Notícias

BMW lança mais duas versões para a cruiser R 18

A B é uma bagger com estilo mais jovial para trajetos curtos e a Transcontinental, uma configuração mais completa para uso em viagens longas


Roberto Dutra

Mototour

04/08/2021 17h46

A BMW lançou duas novas versões da cruiser R 18: a R 18 B e a R 18 Transcontinental. A primeira é uma bagger de aspecto mais despojado e jovial, teoricamente voltada para trajetos mais curtos. A segunda, uma touring completíssima feira para viagens longas.

As duas têm endereço certo: o mercado americano, o principal no mundo para esse tipo de moto. Lá, vão brigar com as Harley-Davidson Ultra Limited e Street Glide, as Indian Chieftain e Roadmaster e a Honda GL 1.800 Gold Wing, entre outras.

Mesmo diferentes, as duas têm muito recheio. A Transcontinental vem de fábrica com carenagem dianteira e para-brisa alto, defletores de vento, flaps laterais, faróis auxiliares, som da grife Marshall, barras protetoras de motor, baús laterais para 27 litros cada, top case traseiro com encosto tipo poltrona para garupa e capacidade para 48 litros, pedaleiras plataforma e aquecimento de bancos e punhos, entre outros itens. O motor é pintado na cor cinza clara e tem detalhes cromados - o mesmo acabamento aplicado nas bengalas da suspensão dianteira e nas rodas de liga leve.

Já a bagger R 18 B tem carenagem igual, mas recebe para-brisa mais baixo, banco com desenho tipo badlander e baús laterais. Aquecidos, só os punhos. Motor, cabeçotes, bengalas e rodas são pintados na cor preta.

Nas duas o painel tem quatro relógios analógicos e uma telona de TFT de 10,2 polegadas, que exibe desde mapas de navegação de GPS até informações da conectividade que pode ser feita por pareamento com o smartphone do condutor.

Ambas também compartilham chassi, iluminação full-LED, tanque para 24 litros de combustível e motor. Este é o "big boxer", apelido dado por ser o dois cilindros contrapostos mais potente já feito pela BMW. Tem 1.802cm³ de capacidade cúbica e rende 91cv de potência a 4.750rpm e torque de 16,1kgfm a 3.000rpm.

O câmbio tem seis marchas e a secundária é feita por eixo cardã, apoiado em balança dupla convencional. A suspensão traseira é monochoque com ajuste automático de altura em função da carga e os freios, a disco duplo na frente e simples atrás, com ABS.

As duas ainda trazem mimos como controle automático de velocidade de dois modos: o normal, que mantém a mesma aceleração em quaisquer circunstâncias, e o Active, que acelera e desacelera de acordo com obstáculos identificados por sensores instalados na carenagem dianteira, que funcionam como radares.

Além disso, há outros assistentes à pilotagem, como três modos de condução (batizados de rain, rock e roll!), controles de tração e de estabilidade, assistente de partida em rampas e marcha a ré elétrica.

Confira abaixo mais fotos das duas novas versões da R 18:

Notcias relacionadas

Viagem de moto nas férias: o guia definitivo para evitar problemas na estrada

VOGE prepara estreia no Brasil em 2026 e entra de vez no radar do mercado premium

Honda Africa Twin 2026 amplia sua versatilidade com foco renovado em estrada e aventura

CFMOTO IBEX 700 chega em 2026 com proposta ousada: tecnologia premium por preço de 500 cc

SBM 600V: a Shineray sobe o nível e entra no território das customs de média cilindrada

Yamaha Ténéré 900 segue sem confirmação oficial, mas já domina as discussões no mundo adventure

Honda XL750 Transalp 2026 resgata a lenda com tecnologia avançada e vocação para aventura total

Honda NC750X 2026 evolui em tecnologia, conforto e consciência ambiental

Moto Morini traça rota de expansão nacional e mira liderança entre marcas premium até 2026

Pneus de moto: os erros que parecem inofensivos — e podem custar muito caro

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados