Notícias
Novidades
Com motor de dois cilindros paralelos, suspensão dianteira e quadro convencionais, modelo da marca japonesa tem freios C-ABS e versão com câmbio de dupla embreagem
Téo Mascarenhas
Estado de Minas
Sem qualquer nome pomposo, normalmente usado pelas montadoras e escolhidos a dedo para ligar a imagem da moto às qualidades da denominação, a Honda o novo modelo batizado simplesmente de NC 700S, que pretende ser uma motocicleta para uso diário, de forma utilitária, mas também para viagens nos fins de semana. A NC 700S faz parte de uma nova família, composta pela irmã NC 700X, com roupagem para fora de estrada. Ambas são equipadas com o novo motor de dois cilindros paralelos de 670cm³ (que também está no modelo Integra 700, misto de moto e scooter) e com a possibilidade do câmbio com dupla embreagem.
A NC 700S é uma motocicleta com características mais robustas e simples, sem a sofisticação de um quadro de alumínio, utilizando a clássica arquitetura diamante, com tubos de aço, além de suspensão convencional na dianteira, com garfo telescópico não invertido. A situação muda com a versão equipada com o requintado câmbio de dupla embreagem DCT de última geração, aperfeiçoado do modelo esporte turismo VFR 1200. O pacote inclui ainda um falso tanque, que se transforma em um prático porta-malas com capacidade para um capacete do tipo fechado ou pequenas compras, bolsa e sacolas. O tanque verdadeiro, com capacidade para 14,1 litros, foi para debaixo do banco, rebaixando as massas.
GLOBAL Este modelo, assim como a irmã NC 700X, por sua praticidade, facilidade de condução, robustez e custo mais acessível, assume naturalmente a possibilidade da globalização de mercados, incluindo o Brasil como forte candidato. Ocuparia uma importante lacuna na linha da Honda nacional, entre a CB 300 e a Hornet 600, que, apesar de menor, tem a sofisticação do motor de quatro cilindros em linha, quadro em alumínio, duplo disco dianteiro e um apelo mais esportivo. A nova NC 700S tem banco mais baixo (790mm) e guidão um pouco mais largo e com boa varredura (35 graus), exatamente para proporcionar maior conforto nos deslocamentos urbanos.
Além disso, o motor oferece um torque de 6,12kgfm a apenas 4.750rpm, facilitando a pilotagem no anda e para das cidades, sem tantas trocas de marchas. Para estradas, tem um câmbio com seis velocidades. A versão equipada com câmbio de dupla embreagem, DCT, facilita ainda mais a pilotagem, pois permite trocas automatizadas, sem o uso do pedal ou manete. No modo chamado de automático, as marchas são engatadas sem a interferência do piloto, que pode escolher entre duas regulagens: D (drive), de forma mais conservadora, ou S (sport), para um comportamento mais apimentado. Se preferir, o modo manual permite as trocas na hora que o piloto desejar, por meio de paletas no punho esquerdo.
MOTOR O câmbio de dupla embreagem acrescenta 12kg ao peso do modelo, que vai a 215kg em ordem de marcha ou abastecida. O modelo também é equipado com o sistema de freios do tipo C-ABS, que impede o travamento das rodas e distribui a força de frenagem entre a dianteira e a traseira de forma automática. O motor tem arquitetura de dois cilindros paralelos, refrigeração líquida e injeção eletrônica, e é inclinado para a frente, abrindo espaço para o falso tanque. A potência máxima é de 48cv a 6.250rpm. Seu projeto e concepção também privilegiaram a economia de combustível, mais uma característica urbana, a ponto de a montadora anunciar um consumo superior a 27km/l.
Uma atitude temerária, já que estes números são resultados de simulações, nem sempre encontradas nos diferentes tipos de utilização e topografia das cidades e estradas. O painel é integralmente digital. A suspensão dianteira é do tipo telescópica convencional, com tubos de 41mm de diâmetro e 153,5mm de curso. A suspensão traseira é do tipo mono, com 150mm de curso. As rodas são em liga leve com aros de 17 polegadas. Uma mescla interessante de curso mais longo e rodas mais esportivas. O freio dianteiro, do tipo wave (ondulado), tem disco simples de 320mm de diâmetro e o traseiro, também ondulado, tem 240mm de diâmetro. O visual também é conservador, estilo naked, sem carenagens ou firulas estéticas, embora o farol assimétrico lembre o da futurista VFR 1200.
Notcias relacionadas
Acelere o Coração: Triumph Scrambler 400 XC 2026 Chega para Dominar Qualquer Terreno!
A Emoção em Duas Rodas: BMW F 900 R 2025 Chega ao Brasil para Dominar as Ruas
Suzuki GSX-8T e GSX-8TT: O Retorno dos Clássicos Modernos com Estilo Retro
Dicas Imperdíveis para Motociclistas
Nova cor do modelo Zontes R350 chega ao Brasil
Novidades! Kawasaki Versys 1100 SE Grand Tourer 2026
Yamaha MOTOROID2 ganha o prestigiado prêmio de design Red Dot
Festival Interlagos 2025: Seis Motocicletas Inovadoras que Prometem Agitar o Evento
Todos os Direitos Reservados