Notícias
Novidade
O primeiro sistema de reconhecimento facial e visual do mundo oferece conforto e proteção contra roubo para futuras motocicletas BMW
Thiago Dantas
moto.com.br
A BMW Motorrad divulga no produto para diminuir os roubos das motocicletas da marca, conheça o iFace.
O BMW iFace é um sistema de reconhecimento facial que torna supérflua a chave de ignição anterior e complementa perfeitamente a tecnologia Keyless Go existente.
O sistema oferece o reconhecimento facial do rosto do motociclista e, também, uma comparação íris-córnea dos olhos para identificação definitiva. A tecnologia foi desenvolvida em cooperação com o professor Dr. Gerhard Lesjöh, chefe do principal instituto mundial de oftalmologia da Universidade de Munique.
COMO FUNCIONA O IFACE DA MOTOS BMW?
O reconhecimento facial utiliza a mais recente tecnologia 3D integrada no ultramoderno ecrã BMW Motorrad TFT, que não é visível do exterior. Isso é feito por meio de projeção de listras, uma tecnologia usada há muitos anos, por exemplo, em engenharia reversa. Com o capacete removido, o rosto é escaneado tridimensionalmente e biometricamente.
Essa imagem tridimensional é comparada com um registro de dados armazenado no sistema. Se a calibração for positiva, a ignição, trava da direção e outras funções de travamento são liberadas e o motociclista pode dar a partida na motocicleta. Como a varredura 3D funciona com varredura infravermelha, esse tipo de reconhecimento facial também funciona no escuro.
BMW - Divulgação
PARA TER MAIS SEGURANÇA: ESCANEAMENTO DE ÍRIS E CÓRNEA DOS OLHOS
O BMW iFace opera como um sistema duplo para atingir o mais alto nível de conforto e segurança. Por exemplo, o motociclista pode ser autenticado usando reconhecimento facial (sem capacete) ou por escaneamento de íris e córnea dos olhos.
Esse tipo de autenticação permite que o sistema identifique o motociclista mesmo com o capacete colocado, pois apenas a íris e a córnea são escaneadas e comparadas com os dados armazenados no sistema. E também funciona na escuridão.
Além disso, um filtro de polarização especial permite o processo de escaneamento mesmo através de viseiras fortemente coloridas e até mesmo espelhadas, diferentes tipos de óculos e lentes de contato. O motociclista insere o tipo de viseira e auxílio visual que está usando no visor antes do processo de digitalização usando as funções de menu correspondentes.
Em caso de tentativa de roubo, o BMW iFace se comunica com o serviço eletrônico de emergência eCall. O Call Center da BMW Motorrad não apenas recebe uma mensagem correspondente sobre a tentativa de roubo por meio de um código especial, mas os dados do escaneamento (face ou escaneamento ocular) e os dados da posição geográfica atual são transmitidos paralelamente ao banco de dados central internacional da Polícia Federal .
QUANDO CHEGA ÀS MOTOS?
O BMW iFace será apresentado em um dos próximos salões em 2023 e será usado inicialmente nos modelos BMW Motorrad Boxer.
Notcias relacionadas
Novidades! Kawasaki Versys 1100 SE Grand Tourer 2026
Yamaha MOTOROID2 ganha o prestigiado prêmio de design Red Dot
Festival Interlagos 2025: Seis Motocicletas Inovadoras que Prometem Agitar o Evento
A Nova Era da Mobilidade: 2W Motors Apresenta a Vespa e Piaggio no Brasil
A Revolução Sobre Duas Rodas: A BMW R 1300 GS Adventure Chega ao Brasil!
CADASTUR: A Importância da Regulamentação no Turismo
Novas regras para entrada na Argentina
BMW Motorrad Lança Festival de Vendas GS: Um Ano de Seguro Grátis e Condições Imperdíveis
Pré-venda: Nova BMW S 1000 RR tem 210 cv de potência e melhorias para ficar ainda mais ágil
Todos os Direitos Reservados