Notícias

Novidades

BMW R 1200 GS 2013 Milagre da água

Totalmente modernizado, o novo modelo da marca alemã adotou a refrigeração líquida no motor, muita eletrônica, mas conservou a arquitetura de dois cilindros do tipo boxer


Téo Mascarenhas

G1

11/10/2012 10h02

Totalmente modernizado, o novo modelo da marca alemã adotou a refrigeração líquida no motor, muita eletrônica, mas conservou a arquitetura de dois cilindros do tipo boxer

O modelo mais vendido da BMW, a R 1200 GS, ganhou uma completa modernização em sua versão 2013, que foi apresentada no Salão de Colônia (Intermot), na Alemanha, no dia 2. O motor conservou a tradicional arquitetura de dois cilindros contrapostos (ou boxer), mas finalmente ganhou o tão aguardado sistema de refrigeração líquida. A reforma geral incluiu itens como quadro, visual e eletrônica embarcada, que também foram revistos e modernizados. O primeiro modelo GS, ainda com motor de 800cm³ de cilindrada, foi lançado em 1980, com a missão de ser um modelo versátil. Daí o batismo GS, que significa geland strasse, ou campo e cidade, em português. O modelo seguiu evoluindo até 2004, ano da última atualização.

O motor passou de 1.130cm³ para os atuais 1.170cm³, perdeu mais de 30 quilos e ganhou linhas mais contemporâneas. Nove anos e 170 mil unidades vendidas depois, a R 1200 GS ganha mais uma geração a partir de 2013. Espécie de marca registrada da montadora, o motor boxer refrigerado a ar vinha “sofrendo” para cumprir as exigências ambientais de emissões, cada vez mais severas. A refrigeração líquida garante o enquadramento com folga, porém a engenharia dividiu o arrefecimento, mantendo também o antigo, com as aletas nos cilindros para não descaracterizar o seu “carro-chefe”. O novo sistema de refrigeração líquida atua com precisão somente nas partes mais críticas e os pequenos radiadores ficam camuflados nas laterais.

ELETRÔNICA Os ajustes no motor, com 1.170cm³, que desenvolve 125cv potência (a 7.700rpm) e torque de 12,7kgfm (a 6.500 rpm), com quatro válvulas por cilindro e refrigeração a água e ar, incluíram um acelerador eletrônico e nada menos do que cinco tipos de mapeamento diferentes (opcional), que prevê também a utilização na terra: o modo Rain (ou chuva) é para pisos escorregadios; o Road, para as estradas; o Dynamic aproveita toda a força do motor; o Enduro é para terra; e o Enduro Pró, para situações ainda mais adversas. O novo modelo conta também com sistema de controle de estabilidade (ASC), que age com o acelerador e com os mapeamentos do motor, e também é opcional.

O pacote inclui ainda suspensões ajustadas eletronicamente (sistema do tipo semiativo), conforme o peso do piloto, passageiro e bagagem, além das condições do piso. Na dianteira, ela tem o sistema Telelever, que não afunda nas frenagens; e na traseira, o EVO Paralever. No processo de modernização da versão 2013, a transmissão final por eixo cardã (onde fica ancorada a suspensão traseira) mudou de lado. Passou do lado direito para o esquerdo, invertendo a posição com o escapamento, que ganhou também nova válvula interna. O quadro também foi alterado. Com arquitetura em tubos de aço, ganhou novas fixações e desenho, aumentando a rigidez e aproveitando o motor como parte da estrutura.

AJUSTES Os freios têm sistema ABS de série, com dois discos perfurados (de 305mm de diâmetro) e pinças Brembo radiais na dianteira; e um disco simples com 276mm de diâmetro na traseira. O novo modelo aumentou a distância livre do solo em 8mm. Para maior conforto do piloto, o seu assento pode ser regulado em inclinação e altura do solo (entre 850mm e 870mm). Já o assento do passageiro pode ser ajustado na distância para o piloto. O guidão também pode ser ajustado em altura. Outra novidade no modelo R 1200 GS versão 2013 é o para-brisas com ajuste elétrico, que na versão anterior era manual. Toda as operações eletrônicas são facilmente acionadas por comandos no guidão.

O visual ficou mais moderno. O para-lamas dianteiro ganhou novos recortes. O conjunto óptico dianteiro ficou mais potente com luzes de LED. O painel também foi modificado e inclui tela digital com computador de bordo e piloto automático (opcional) para longas viagens. As rodas podem ser em liga leve ou raiadas, que são mais apropriadas para percursos fora de estrada, e calçadas com novos pneus mais largos. O aro dianteiro tem 19 polegadas de diâmetro, com pneus de medida 120/70. Na traseira, o aro tem 17 polegadas de diâmetro com pneu de medida 170/60. O tanque comporta 20 litros, o câmbio tem seis velocidades e o peso em ordem de marcha ou abastecida é de 238 quilos. O modelo vai chegar oficialmente ao Brasil, mas ainda não tem data e preço definidos.

O banco do piloto pode ser ajustado na altura e inclinação

Notcias relacionadas

Shibuya Garage Leva o Brasil às Finais do Triumph Originals 2025

Argentina Implementa Faixa Exclusiva para Motos na Fronteira com o Brasil e Anuncia Modernização da Aduana em 2025

Acelere o Coração: Triumph Scrambler 400 XC 2026 Chega para Dominar Qualquer Terreno!

A Emoção em Duas Rodas: BMW F 900 R 2025 Chega ao Brasil para Dominar as Ruas

Suzuki GSX-8T e GSX-8TT: O Retorno dos Clássicos Modernos com Estilo Retro

Dicas Imperdíveis para Motociclistas

Nova cor do modelo Zontes R350 chega ao Brasil

Novidades! Kawasaki Versys 1100 SE Grand Tourer 2026

Antecipando novidades! Kawasaki apresenta a nova Ninja ZX-4RR no Brasil: performance extrema em um quatro cilindros de 400cc

Yamaha MOTOROID2 ganha o prestigiado prêmio de design Red Dot

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados