Notícias
Novidade
Start-up indiana criou um genial sistema de refrigeração que pode ser adaptado em qualquer capacete fechado
Arthur Caldeira / Agência Infomoto
Agência Infomoto
O céu azul e ensolarado do verão é sempre um convite a andar de moto, mas dependendo da temperatura o calor excessivo pode ser um incômodo. Pensando em refrescar a cabeça dos motociclistas, a empresa indiana Bluarmor criou o BluSnap, um inteligente sistema de refrigeração para capacetes.
O BluSnap é um refrigerador de ar que pode ser colocado em qualquer capacete fechado e “resfria” o interior por meio da evaporação. O sistema consiste de um pequeno tanque de água e um ventilador que assopra ar frio através de um filtro para dentro do capacete.
O dispositivo é fixado por meio de uma cinta elástica igual a dos óculos de proteção para motocross, mas deve ser colocado na parte inferior do capacete. Alimentado por uma bateria recarregável, o Blusnap promete reduzir a temperatura interna entre 6 e 15° C em relação ao ar exterior.
O princípio por trás da invenção é o mesmo dos climatizadores evaporativos. O ventilador puxa o ar externo, que passa pelo filtro de papel, umedecido pela água do tanque. O ar quente, então, absorve a umidade e tem sua temperatura reduzida pela evaporação da água.
Por ser uma reação endotérmica, ou seja, que absorve calor (lembra das aulas de termodinâmica?), a evaporação “rouba" a temperatura do ar externo quente. Dois canos direcionam este ar mais frio e úmido para dentro do capacete. Genial, não?
Embora pareça comprometer a aerodinâmica dos capacetes, por seu formato quadrado, o BluSnap foi criado principalmente para o uso urbano, em velocidades mais baixas ou até mesmo parado no trânsito. Dessa forma, o motociclista pode chegar “refrescado” ao destino.
Em Chennai, uma cidade quente e úmida no sul da Índia, por exemplo, os testes feitos pela empresa demonstraram que, a uma temperatura de 41°C, o BluSnap foi capaz de manter um fluxo de ar a 31,1° C – uma boa redução, caso os dados estejam corretos. Mas, vale ressaltar, que climatizadores evaporativos dependem da umidade e da temperatura do ar externo. Em locais muito úmidos, o sistema pode ter sua eficácia comprometida.
Apesar de ter que encher o tanque de água cada duas horas e recarregar a bateria (com autonomia para 10 horas de “ar fresco”), a invenção tem tudo para ser um sucesso na Índia e em outros países quentes, como o Brasil. Mais informações podem ser encontradas no site da empresa – bluarmorhelmets.com –, que já está aceitando encomendas do BluSnap. O preço promocional na pré-venda é de 1.900 rúpias indianas, o equivalente a R$ 95,00. As entregas devem começar em meados de março.
Notcias relacionadas
Dicas Imperdíveis para Motociclistas
Nova cor do modelo Zontes R350 chega ao Brasil
Novidades! Kawasaki Versys 1100 SE Grand Tourer 2026
Yamaha MOTOROID2 ganha o prestigiado prêmio de design Red Dot
Festival Interlagos 2025: Seis Motocicletas Inovadoras que Prometem Agitar o Evento
A Nova Era da Mobilidade: 2W Motors Apresenta a Vespa e Piaggio no Brasil
A Revolução Sobre Duas Rodas: A BMW R 1300 GS Adventure Chega ao Brasil!
Todos os Direitos Reservados