Notícias

Noticias

Andar de moto aumenta concentração e diminui estresse, revela estudo

Pesquisa, conduzida pela Universidade da Califórnia, mostrou que os benefícios de pilotar uma moto são semelhantes aos de exercícios leves


Arthur Caldeira

Agencia Infomoto

19/02/2019 10h01

Muitos motociclistas não se cansam de afirmar que andar de moto é uma forma de reduzir o estresse e manter uma mente positiva e saudável. Mas, o então senso comum agora pode se apoiar nos resultados de um estudo neurobiológico conduzido pelo Instituto Semel de Neurociência e Comportamento Humano da Universidade da Califórnia em Los Angeles.

Conduzido por três pesquisadores, a pesquisa revelou evidências científicas inéditas sobre os benefícios físicos e mentais de pilotar uma moto. O estudo descobriu que o motociclismo aumentou as métricas de foco e atenção e diminuiu os níveis relativos de cortisol, um marcador hormonal de estresse. 

Os pesquisadores registraram a atividade cerebral e os níveis hormonais dos participantes antes, durante e depois de pilotar uma moto, dirigir um carro e descansar. Ao andar de moto, os participantes experimentaram maior foco sensorial e resiliência à distração.

Pilotar por apenas 20 minutos também produziu um aumento nos níveis de adrenalina e frequência cardíaca, bem como uma diminuição nas métricas de cortisol – reações frequentemente associadas a exercícios leves e redução do estresse.

“Os níveis de estresse, especialmente entre os jovens adultos, continuam aumentando e as pessoas estão procurando formas de melhorar sua saúde mental e física. Até recentemente, a tecnologia para medir rigorosamente o impacto de atividades como o motociclismo no cérebro não existia”, ressaltou o Dr. Don Vaughn, o neurocientista que liderou a equipe de pesquisa. "O cérebro é um órgão incrivelmente complexo e é fascinante investigar rigorosamente os efeitos físicos e mentais que os motociclistas relatam".

"Enquanto os cientistas estudam há muito tempo a relação entre respostas cerebrais e hormonais à atenção e ao estresse, fazê-lo em condições da vida real como essas é raro", explicou o professor da UCLA e membro da equipe sênior, Dr. Mark Cohen. "Nenhuma experiência de laboratório pode duplicar os sentimentos que um motociclista teria na estrada."

"As diferenças nas respostas neurológicas e fisiológicas dos participantes entre a pilotagem de uma moto e outras atividades medidas foram bastante pronunciadas", continuou o Dr. Vaughn. "O que pode ser significativo para reduzir o estresse do dia a dia."

Visão geral da pesquisa A equipe de pesquisa monitorou a atividade cerebral e a frequência cardíaca dos participantes, bem como os níveis de adrenalina, noradrenalina e cortisol. Apresentado no início deste ano, o estudo financiado pela Harley-Davidson, intitulado “Os efeitos mentais e físicos de pilotar uma motocicleta” mediu as respostas biológicas e fisiológicas de mais de 50 motociclistas experientes, usando a tecnologia de Eletroencefalografia móvel.

“Os resultados da pesquisa que o Dr. Vaughn e sua equipe identificaram ajudam a explicar o que nossos motociclistas e fãs sentiram nos últimos 116 anos - há uma vitalidade e uma experiência sensorial intensificada que vem da liberdade de andar de moto. Esperamos que suas descobertas inspirem a próxima geração de pilotos a experimentar esses benefícios junto conosco ”, concluiu Heather Malenshek, vice-presidente sênior de marketing e marca da Harley-Davidson.

Destaques do Estudo:

- Pilotar uma motocicleta diminuiu os biomarcadores hormonais do estresse em 28%

- Em média, andar de moto por 20 minutos aumentou a frequência cardíaca dos participantes em 11% e os níveis de adrenalina em 27% - semelhante ao exercício leve

- O foco sensorial foi aprimorado ao andar de motocicleta em comparação a dirigir um carro, um efeito também observado em meditadores experientes e não-praticantes de meditação

- Alterações na atividade cerebral dos participantes do estudo durante a pilotagem sugeriram um aumento no estado de alerta semelhante a beber uma xícara de café

Viu como e importante andar de moto, agora e fato comprovado, então o que esta esperando venha com o Mototour fazer uma Expedição para a America do Sul ou Europa

Veja nossos passeios de moto em 2019 que ainda temos vagas:

Expedição Peru com Machu Pichu

Expedição Atacama com Santiago

Expedição Portugal

Notícias relacionadas

Nova Triumph Rocket 3 TFC é moto com maior motor do mundo

Nova Honda Gold Wing fica mais leve, potente e moderna para manter reinado

As cinco motos com freios ABS mais baratas do Brasil

Não esqueça de licenciar sua moto! Veja como fazer

Triumph Bobber Black chega ao Brasil por R$ 49.990

Dicas para usar (e cuidar) do seu capacete

Nova Triumph Scrambler 1200 promete ser aventureira com design clássico

Salão Duas Rodas 2019 promete “experiências” para os visitantes

BMW trabalha em motor boxer de 1.800 cc refrigerado a ar

Honda CB 1000R mostra o que a eletrônica pode fazer por você

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados

Tempo de carregamento da página: 0.12077 segundos