Notícias
Novidade
Nova bigtrail aventureira promete facilitar longas viagens com tecnologia de ponta
Everson Assunção
Mototour
A BMW revelou hoje, 5 de julho, a nova R 1300 GS Adventure, uma versão mais aventureira da icônica bigtrail. Esta motocicleta é equipada com um motor de 1.300 cc e introduz uma inovação significativa: o câmbio automatizado. Essa tecnologia elimina a necessidade da alavanca de embreagem, permitindo trocas de marchas tanto pelo pedal quanto de forma totalmente automatizada. Além disso, a nova GS Adventure conta com um tanque de 30 litros, ideal para longas jornadas.
Inovações Tecnológicas e Especificações
A R 1300 GS Adventure passou por uma reformulação completa, incluindo chassi, carenagens e design, mantendo o mesmo motor bicilíndrico oposto de 1.300 cc da R 1300 GS. O motor, com arrefecimento líquido e comando de válvulas variável, entrega 145 cv de potência a 7.750 rpm e 15,02 m.kgf de torque a 6.500 rpm. Entre as novas tecnologias, destacam-se o ajuste eletrônico da suspensão, sistema de radares, controle de altura, quatro modos de pilotagem e o farol de LED Matrix.
Versões e Preços
A nova R 1300 GS Adventure 2025 será lançada com preços a partir de 24.050 Euros, aproximadamente R$ 142 mil. Estará disponível em quatro versões:
- Versão Básica: Cor vermelha com tanque prata e acessórios como protetor de mão com piscas.
- Triple Black: Cor preta, para-brisa maior e suporte de bagagem.
- GS Trophy: Pintura tricolor (branco, azul e vermelho), diversos protetores e para-brisa esportivo.
- Adventure Option 719: Pintura verde metálica, sendo a versão mais completa.
Diferenciais da GS 1300 Adventure
A principal diferença entre a R 1300 GS Adventure e a R 1300 GS padrão é o tanque maior de 30 litros, em comparação aos 19 litros da versão normal. O tanque da Adventure apresenta linhas mais retas e angulosas e inclui suportes para bagagem extra, ideal para longas viagens. Além disso, luzes de iluminação diurna foram fixadas ao tanque, melhorando a visibilidade.
Câmbio Automatizado: A Grande Inovação
O câmbio automatizado, denominado Automated Shift Assistant, é a grande novidade desta versão. Ele dispensa a alavanca de embreagem, utilizando atuadores eletroeletrônicos para as trocas de marchas, que podem ser automáticas ou manuais pelo pedal de câmbio. Embora estreie na R 1300 GS Adventure, essa tecnologia será estendida a outros modelos da BMW. A R 1300 GS 2025 já estará disponível com a opção da transmissão automatizada.
Disponibilidade no Brasil
Ainda não há confirmação oficial, mas é provável que a nova R 1300 GS Adventure chegue ao mercado brasileiro, um dos principais mercados globais para a linha GS. As versões e pacotes podem variar em relação aos modelos europeus, mas a expectativa é alta entre os entusiastas das motocicletas de aventura no país.
Notcias relacionadas
Dicas Imperdíveis para Motociclistas
Nova cor do modelo Zontes R350 chega ao Brasil
Novidades! Kawasaki Versys 1100 SE Grand Tourer 2026
Yamaha MOTOROID2 ganha o prestigiado prêmio de design Red Dot
Festival Interlagos 2025: Seis Motocicletas Inovadoras que Prometem Agitar o Evento
A Nova Era da Mobilidade: 2W Motors Apresenta a Vespa e Piaggio no Brasil
A Revolução Sobre Duas Rodas: A BMW R 1300 GS Adventure Chega ao Brasil!
Todos os Direitos Reservados