Notícias

Novidades

BMW R 1200 GS 2013 Milagre da água

Totalmente modernizado, o novo modelo da marca alemã adotou a refrigeração líquida no motor, muita eletrônica, mas conservou a arquitetura de dois cilindros do tipo boxer


Téo Mascarenhas

G1

11/10/2012 10h02

Totalmente modernizado, o novo modelo da marca alemã adotou a refrigeração líquida no motor, muita eletrônica, mas conservou a arquitetura de dois cilindros do tipo boxer

O modelo mais vendido da BMW, a R 1200 GS, ganhou uma completa modernização em sua versão 2013, que foi apresentada no Salão de Colônia (Intermot), na Alemanha, no dia 2. O motor conservou a tradicional arquitetura de dois cilindros contrapostos (ou boxer), mas finalmente ganhou o tão aguardado sistema de refrigeração líquida. A reforma geral incluiu itens como quadro, visual e eletrônica embarcada, que também foram revistos e modernizados. O primeiro modelo GS, ainda com motor de 800cm³ de cilindrada, foi lançado em 1980, com a missão de ser um modelo versátil. Daí o batismo GS, que significa geland strasse, ou campo e cidade, em português. O modelo seguiu evoluindo até 2004, ano da última atualização.

O motor passou de 1.130cm³ para os atuais 1.170cm³, perdeu mais de 30 quilos e ganhou linhas mais contemporâneas. Nove anos e 170 mil unidades vendidas depois, a R 1200 GS ganha mais uma geração a partir de 2013. Espécie de marca registrada da montadora, o motor boxer refrigerado a ar vinha “sofrendo” para cumprir as exigências ambientais de emissões, cada vez mais severas. A refrigeração líquida garante o enquadramento com folga, porém a engenharia dividiu o arrefecimento, mantendo também o antigo, com as aletas nos cilindros para não descaracterizar o seu “carro-chefe”. O novo sistema de refrigeração líquida atua com precisão somente nas partes mais críticas e os pequenos radiadores ficam camuflados nas laterais.

ELETRÔNICA Os ajustes no motor, com 1.170cm³, que desenvolve 125cv potência (a 7.700rpm) e torque de 12,7kgfm (a 6.500 rpm), com quatro válvulas por cilindro e refrigeração a água e ar, incluíram um acelerador eletrônico e nada menos do que cinco tipos de mapeamento diferentes (opcional), que prevê também a utilização na terra: o modo Rain (ou chuva) é para pisos escorregadios; o Road, para as estradas; o Dynamic aproveita toda a força do motor; o Enduro é para terra; e o Enduro Pró, para situações ainda mais adversas. O novo modelo conta também com sistema de controle de estabilidade (ASC), que age com o acelerador e com os mapeamentos do motor, e também é opcional.

O pacote inclui ainda suspensões ajustadas eletronicamente (sistema do tipo semiativo), conforme o peso do piloto, passageiro e bagagem, além das condições do piso. Na dianteira, ela tem o sistema Telelever, que não afunda nas frenagens; e na traseira, o EVO Paralever. No processo de modernização da versão 2013, a transmissão final por eixo cardã (onde fica ancorada a suspensão traseira) mudou de lado. Passou do lado direito para o esquerdo, invertendo a posição com o escapamento, que ganhou também nova válvula interna. O quadro também foi alterado. Com arquitetura em tubos de aço, ganhou novas fixações e desenho, aumentando a rigidez e aproveitando o motor como parte da estrutura.

AJUSTES Os freios têm sistema ABS de série, com dois discos perfurados (de 305mm de diâmetro) e pinças Brembo radiais na dianteira; e um disco simples com 276mm de diâmetro na traseira. O novo modelo aumentou a distância livre do solo em 8mm. Para maior conforto do piloto, o seu assento pode ser regulado em inclinação e altura do solo (entre 850mm e 870mm). Já o assento do passageiro pode ser ajustado na distância para o piloto. O guidão também pode ser ajustado em altura. Outra novidade no modelo R 1200 GS versão 2013 é o para-brisas com ajuste elétrico, que na versão anterior era manual. Toda as operações eletrônicas são facilmente acionadas por comandos no guidão.

O visual ficou mais moderno. O para-lamas dianteiro ganhou novos recortes. O conjunto óptico dianteiro ficou mais potente com luzes de LED. O painel também foi modificado e inclui tela digital com computador de bordo e piloto automático (opcional) para longas viagens. As rodas podem ser em liga leve ou raiadas, que são mais apropriadas para percursos fora de estrada, e calçadas com novos pneus mais largos. O aro dianteiro tem 19 polegadas de diâmetro, com pneus de medida 120/70. Na traseira, o aro tem 17 polegadas de diâmetro com pneu de medida 170/60. O tanque comporta 20 litros, o câmbio tem seis velocidades e o peso em ordem de marcha ou abastecida é de 238 quilos. O modelo vai chegar oficialmente ao Brasil, mas ainda não tem data e preço definidos.

O banco do piloto pode ser ajustado na altura e inclinação

Notcias relacionadas

Bee lança modelo MiniTrail para avançar pelo interior do Brasil

CFMOTO Prepara Terreno para sua Entrada o Mercado Brasileiro de Motos

Harley-Davidson Revela a Revolucionária Linha Cruiser 2025 com Motorização Potente

Bajaj Inova com a Nova Cor da Dominar 400: Vermelho Canyon Red Chega para Agitar

BMW R 1300 GS Adventure: Pré-venda Imperdível da Motocicleta Mais Avançada do Brasil!

BMW R 1300 GS Adventure: A Nova Era das Motocicletas Começa no Brasil

Triumph Alcança Marco Inédito: 70 Mil Motocicletas Produzidas no Brasil

CFMoto Desbrava o Brasil com a Nova 450MT: A Aventura Começa!

Quem Precisa Declarar Moto no Imposto de Renda?

Yamaha Ténéré 700: Pré-venda Esgotada em 25 Minutos!

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados