Notícias

O diferencial do motor fica por conta do posicionamento do cilindro, inclinado para trás (Foto: Divulgação)

Novidade

BMW G 310R é o nova moto de entrada da marca alemã

Pequena street de 313 cm³ e 34 cavalos será fabricada em Manaus (AM) e chegará ao Brasil no segundo semestre de 2016


Aldo Tizzani e Arthur Caldeira

Agência INFOMOTO

16/11/2015 19h02

“O segmento de motos entre 125 e 500cc vai crescer significativamente até 2020, principalmente na Ásia e na América do Sul. E com a nossa abordagem premium vamos atrair novos clientes para a BMW Motorrad”, afirmou Stefan Schaller, presidente da BMW Motorrad, na apresentação oficial da versão final da G 310R, a primeira moto abaixo de 500cc da marca alemã. O modelo será vendido no Brasil em 2016.

Para o executivo da marca alemã, a BMW G 310 R é muito mais do que apenas outra motocicleta abaixo de 500cc. “Ela irá redefinir o seu segmento, pois é ideal para os jovens motociclistas, os novatos sobre duas rodas. E este novo conceito nos ajudará a ampliar nossa participação em potenciais de mercado”, explicou Schaller.

O modelo traz a identidade visual do conceito Stunt G 310, mostrado no Salão Duas Rodas 2015. Com um cilindro e ciclística refinada, a G 310 R traz design moderno, marcado por linhas angulosas – que lembram a naked S 1000 R - e peso concentrado na dianteira. A traseira alta, por sua vez, transmite esportividade, mas sem deixar de lado o conforto para a garupa.

Coração de um cilindro

A pequena BMW traz um inédito motor monocilíndrico de 313 cm³, com arrefecimento líquido, e comando duplo no cabeçote, que produz 34,4 cv de potência máxima a 9.100 rpm. O torque máximo é de 2,85 kgf.m a 7.500 rpm. Com duplo comando de válvulas e injeção eletrônica de combustível, o propulsor deve ser o mais econômico da família BMW. Segundo testes feitos pela marca alemã, o consumo médio é de 30 km/l.

O diferencial do motor fica por conta do posicionamento do cilindro, inclinado para trás, desenvolvido em construção "open-deck" e o cabeçote rotacionado em ângulo de 180 graus, já que o duto de admissão está posicionado à frente.

O motor, aliás, conta com câmbio de seis velocidades – com a última mais longa para rodar na estrada – e transmissão final por corrente. A BMW informa que o modelo pode chegar a 145 km/h de velocidade final.

Freios ABS de série

Na parte ciclística, o chassi tubular é feito em aço e traz garfo telescópico invertido com tubos de 41 mm na dianteira e 140mm de curso. O monoamortecedor traseiro é fixado diretamente na balança de alumínio e conta com curso de 131 mm. A balança é de alumínio. Segundo a marca, a curta distância entre-eixos – 1.374 mm – favorece a agilidade para manobras rápidas e mudanças de direção.

A pequena naked alemã tem rodas de liga-leve aro 17 polegadas, calçadas com pneus radiais nas medidas 110/70 R 17 (Diant.) e 150/60 R 17 (Tras.). A dianteira é equipada com disco simples de 300 mm de diâmetro, com pinça de fixação radial e cáliper de quatro pistões. Na traseira, pinça flutuante de dois pistões associada a um disco de 240 mm de diâmetro. De série, a moto traz sistema de freios antitravamento (ABS) de dois canais. Já o painel de instrumentos da G 310R tem como destaque o grande display de cristal líquido (LCD).

Produção na Índia e no Brasil

Desenvolvida pela BMW, a G 310R será fabricada na Índia pela TVS Motor Company – empresa que também é parceira da Dafra na produção da street Apache 160, à venda no Brasil. A pequena naked da BMW estará disponível em três cores: azul, branca e preta. A G 310R deverá fazer sua primeira aparição pública no Salão de Milão 2015, que abre as portas no dia 19 de novembro. No evento deverá ser divulgada a previsão de chegada do modelo às lojas e também o preço, pelo menos na Europa.

A BMW já confirmou a venda da pequena street de 300cc no Brasil a partir do segundo semestre de 2016. A G 310R será montada na planta da Dafra, em Manaus (AM). Alguns fãs da marca, mais puristas, podem torcer o nariz ao ver uma street de 300 ostentando o símbolo azul e branco. Mas se agradar o jovens é a chance da marca ampliar seu leque de consumidores e mantê-los fiéis por décadas.

Notcias relacionadas

Suzuki GSX-8T e GSX-8TT: O Retorno dos Clássicos Modernos com Estilo Retro

Dicas Imperdíveis para Motociclistas

Nova cor do modelo Zontes R350 chega ao Brasil

Novidades! Kawasaki Versys 1100 SE Grand Tourer 2026

Antecipando novidades! Kawasaki apresenta a nova Ninja ZX-4RR no Brasil: performance extrema em um quatro cilindros de 400cc

Yamaha MOTOROID2 ganha o prestigiado prêmio de design Red Dot

Festival Interlagos 2025: Seis Motocicletas Inovadoras que Prometem Agitar o Evento

A Nova Era da Mobilidade: 2W Motors Apresenta a Vespa e Piaggio no Brasil

A Revolução Sobre Duas Rodas: A BMW R 1300 GS Adventure Chega ao Brasil!

CADASTUR: A Importância da Regulamentação no Turismo

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados