Notícias
Aguardada custom alemã chega aos EUA com preço inicial de R$ 87.475 (em conversão direta...)
Roberto Dutra
BMW
Eis que surge, finalmente e oficialmente, a versão final da esperada BMW R18. A custom aguardada no mundo inteiro chega apenas na cor preta e com preço inicial de US$ 17.495 na versão básica. Há uma versão First Edition, com acabamento mais caprichado, cujo preço pode passar dos US$ 20 mil (preços para os Estados Unidos). Convertendo diretamente com um dólar camarada de R$ 5, vamos a valores de R$ 87.475 a R$ 100 mil - ou seja, quando chegarem ao Brasil, com taxas e afins, podemos esperar um preço inicial na casa dos R$ 120 mil...
O visual é baixo, comprido e charmoso. Relativamente simples até, na medida em que os detalhes bacanas exigem olhos atentos para serem notados. Caso do eixo cardã à mostra, da curva na alavanca do pedal do freio e, claro, do lindíssimo tanque de medidas harmoniosas e capacidade para 16 litros de combustível. O lindo painel fica à frente do guidom, sobre a carcaça do farol. É composto por um único reloginho, tem visual vintage e o charme da inscrição "Berlin built" (feito em Berlim).
Os escapes, porém, destoam um bocado - são estranhas as ponteiras meio ovaladas, com volumes irregulares. Pilotos de motos custom mais ortodoxos não vão gostar da posição das pedaleiras, recuadas por causa das tampas dos cabeçotes. Comando avançado aqui, nem pensar...
Mais custos
Se o caro leitor achou os preços altos, prepare-se para mais sustos. Como a moto vem "peladinha", há pacotes de opcionais. O pacote First Edition, de US$ 2.150, inclui pintura na cor preta Black Storm Metallic (preto brilhoso) e vários componentes cromados (tampas dos cabeçotes, por exemplo). Já o pacote Premium embute, por mais US$ 1.450, controle eletrônico de partida em ladeiras, marcha a ré elétrica e farol com lâmpada mais forte e/ou adaptativo. E há um terceiro pacote, o Select Package, que é mais modesto: por US$ 225, inclui tampa do tanque com chave, alarme anti-furto e punhos aquecidos.
Outros recursos, como banco e pedaleiras de garupa e assento elevado para o piloto, também podem ser incluídos por fora - por US$ 250, cada, em média. A moto também nasce com uma enorme linha de acessórios ao estilo da rival americana Harley-Davidson: punhos especiais, aros de farol, mata-cachorro, escapes, rodas, manetes, risers, guidons seca-suvaco, sissy-bars, bagageiros, para-brisas, tampas para os burrinhos dos freios e afins, todos personalizados. Apesar dos preços aparentemente altos, as encomendas (pre-order) dos primeiros lotes nos Estados Unidos já se esgotaram. Em apenas um dia...
Herança genética
Inspirada na linda BMW R5 de 1936, a R18 é empurrada por um motor de dois cilindros contrapostos e refrigerado a ar e óleo. Tem 1.802cm³ de capacidade cúbica, 91cv de potência a 4.750rpm e 16,3kgfm de torque. O câmbio tem seis marchas com secundária por eixo cardã. As suspensões são tradicionais, com garfos telescópicos na frente e um monochoque atrás, escondido ao estilo "rabo duro". Segundo a BMW, a R18 chega à velocidade máxima de 177km/h.
Os pneus têm medidas 120/70 R19 na frente e 180/65 R16 atrás, enquanto os freios têm disco duplo na frente, com 300m cada, e disco simples atrás, também com 300mm. Ambos agregam quatro pistões e ABS. Com compridos 2,43m de comprimento, a R18 pesa 345kg em ordem de marcha, mas sua pilotagem será fácil até para pilotos baixinhos: o banco está a apenas 70cm do solo - distância menor que em muitas motoquinhas urbanas.
Notcias relacionadas
Nova cor do modelo Zontes R350 chega ao Brasil
Novidades! Kawasaki Versys 1100 SE Grand Tourer 2026
Yamaha MOTOROID2 ganha o prestigiado prêmio de design Red Dot
Festival Interlagos 2025: Seis Motocicletas Inovadoras que Prometem Agitar o Evento
A Nova Era da Mobilidade: 2W Motors Apresenta a Vespa e Piaggio no Brasil
A Revolução Sobre Duas Rodas: A BMW R 1300 GS Adventure Chega ao Brasil!
CADASTUR: A Importância da Regulamentação no Turismo
Novas regras para entrada na Argentina
BMW Motorrad Lança Festival de Vendas GS: Um Ano de Seguro Grátis e Condições Imperdíveis
Todos os Direitos Reservados