Notícias
Novidades
Conceito baseado na bigtrail BMW R 1200GS, mostrado no Salão de Milão, ganha tração nas duas rodas com motor elétrico no eixo dianteiro
Arthur Caldeira / Agência INFOMOTO
Agência INFOMOTO
Famosa entre os aventureiros, a BMW R 1200GS é uma das motos com maior vocação para longas viagens seja qual for o caminho. Mas sempre há quem enxergue uma maneira de aprimorar a renomada bigtrail. Foi esse o caso da Wunderlich, empresa alemã especialista em acessórios e peças aftermarket para as motos BMW. Com o objetivo de ampliar ainda mais as capacidades off-road da R 1200GS, a Wunderlich apresentou no Salão de Milão, o conceito batizado de “X2”.
A BMW R 1200GS X2 construída pela Wunderlich conta com um motor elétrico de 7,6 kW, instalado no eixo dianteiro, que transforma a bigtrail alemã em uma moto com tração nas duas rodas. “Queríamos mostrar do que somos capazes e também definir novos parâmetros com nosso conceito”, revelou o CEO da Wunderlich, Frank Hoffman.
Totalmente independente do conjunto motriz do boxer de 1200cc com refrigeração líquida, o motor elétrico funciona mesmo com a moto desligada: há uma pequena bateria sob o freio dianteiro que alimenta o motor e utiliza a frenagem regenerativa para ser recarregada.
Marcha a ré
O pequeno motor produz cerca de 10 cv de potência e pode levar a BMW R 1200GS a até 20 km/h para frente. Isso mesmo, o motor também adicionou uma marcha a ré que empurra a enorme bigtrail a até 3 km/h para trás: um excelente auxílio quando você estiver atolado em algum lugar ou estacioná-la na descida.
As vantagens da tração 2x2 já são conhecidas nas motos, principalmente no off-road. Com a roda dianteira também puxando a moto, evita-se que a frente afunde em atoleiros ou na areia. Também é possível sair com mais rapidez das curvas e evitar derrapagens. Entretanto, a complexidade de outras experiências com sistemas hidráulicos, como a Yamaha já tentou no passado, ou com engrenagens, como ainda aposta a americana Christini, faz dessa BMW da Wunderlich uma nova tentativa muito interessante. O sistema pesa cerca de 8 kg – o que exigiu adaptações no chassi da BMW - e é simples de ser operado, além de contar com uma bateria independente. Uma ideia simples, porém genial.
Ainda não há preço ou previsão de quando e se o sistema será comercializado pela empresa. Entretanto, pelo sucesso que fez, parece ser uma excelente ideia para um kit que transforma a bigtrail R 1200GS em uma moto ainda mais aventureira.
Notcias relacionadas
2026 está chegando. Mas você sabe quais motos são reais — e quais são só conversa?
Viagem de moto nas férias: o guia definitivo para evitar problemas na estrada
VOGE prepara estreia no Brasil em 2026 e entra de vez no radar do mercado premium
Honda Africa Twin 2026 amplia sua versatilidade com foco renovado em estrada e aventura
CFMOTO IBEX 700 chega em 2026 com proposta ousada: tecnologia premium por preço de 500 cc
SBM 600V: a Shineray sobe o nível e entra no território das customs de média cilindrada
Yamaha Ténéré 900 segue sem confirmação oficial, mas já domina as discussões no mundo adventure
Honda XL750 Transalp 2026 resgata a lenda com tecnologia avançada e vocação para aventura total
Honda NC750X 2026 evolui em tecnologia, conforto e consciência ambiental
Moto Morini traça rota de expansão nacional e mira liderança entre marcas premium até 2026
Todos os Direitos Reservados