Notícias

Novidades

BMW G 650 GS Sertão - Caipira do mundo

Com nome inspirado em região brasileira, o modelo G 650 GS Sertão tem vocação para rodar na terra, com suspensões de curso longo. Os freios contam com sistema ABS


Téo Mascarenhas

Estado de Minas

04/02/2012 18h11

Lançado mundialmente durante o Salão das Duas Rodas, em São Paulo, em outubro, o modelo G 650 GS Sertão, vai ser produzido em Berlim, na Alemanha, e também em Manaus, onde a irmã G 650 GS, da qual é derivado, é produzida em cooperação com a Dafra. Entretanto, somente estará disponível no mercado brasileiro no fim do primeiro semestre. O batismo, inclusive para o mercado europeu, é uma referência à grande região semiárida que ocupa extensa área dos rincões e interior brasileiro (incluindo o Norte de Minas), para caracterizar sua vocação robusta e fora de estrada.

Também é uma demonstração de prestígio de nosso mercado, que já é um dos principais da marca germânica. Entretanto, vai ser engraçado dar o troco e ouvir um alemão destroncando a língua para pronunciar o anasalado som do til, da palavra sertão, inexistente em seu idioma. A nova motocicleta é um desenvolvimento do modelo G 650 GS, com adaptações para encarar terrenos mais radicais. Para tanto, as suspensões foram reforçadas. Na dianteira, o sistema telescópico clássico, não invertido, com tubos de 41mm de diâmetro, que passou de 170mm de curso no modelo original, para 210mm de extensão no modelo Sertão.

ALTURA A suspensão traseira, do tipo mono, ganhou amortecedor com reservatório de nitrogênio e teve sua amplitude aumentada de 165mm para 210mm. A altura do banco também foi aumentada. No modelo original, o banco fica a 800mm do chão e no Sertão, a 860mm, com possibilidade de chegar, opcionalmente, a 900mm. A distância entre-eixos também foi alterada. Passou de 1.477mm para 1.484mm de comprimento para ganhar maior estabilidade em retas. As rodas também mudaram. Em vez de liga leve, as rodas da nova G 650 GS Sertão ganharam raiação, mais adequada para rodar em terrenos acidentados.

O diâmetro das rodas seguiu a nova orientação fora de estrada. Na dianteira, em vez de aro de 19 polegadas (mais adaptado para utilização também no asfalto), passou para 21 polegadas, capaz de enfrentar crateras e buracos. A roda traseira permaneceu com aro de 17 polegadas, mas ganhou pneus apropriados. Na dianteira, a medida passou de 110/80 para 90/90 e na traseira, de 140/80 para 130/80. A G 650 GS Sertão também está equipada com protetor de motor, o chamado peito de aço (só que em alumínio), protetores de mãos, um mini para-brisa mais alto e um novo para-lama dianteiro, com aplique de borracha na ponta.

Motor É o mesmo da G 650 GS original. Um cilindro, do tipo quatro tempos, equipado com quatro válvulas, refrigeração líquida e injeção eletrônica, que entrega 48cv a 6.500rpm e torque de 6,1kgfm a 4.500rpm. O motor projetado pela BMW é produzido pela austríaca Rotax, que utiliza os serviços da chinesa Loncin e chega desmontado a Manaus, junto com os outros componentes em CKD – inteiramente desmontado –, para ser montado aqui. Com as alterações, o peso em ordem de marcha, ou com a moto abastecida, aumentou um quilo, passando para 193kg.

O visual é mais agressivo, com a palavra sertão em destaque. Outra característica visual está nos escapes. Apesar de duplos, com saídas altas, apenas um é verdadeiro. No outro, fica o catalisador. O tanque também é falso e abriga o filtro de ar e parte elétrica. O verdadeiro fica sob o banco, rebaixando as massas, e comporta 14 litros. A G 650 GS Sertão também está equipada com cavalete central, aquecedor de punhos e sistema de freios ABS, que pode ser desligado para rodar na terra, e câmbio de cinco marchas. Na dianteira um disco de 300mm de diâmetro e na traseira, de 240mm. O preço sugerido é de R$ 32.800. Informações: Euroville (31) 3304-4140.

Notcias relacionadas

Argentina Implementa Faixa Exclusiva para Motos na Fronteira com o Brasil e Anuncia Modernização da Aduana em 2025

Acelere o Coração: Triumph Scrambler 400 XC 2026 Chega para Dominar Qualquer Terreno!

A Emoção em Duas Rodas: BMW F 900 R 2025 Chega ao Brasil para Dominar as Ruas

Suzuki GSX-8T e GSX-8TT: O Retorno dos Clássicos Modernos com Estilo Retro

Dicas Imperdíveis para Motociclistas

Nova cor do modelo Zontes R350 chega ao Brasil

Novidades! Kawasaki Versys 1100 SE Grand Tourer 2026

Antecipando novidades! Kawasaki apresenta a nova Ninja ZX-4RR no Brasil: performance extrema em um quatro cilindros de 400cc

Yamaha MOTOROID2 ganha o prestigiado prêmio de design Red Dot

Festival Interlagos 2025: Seis Motocicletas Inovadoras que Prometem Agitar o Evento

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados