Notícias

Noticia

BMW desenvolve refrigeração adaptativa para motos

A BMW está a desenvolver um sistema de ‘arrefecimento adaptativo’ para motos. A tecnologia é semelhante à encontrada nos carros da BMW.


Redação

Moto Mais - Portugal

25/02/2023 08h35

Olhando para os carros da BMW modernos, podemos notar a sua grade em forma de rim, que pode parecer uma entrada de ar falsa bloqueada, em vez de funcional. Isso ocorre porque a BMW usa persianas que fecham a grade para melhorar a aerodinâmica quando o arrefecimento máximo não é necessário. Agora, a marca de Munique está a aplicar a mesma ideia às motos.

Um recente pedido de patente da BMW descreve um sistema basculante, que possui um dispositivo móvel de orientação de ar no seu sistema de arrefecimento. Este pedido de patente, revelado pelos nossos colegas da Cycle World, inclui ilustrações que mostram claramente um sistema do tipo ‘persiana’ localizado na frente do radiador de uma BMW GS com o conhecido boxer bicilíndrico de refrigeração líquida.

Semelhante aos carros que usam um sistema similar, o objetivo é fornecer refrigeração suficiente para suportar motores de alto rendimento que trabalham no seu nível máximo durante muito tempo (exp. em auto-estrada), mas também melhorar a aerodinâmica quando o motor está a baixos regimes e produz menos calor.

 

 

A patente identifica o problema dos radiadores de motos serem montados onde ficam expostos ao maior fluxo de ar possível, o que cria um obstáculo aerodinâmico significativo. Esse problema é agravado pelo fato de que o sistema de arrefecimento deve ser projetado para lidar com condições climáticas ou de desempenho extremas, ao contrário das condições encontradas diariamente.

De acordo com o pedido de patente da BMW, “o arrefecimento é normalmente projetado com base no maior requisito de energia que pode ser esperado, o que pode ocorrer durante condições extremas de operação. Em situações quotidianas em que o sistema de refrigeração tem requisitos de desempenho mais baixos, ele é consequentemente ‘superdimensionado’”.

É precisamente esse ‘extra’ desnecessário, para não dizer inútil, que este sistema de refrigeração adaptativa vem solucionar.

https://motomais.motosport.com.pt


Notcias relacionadas

Honda NC750X 2026 — a liberdade evolui

Melhor Câmera de Aventura para viagem de Moto: Veja, Sinta e Registre a estrada

São Paulo acelera rumo ao futuro do turismo sobre duas rodas

MotoGP Brasil 2026 em Goiânia: a corrida mais esperada das últimas décadas já começou fora da pista

Triumph Scrambler 400 XC: quando o espírito clássico encontra a aventura sem limites

Honda 2026: as big bikes que vão transformar estrada em emoção

BMW R 1300 GS com ASA: a big trail que decide por você — ou obedece ao seu comando

Triumph Icon Edition chega ao Brasil: clássicos reinventados com alma e tecnologia

Aventura sobre duas rodas: descubra a América do Sul

Fábrica do BMW Group em Manaus abre as portas ao público

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados