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O diferencial do motor fica por conta do posicionamento do cilindro, inclinado para trás (Foto: Divulgação)

Novidade

BMW G 310R é o nova moto de entrada da marca alemã

Pequena street de 313 cm³ e 34 cavalos será fabricada em Manaus (AM) e chegará ao Brasil no segundo semestre de 2016


Aldo Tizzani e Arthur Caldeira

Agência INFOMOTO

16/11/2015 19h02

“O segmento de motos entre 125 e 500cc vai crescer significativamente até 2020, principalmente na Ásia e na América do Sul. E com a nossa abordagem premium vamos atrair novos clientes para a BMW Motorrad”, afirmou Stefan Schaller, presidente da BMW Motorrad, na apresentação oficial da versão final da G 310R, a primeira moto abaixo de 500cc da marca alemã. O modelo será vendido no Brasil em 2016.

Para o executivo da marca alemã, a BMW G 310 R é muito mais do que apenas outra motocicleta abaixo de 500cc. “Ela irá redefinir o seu segmento, pois é ideal para os jovens motociclistas, os novatos sobre duas rodas. E este novo conceito nos ajudará a ampliar nossa participação em potenciais de mercado”, explicou Schaller.

O modelo traz a identidade visual do conceito Stunt G 310, mostrado no Salão Duas Rodas 2015. Com um cilindro e ciclística refinada, a G 310 R traz design moderno, marcado por linhas angulosas – que lembram a naked S 1000 R - e peso concentrado na dianteira. A traseira alta, por sua vez, transmite esportividade, mas sem deixar de lado o conforto para a garupa.

Coração de um cilindro

A pequena BMW traz um inédito motor monocilíndrico de 313 cm³, com arrefecimento líquido, e comando duplo no cabeçote, que produz 34,4 cv de potência máxima a 9.100 rpm. O torque máximo é de 2,85 kgf.m a 7.500 rpm. Com duplo comando de válvulas e injeção eletrônica de combustível, o propulsor deve ser o mais econômico da família BMW. Segundo testes feitos pela marca alemã, o consumo médio é de 30 km/l.

O diferencial do motor fica por conta do posicionamento do cilindro, inclinado para trás, desenvolvido em construção "open-deck" e o cabeçote rotacionado em ângulo de 180 graus, já que o duto de admissão está posicionado à frente.

O motor, aliás, conta com câmbio de seis velocidades – com a última mais longa para rodar na estrada – e transmissão final por corrente. A BMW informa que o modelo pode chegar a 145 km/h de velocidade final.

Freios ABS de série

Na parte ciclística, o chassi tubular é feito em aço e traz garfo telescópico invertido com tubos de 41 mm na dianteira e 140mm de curso. O monoamortecedor traseiro é fixado diretamente na balança de alumínio e conta com curso de 131 mm. A balança é de alumínio. Segundo a marca, a curta distância entre-eixos – 1.374 mm – favorece a agilidade para manobras rápidas e mudanças de direção.

A pequena naked alemã tem rodas de liga-leve aro 17 polegadas, calçadas com pneus radiais nas medidas 110/70 R 17 (Diant.) e 150/60 R 17 (Tras.). A dianteira é equipada com disco simples de 300 mm de diâmetro, com pinça de fixação radial e cáliper de quatro pistões. Na traseira, pinça flutuante de dois pistões associada a um disco de 240 mm de diâmetro. De série, a moto traz sistema de freios antitravamento (ABS) de dois canais. Já o painel de instrumentos da G 310R tem como destaque o grande display de cristal líquido (LCD).

Produção na Índia e no Brasil

Desenvolvida pela BMW, a G 310R será fabricada na Índia pela TVS Motor Company – empresa que também é parceira da Dafra na produção da street Apache 160, à venda no Brasil. A pequena naked da BMW estará disponível em três cores: azul, branca e preta. A G 310R deverá fazer sua primeira aparição pública no Salão de Milão 2015, que abre as portas no dia 19 de novembro. No evento deverá ser divulgada a previsão de chegada do modelo às lojas e também o preço, pelo menos na Europa.

A BMW já confirmou a venda da pequena street de 300cc no Brasil a partir do segundo semestre de 2016. A G 310R será montada na planta da Dafra, em Manaus (AM). Alguns fãs da marca, mais puristas, podem torcer o nariz ao ver uma street de 300 ostentando o símbolo azul e branco. Mas se agradar o jovens é a chance da marca ampliar seu leque de consumidores e mantê-los fiéis por décadas.

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