Notícias
Novidade
Nova bigtrail aventureira promete facilitar longas viagens com tecnologia de ponta
Everson Assunção
Mototour
A BMW revelou hoje, 5 de julho, a nova R 1300 GS Adventure, uma versão mais aventureira da icônica bigtrail. Esta motocicleta é equipada com um motor de 1.300 cc e introduz uma inovação significativa: o câmbio automatizado. Essa tecnologia elimina a necessidade da alavanca de embreagem, permitindo trocas de marchas tanto pelo pedal quanto de forma totalmente automatizada. Além disso, a nova GS Adventure conta com um tanque de 30 litros, ideal para longas jornadas.
Inovações Tecnológicas e Especificações
A R 1300 GS Adventure passou por uma reformulação completa, incluindo chassi, carenagens e design, mantendo o mesmo motor bicilíndrico oposto de 1.300 cc da R 1300 GS. O motor, com arrefecimento líquido e comando de válvulas variável, entrega 145 cv de potência a 7.750 rpm e 15,02 m.kgf de torque a 6.500 rpm. Entre as novas tecnologias, destacam-se o ajuste eletrônico da suspensão, sistema de radares, controle de altura, quatro modos de pilotagem e o farol de LED Matrix.
Versões e Preços
A nova R 1300 GS Adventure 2025 será lançada com preços a partir de 24.050 Euros, aproximadamente R$ 142 mil. Estará disponível em quatro versões:
- Versão Básica: Cor vermelha com tanque prata e acessórios como protetor de mão com piscas.
- Triple Black: Cor preta, para-brisa maior e suporte de bagagem.
- GS Trophy: Pintura tricolor (branco, azul e vermelho), diversos protetores e para-brisa esportivo.
- Adventure Option 719: Pintura verde metálica, sendo a versão mais completa.
Diferenciais da GS 1300 Adventure
A principal diferença entre a R 1300 GS Adventure e a R 1300 GS padrão é o tanque maior de 30 litros, em comparação aos 19 litros da versão normal. O tanque da Adventure apresenta linhas mais retas e angulosas e inclui suportes para bagagem extra, ideal para longas viagens. Além disso, luzes de iluminação diurna foram fixadas ao tanque, melhorando a visibilidade.
Câmbio Automatizado: A Grande Inovação
O câmbio automatizado, denominado Automated Shift Assistant, é a grande novidade desta versão. Ele dispensa a alavanca de embreagem, utilizando atuadores eletroeletrônicos para as trocas de marchas, que podem ser automáticas ou manuais pelo pedal de câmbio. Embora estreie na R 1300 GS Adventure, essa tecnologia será estendida a outros modelos da BMW. A R 1300 GS 2025 já estará disponível com a opção da transmissão automatizada.
Disponibilidade no Brasil
Ainda não há confirmação oficial, mas é provável que a nova R 1300 GS Adventure chegue ao mercado brasileiro, um dos principais mercados globais para a linha GS. As versões e pacotes podem variar em relação aos modelos europeus, mas a expectativa é alta entre os entusiastas das motocicletas de aventura no país.
Notcias relacionadas
Novidades! Kawasaki Versys 1100 SE Grand Tourer 2026
Yamaha MOTOROID2 ganha o prestigiado prêmio de design Red Dot
Festival Interlagos 2025: Seis Motocicletas Inovadoras que Prometem Agitar o Evento
A Nova Era da Mobilidade: 2W Motors Apresenta a Vespa e Piaggio no Brasil
A Revolução Sobre Duas Rodas: A BMW R 1300 GS Adventure Chega ao Brasil!
CADASTUR: A Importância da Regulamentação no Turismo
Novas regras para entrada na Argentina
BMW Motorrad Lança Festival de Vendas GS: Um Ano de Seguro Grátis e Condições Imperdíveis
Pré-venda: Nova BMW S 1000 RR tem 210 cv de potência e melhorias para ficar ainda mais ágil
Todos os Direitos Reservados