Notícias

BMW R 1200 GS autônoma acelera, faz curvas e até freia sozinha Divulgação (Foto: Divulgação)

Novidade

BMW R 1200 GS autônoma acelera, faz curvas e até freia sozinha

Primeira motocicleta completamente autônoma do mundo, bigtrail alemã serve de laboratório para testar controles mais avançados


Arthur Caldeira / Agência Infomoto

Agência Infomoto

13/09/2018 18h06

A BMW apresentou sua primeira moto autônoma durante o BMW Motorrad Techday 2018, realizado na última semana. O modelo, uma BMW R 1200 GS, deu algumas voltas sem piloto e “sozinha” para um grupo de jornalistas no campo de testes da marca em Miramas, no sul da França.

Desenvolvido pelo engenheiro de pós-graduação Stefan Hans e sua equipe, a R 1200 GS se movimenta de forma totalmente independente sem nenhum piloto. A moto acelera, dá voltas em uma pista de testes e desacelera de forma independente até parar.

Segundo a BMW, o projeto inovador não pretende, de forma alguma, dar origem a uma motocicleta completamente autônoma e independente. O objetivo do protótipo é reunir conhecimento com relação à dinâmica de direção de uma moto para detectar precocemente situações perigosas e, assim, apoiar o motociclista com sistemas de segurança apropriados ao passar em cruzamentos ou ao frear repentinamente, por exemplo.

As novas tecnologias devem servir como uma plataforma para o desenvolvimento de futuros sistemas e funções para tornar o motociclismo ainda mais seguro, mais confortável e aumentar o prazer de dirigir.

Comunicação carro e moto

A BMW Motorrad aproveitou o evento também para demonstrar como o ritmo acelerado da digitalização deverá mudar o futuro das motos. A ideia é levar em consideração as necessidades de veículos de duas rodas para o mundo de transporte de amanhã.

Uma parte importante do futuro dos meios de transporte passa pela comunicação V2V (vehicle-to-vehicle) entre os veículos. A demonstração prática do sistema ConnectedRide da BMW se utiliza da comunicação entre moto e carro para evitar acidentes.Além de um assistente de cruzamento e de curva à esquerda, o protótipo ConnectedRide (pilotagem conectada) possui outros sistemas projetados para evitar acidentes entre motocicletas e carros de passageiros.

Em um cruzamento, por exemplo, outros carros que poderiam ignorar a passagem preferencial são avisados, assim como o próprio motociclista. Esta situação perigosa é detectada e medidas de alerta são iniciadas graças à Comunicação Veículo-a-Veículo (V2V), com base em um padrão de comunicação entre fabricantes e localização de alta precisão por meio do Sistema Global Diferencial de Navegação por Satélite.

Notcias relacionadas

2026 está chegando. Mas você sabe quais motos são reais — e quais são só conversa?

Viagem de moto nas férias: o guia definitivo para evitar problemas na estrada

VOGE prepara estreia no Brasil em 2026 e entra de vez no radar do mercado premium

Honda Africa Twin 2026 amplia sua versatilidade com foco renovado em estrada e aventura

CFMOTO IBEX 700 chega em 2026 com proposta ousada: tecnologia premium por preço de 500 cc

SBM 600V: a Shineray sobe o nível e entra no território das customs de média cilindrada

Yamaha Ténéré 900 segue sem confirmação oficial, mas já domina as discussões no mundo adventure

Honda XL750 Transalp 2026 resgata a lenda com tecnologia avançada e vocação para aventura total

Honda NC750X 2026 evolui em tecnologia, conforto e consciência ambiental

Moto Morini traça rota de expansão nacional e mira liderança entre marcas premium até 2026

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados