Notícias
Motociclismo e Segunça
aos motociclistas que vão viajar de moto nesse feriado de Páscoa
Isabella Araújo
Anfamoto
Com a chegada do feriado prolongado da semana Santa, sabemos que cresce o número de veículos e motos nas estradas. Para quem utiliza os veículos de duas rodas para pegar a estrada é essencial uma preparação e um planejamento mínimo. Preparar a moto evita muitos problemas.
No caso de uma viagem mais longa, vale a pena uma boa revisão feita pelo seu mecânico de confiança. Você sabe quando sua moto precisa fazer uma nova revisão, muitas vezes pode estar até longe da data, mas pode ser antecipada para que você viaje em segurança. Na oficina ou por conta própria inclua na revisão:
• Pneus
• Óleo lubrificante e filtro de ar
• Nível do óleo de freio
• Nível da água, se a moto for refrigerada a água
• Freios
• Injeção ou carburador
• Lanterna, pisca, farol e buzina
• Bateria
• Parte elétrica
• Caixa de direção
• Suspensão
• Amortecedores
• Rolamentos
• Corrente
Além desses cuidados na revisão é sempre bom viajar com um kit de ferramentas caso necessite de um reparo rápido que você possa realizar, vale levar também algumas peças pequenas que estão mais sujeitas a quebra e possam ser trocadas tais como: lâmpadas, vela, câmara de ar, reparador de furos nos pneus e cabos. Vale também levar uma chave reserva da moto. Também é fundamental verificar se a documentação da moto está atualizada e a habilitação em dia.
É comum numa mesma viagem pegar sol, chuva, neblina entre outras intemperes, dessa maneira esteja preparado e não prossiga viagem se não estiver seguro. Lembre-se também de quando planejar sua rota verificar os postos de abastecimento de combustível, existem trechos que a distância entre os postos é grande.
“O motociclista não pode subestimar e nem superestimar o equipamento. Respeite sempre seu limite e o da motocicleta também. Respeite os limites de velocidade. Use sempre peças e acessórios de boa procedência e certificados. Viaje com segurança e aproveite o passeio. Desejo uma excelente Páscoa a todos e seus familiares. Boa viagem!” Recomenda Orlando Leone – Presidente da ANFAMOTO.
Os acessórios de proteção do motociclista são fundamentais, utiliza roupas confortáveis que ofereçam proteção e não sejam incomodas. Não se esqueça das luvas, botas e o capacete que deve estar em condições de uso e deve ser do tamanho adequado da sua cabeça, nem apertado e nem largo. O capacete jamais deve rodar na cabeça do motociclista. Outro ponto também é que geralmente se leva na moto o “garupa”, o que torna a moto mais pesada e as vezes dificulta as manobras, dessa maneira é bom atentar a forma de levar a bagagem, nem sempre as mochilas são mais adequadas, tanto no peito quanto nas costas, tornam a viagem mais cansativa. Aposte em alforjes laterais ou baú.
Viajar de moto traz sensações muito boas e prazerosas de acordo com a maioria dos motociclistas, mesmo com todo esse espirito aventureiro e de liberdade, a manutenção e revisão da moto têm que ser feita e a segurança do piloto e do garupa tem que estar em primeiro lugar.
Boa Viagem!
Notcias relacionadas
Honda NC750X 2026 — a liberdade evolui
Melhor Câmera de Aventura para viagem de Moto: Veja, Sinta e Registre a estrada
São Paulo acelera rumo ao futuro do turismo sobre duas rodas
MotoGP Brasil 2026 em Goiânia: a corrida mais esperada das últimas décadas já começou fora da pista
Triumph Scrambler 400 XC: quando o espírito clássico encontra a aventura sem limites
Honda 2026: as big bikes que vão transformar estrada em emoção
BMW R 1300 GS com ASA: a big trail que decide por você — ou obedece ao seu comando
Triumph Icon Edition chega ao Brasil: clássicos reinventados com alma e tecnologia
Todos os Direitos Reservados