros da Harley-Davidson, precisamos implementar um novo modelo de negócios junto à nossa rede de concessionárias. A Harley-Davidson sempre foi uma marca aspiracional entre os clientes que buscam aventura e uma sensação de liberdade sobre duas rodas. Continuaremos a oferecer uma gama de motocicletas que irão agradar a uma variedade de preferências e desejos do cliente".

Até o momento não há, porém, qualquer informação sobre a decontinuação da atual linha Sportster nos EUA. O informe trata apenas do Brasil. Mas é fato que, em breve, os consagrados motores Evolution de 883cm³ e 1.200cm³ que equipam as Sportster terão que ser substituídos por força de normas de emissões e ruídos.

O passo seguinte da Harley em relação a isso poderá ser a simples adoção de novos motores mais modernos em uma renovada linha Sportster (torcemos por isso!) ou a substituição efetiva dos modelos por outros, ainda em desenvolvimento ou já bem perto da produção. Motor mais moderno a marca já tem: o Revolution, um V2 refrigerado a água com 1.250cm³ e 145cv ou 975cm³ e 115cv.

E motos novas também já existem: em sua versão maior, o Revolution vai equipar a big trail Pan America; e em sua versão menor, a streetfighter Bronx. O lançamento de ambas estava previsto para este ano, mas ficou para 2021 depois que um novo CEO assumiu a Harley-Davidson - em fevereiro deste ano, o alemão Jochen Zeitz entrou no lugar do americano Matt Levatich.

Com ele, vieram novos planos: saiu o conceito "More Roads to Harley-Davidson" de Levatich, que previa justamente a ampliação da linha, e entrou o "Rewire", um novo plano estratégico para os próximos cinco anos. Aparentemente esse plano buscará recuperar as vendas e os lucros da Harley focando nos modelos mais tradicionais e incrementando a eficiência industrial e logística da marca.

Notcias relacionadas

Suzuki GSX-8T e GSX-8TT: O Retorno dos Clássicos Modernos com Estilo Retro

Dicas Imperdíveis para Motociclistas

Nova cor do modelo Zontes R350 chega ao Brasil

Novidades! Kawasaki Versys 1100 SE Grand Tourer 2026

Antecipando novidades! Kawasaki apresenta a nova Ninja ZX-4RR no Brasil: performance extrema em um quatro cilindros de 400cc

Yamaha MOTOROID2 ganha o prestigiado prêmio de design Red Dot

Festival Interlagos 2025: Seis Motocicletas Inovadoras que Prometem Agitar o Evento

A Nova Era da Mobilidade: 2W Motors Apresenta a Vespa e Piaggio no Brasil

A Revolução Sobre Duas Rodas: A BMW R 1300 GS Adventure Chega ao Brasil!

CADASTUR: A Importância da Regulamentação no Turismo

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados