Notícias

BMW C Evolution (Foto: Divulgação) (Foto: Divulgação)

Novidades

BMW revela seu 1º scooter elétrico de produção no Salão de Frankfurt

Modelo tem velocidade máxima de 120 km/h e 47 cavalos de potência. Autonomia chega até 100 km e sistema regenera energia em movimento.


G1

16/09/2013 09h43

A BMW revelou nesta terça-feira (10), na Alemanha, a versão final de produção de seu primeiro scooter elétrico para produção, o C Evolution. O modelo é baseado no protótipo Concept e. de 2011 e segundo a empresa será o começo de um novo capítulo para a mobilidade urbana para a BMW.

Em 2013, outra fabricante tradicional de motos, a austríaca KTM, também entrou no segmento dos scooters movidos à eletricidade, o esportivo E-Speed, apresentado ainda como conceito.

Ainda sem data para chegar às lojas, o C Evolution chega a 120 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente) e seu motor rende 47 cavalos de potência. Autonomia é de cerca de 100 km e carga leva 4 horas para ser completa recarregando em tomada de 220 V.

De acordo com a BMW, a aceleração do scooter é superior ao de modelos convencionais de 600 cilindradas ou mais. Dados da fabricante apontam que o veículo faz de 0 a 50 km/h em 2,7 segundo e de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos.

Apesar do sistema de propulsão diferenciado, o visual do Evolution não esconde a inspiração nos scooters movidos à gasolina da BMW. Semelhanças com as linhas de C 600 Sport e C 650 GT são nítidas.

Regeneração de energia

Para impulsionar o motor, o modelo utiliza bateria de íon-lítio de alta voltagem, com capacidade de 8 kWh. Com refrigeração líquida, o propulsor transmite a força para a roda traseira através de correia.

O C Evolution disponibiliza 4 opções de entrega de potência: Road, Eco Pro, Sail e Dynamic. Além de oferecer modos de maior e menor consumo, o scooter traz inédito sistema de recuperação de energia, quando freia ou mesmo ao cessar o acelerador. O grau de regeneração, vai variar de acordo com o modo escolhido.

No Road, por exemplo, fica disponível a aceleração máxima do C e cerca de 50% da energia é recuperada ao deter o acelerador e 100% ao frear. No Eco Pro, a energia é poupada ao limitar a força do scooter, mas o seu nível de recuperação é o máximo.

Escolhendo a opção Sail, a energia não será recuperada ao parar de acelerar, deixando o veículo deslizar livremente. Para completar, a opção Dynamic combina potência plena, com alto grau de recuperação.

Scooter não tem chassi convencional

Outra novidade empregada no C Evolution está em sua base, que não faz uso de um chassi tradicional. Na verdade, o conjunto fica ancorado na caixa de bateria central, feita de alumínio, que serve de apoio para a balança traseira e suspensão dianteira. De série, o modelo traz freios ABS.

Como tecnologia embarcada, o scooter possui também controle de tração, que no Evolution é chamado de Torque Control Assist. O sistema evita que a aceleração da roda traseira exceda, evitando que deslize ao chegar ao limite de aderência com o solo.

O comportamento do Evolution pode ser monitorado através de seu painel, totalmente digital, que passa informações de consumo, velocidade, nível da bateria, entre outros.

http://g1.globo.com


Notcias relacionadas

BMW R 18 Transcontinental autografada pelo Papa é leiloada para ações sociais

Honda anuncia recall da CRF 1100L Africa Twin para substituição de comando no punho esquerdo

CB750 Hornet renova o mito sem viver do passado

Honda NC750X 2026 — a liberdade evolui

Melhor Câmera de Aventura para viagem de Moto: Veja, Sinta e Registre a estrada

São Paulo acelera rumo ao futuro do turismo sobre duas rodas

MotoGP Brasil 2026 em Goiânia: a corrida mais esperada das últimas décadas já começou fora da pista

Triumph Scrambler 400 XC: quando o espírito clássico encontra a aventura sem limites

Honda 2026: as big bikes que vão transformar estrada em emoção

BMW R 1300 GS com ASA: a big trail que decide por você — ou obedece ao seu comando

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados