Notícias
Novidade
Start-up indiana criou um genial sistema de refrigeração que pode ser adaptado em qualquer capacete fechado
Arthur Caldeira / Agência Infomoto
Agência Infomoto
O céu azul e ensolarado do verão é sempre um convite a andar de moto, mas dependendo da temperatura o calor excessivo pode ser um incômodo. Pensando em refrescar a cabeça dos motociclistas, a empresa indiana Bluarmor criou o BluSnap, um inteligente sistema de refrigeração para capacetes.
O BluSnap é um refrigerador de ar que pode ser colocado em qualquer capacete fechado e “resfria” o interior por meio da evaporação. O sistema consiste de um pequeno tanque de água e um ventilador que assopra ar frio através de um filtro para dentro do capacete.
O dispositivo é fixado por meio de uma cinta elástica igual a dos óculos de proteção para motocross, mas deve ser colocado na parte inferior do capacete. Alimentado por uma bateria recarregável, o Blusnap promete reduzir a temperatura interna entre 6 e 15° C em relação ao ar exterior.
O princípio por trás da invenção é o mesmo dos climatizadores evaporativos. O ventilador puxa o ar externo, que passa pelo filtro de papel, umedecido pela água do tanque. O ar quente, então, absorve a umidade e tem sua temperatura reduzida pela evaporação da água.
Por ser uma reação endotérmica, ou seja, que absorve calor (lembra das aulas de termodinâmica?), a evaporação “rouba" a temperatura do ar externo quente. Dois canos direcionam este ar mais frio e úmido para dentro do capacete. Genial, não?
Embora pareça comprometer a aerodinâmica dos capacetes, por seu formato quadrado, o BluSnap foi criado principalmente para o uso urbano, em velocidades mais baixas ou até mesmo parado no trânsito. Dessa forma, o motociclista pode chegar “refrescado” ao destino.
Em Chennai, uma cidade quente e úmida no sul da Índia, por exemplo, os testes feitos pela empresa demonstraram que, a uma temperatura de 41°C, o BluSnap foi capaz de manter um fluxo de ar a 31,1° C – uma boa redução, caso os dados estejam corretos. Mas, vale ressaltar, que climatizadores evaporativos dependem da umidade e da temperatura do ar externo. Em locais muito úmidos, o sistema pode ter sua eficácia comprometida.
Apesar de ter que encher o tanque de água cada duas horas e recarregar a bateria (com autonomia para 10 horas de “ar fresco”), a invenção tem tudo para ser um sucesso na Índia e em outros países quentes, como o Brasil. Mais informações podem ser encontradas no site da empresa – bluarmorhelmets.com –, que já está aceitando encomendas do BluSnap. O preço promocional na pré-venda é de 1.900 rúpias indianas, o equivalente a R$ 95,00. As entregas devem começar em meados de março.
Notcias relacionadas
2026 está chegando. Mas você sabe quais motos são reais — e quais são só conversa?
Viagem de moto nas férias: o guia definitivo para evitar problemas na estrada
VOGE prepara estreia no Brasil em 2026 e entra de vez no radar do mercado premium
Honda Africa Twin 2026 amplia sua versatilidade com foco renovado em estrada e aventura
CFMOTO IBEX 700 chega em 2026 com proposta ousada: tecnologia premium por preço de 500 cc
SBM 600V: a Shineray sobe o nível e entra no território das customs de média cilindrada
Yamaha Ténéré 900 segue sem confirmação oficial, mas já domina as discussões no mundo adventure
Honda XL750 Transalp 2026 resgata a lenda com tecnologia avançada e vocação para aventura total
Honda NC750X 2026 evolui em tecnologia, conforto e consciência ambiental
Moto Morini traça rota de expansão nacional e mira liderança entre marcas premium até 2026
Todos os Direitos Reservados