Notícias

Novo boxer da fábrica alemã tem as válvulas sobre os cilindros, como nas BMW dos anos 1960 (Foto: Divulgação)

Novidades

BMW trabalha em motor boxer de 1.800 cc refrigerado a ar

Fábrica alemã afirma que propulsor será plataforma para nova moto cruiser a ser lançada em 2020 para brigar com a Harley-Davidson nos EUA


Athur Caldeira

Infomoto

18/04/2019 09h27

Presente na primeira motocicleta fabricada pela BMW em 1923, o motor de arquitetura boxer (com cilindros opostos) equipa até hoje os principais modelos da marca, como a R 1200 GS. E, ao que tudo indica, devem aumentar as motos com esse tipo de motor no line-up da fábrica alemã. A BMW dá pistas de que trabalha em uma nova plataforma de motor boxer, com refrigeração mista ar e óleo e de grande capacidade cúbica que deverá dar origem a uma moto cruiser para brigar com a Harley-Davidson no mercado norte-americano. 

O motor apareceu pela primeira vez em dezembro no ano passado em uma moto customizada pelo estúdio japonês Custom Works Zon. Nesta semana, o enorme propulsor de dois cilindros opostos voltou a dar as caras. Serviu de base para a showbike Birdcage (gaiola de pássaros), moto criada pela Revival Cycles dos Estados Unidos. 

“A Birdcage da Revival ficou ótima e exibe nosso grande motor boxer perfeitamente”, diz Timo Resch, vice-presidente de vendas e marketing da BMW Motorrad. “Esta é a segunda moto personalizada construída em torno do protótipo da BMW Motorrad Big Boxer. Também estaremos apresentando uma moto conceitual desenvolvida pela BMW com este motor no primeiro semestre de 2019. Apresentaremos uma motocicleta de produção em série com o Big Boxer para o segmento Cruiser no decorrer de 2020”, garantiu Resch.

A showbike

O quadro da “Revival Birdcage” é feito de titânio e foi desenvolvido pela própria oficina. "Este foi a primeira vez que construímos um quadro de titânio, o que já foi um grande desafio”, contou Alan Stulberg, chefe da Revival Cycles. “Estamos muito satisfeitos com o resultado, uma vez que o objetivo do quadro era ser quase ‘transparente’. Queríamos focar a atenção no motor e conseguimos isso. Pode-se ver facilmente o motor e o sistema de transmissão de todos os ângulos”, completou Stulberg. 

Além disso, toda peça da moto, como guidão, pedaleiras, pedal de câmbio, banco e componentes exclusivos da suspensão de carbono foram todos criados individualmente. A equipe de Alan Stulberg se inspirou nas máquinas que quebraram recordes de velocidade no final dos de 1920 e início dos anos 1930 pilotadas por Ernst Hennes. 

O projeto levou cerca de de seis meses para ficar pronto. “Nós já sonhamos com essa moto há anos e em dezembro de 2018 recebemos o motor e pudemos finalmente começar a trabalhar”, diz Alan Stulberg.

Motor de 1.800 cc

Já havia muita especulação sobre o protótipo do motor de grande capacidade da BMW. Tanto a geometria exterior como os elementos visíveis como as varetas de acionamento das válvulas sobre os cilindros e acomodados em dutos de proteção cromados são reminiscentes dos motores boxer BMW que foram construídos na década de 1960.

Mas agora a capacidade cúbica parece ser muito maior e o propulsor conta com um moderno sistema de arrefecimento ar-óleo. Rumores afirmam que o novo motor boxer deverá ter em torno de 1.800 cm³ de capacidade. 

Tais rumores se baseiam no fato de que a nova regulamentação Euro 5 vai praticamente acabar com motores OHV de baixa capacidade. Além do que, os tais 1,800 cc seriam ideais para que a fábrica alemã brigasse com as cruisers da Harley-Davidson e da Indian nos Estados Unidos. 

“Naturalmente, queremos continuar crescendo. Um passo que daremos para atingir esse objetivo, certamente no mercado dos EUA, é entrar no segmento cruiser”, prometeu Tim Resch. O vice-presidente de vendas e marketing da BMW Motorrad ainda finalizou: “estamos constantemente buscando o crescimento com o objetivo claro de nos liderar o segmento de motos premium de grande capacidade”.

Notícias relacionadas

Embratur participa de evento em Roma para atrair italianos amantes de mototurismo e road trips ao Brasil

BMW R 1300 GS: Sucesso de Vendas com Pré-Venda Esgotada em Apenas 3 Dias

Revelação dos Preços e Detalhes da Nova BMW R 1300 GS no Mercado Brasileiro

Motul Atualiza Rótulos dos Lubrificantes para Motos Produzidos no Brasil

Nova BMW F 900 GS: Produção Nacional no Brasil a Partir de Julho

Triumph Tiger 1200 2024: Inovação e Conforto em uma Aventureira Poderosa

A História Fascinante da Primeira Motocicleta: Uma Invenção que Revolucionou a Mobilidade

BMW inicia produção da R 1300 GS em Manaus e expande operações no Brasil

GP da Argentina em 2024 não será realizado

50 Anos, veja a Evolução da Honda Gold Wing: Conforto, Desempenho e Inovação ao Longo dos Anos

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados