Notícias
Novidades
Conceito baseado na bigtrail BMW R 1200GS, mostrado no Salão de Milão, ganha tração nas duas rodas com motor elétrico no eixo dianteiro
Arthur Caldeira / Agência INFOMOTO
Agência INFOMOTO
Famosa entre os aventureiros, a BMW R 1200GS é uma das motos com maior vocação para longas viagens seja qual for o caminho. Mas sempre há quem enxergue uma maneira de aprimorar a renomada bigtrail. Foi esse o caso da Wunderlich, empresa alemã especialista em acessórios e peças aftermarket para as motos BMW. Com o objetivo de ampliar ainda mais as capacidades off-road da R 1200GS, a Wunderlich apresentou no Salão de Milão, o conceito batizado de “X2”.
A BMW R 1200GS X2 construída pela Wunderlich conta com um motor elétrico de 7,6 kW, instalado no eixo dianteiro, que transforma a bigtrail alemã em uma moto com tração nas duas rodas. “Queríamos mostrar do que somos capazes e também definir novos parâmetros com nosso conceito”, revelou o CEO da Wunderlich, Frank Hoffman.
Totalmente independente do conjunto motriz do boxer de 1200cc com refrigeração líquida, o motor elétrico funciona mesmo com a moto desligada: há uma pequena bateria sob o freio dianteiro que alimenta o motor e utiliza a frenagem regenerativa para ser recarregada.
Marcha a ré
O pequeno motor produz cerca de 10 cv de potência e pode levar a BMW R 1200GS a até 20 km/h para frente. Isso mesmo, o motor também adicionou uma marcha a ré que empurra a enorme bigtrail a até 3 km/h para trás: um excelente auxílio quando você estiver atolado em algum lugar ou estacioná-la na descida.
As vantagens da tração 2x2 já são conhecidas nas motos, principalmente no off-road. Com a roda dianteira também puxando a moto, evita-se que a frente afunde em atoleiros ou na areia. Também é possível sair com mais rapidez das curvas e evitar derrapagens. Entretanto, a complexidade de outras experiências com sistemas hidráulicos, como a Yamaha já tentou no passado, ou com engrenagens, como ainda aposta a americana Christini, faz dessa BMW da Wunderlich uma nova tentativa muito interessante. O sistema pesa cerca de 8 kg – o que exigiu adaptações no chassi da BMW - e é simples de ser operado, além de contar com uma bateria independente. Uma ideia simples, porém genial.
Ainda não há preço ou previsão de quando e se o sistema será comercializado pela empresa. Entretanto, pelo sucesso que fez, parece ser uma excelente ideia para um kit que transforma a bigtrail R 1200GS em uma moto ainda mais aventureira.
Notcias relacionadas
Suzuki GSX-8T e GSX-8TT: O Retorno dos Clássicos Modernos com Estilo Retro
Dicas Imperdíveis para Motociclistas
Nova cor do modelo Zontes R350 chega ao Brasil
Novidades! Kawasaki Versys 1100 SE Grand Tourer 2026
Yamaha MOTOROID2 ganha o prestigiado prêmio de design Red Dot
Festival Interlagos 2025: Seis Motocicletas Inovadoras que Prometem Agitar o Evento
A Nova Era da Mobilidade: 2W Motors Apresenta a Vespa e Piaggio no Brasil
A Revolução Sobre Duas Rodas: A BMW R 1300 GS Adventure Chega ao Brasil!
Todos os Direitos Reservados