Notícias
Noticia
Equipamento adaptado do usado em carros é compacto, com 700 gramas. Fabricação no Brasil é incerta, assim como o custo no preço da moto.
Maurício Barbosa
G1
Ainda sem previsão para fabricar no Brasil, a Bosch apresentou nesta terça-feira (24), em Campinas (SP), o sistema de freios ABS geração 9, desenvolvido especialmente para o segmento de motos. O equipamento tem a metade do tamanho do antecessor, adaptado dos modelos usados em carros, e pesa 700 gramas. O plano da multinacional alemã é conquistar o mercado de motocicletas de baixa cilindradas (abaixo de 250), que representa hoje cerca de 90% da produção nacional.
Considerado o mais eficaz no mercado, por possibilitar uma frenagem segura e sem a perda da estabilidade do veículo, o sistema antibloqueio de rodas ainda tem uso restrito nas motocicletas no Brasil - está presente em 20% delas, e a partir de 300 cilindradas. Para reverter este quadro, parte da aposta da Bosch está sustentada em pesquisas que mostram a eficiência do item de segurança na redução de acidente e mortes no trânsito.
"Podemos evitar parte dessas mortes com a tecnologia", afirmou Besaliel Botelho, presidente da Bosch na América Latina. Ele se refere às dez mil mortes envolvendo motociclistas no Brasil em 2011, 25% das 40 mil mortes de acidentes automobilísticos registradas pelo Ministério da Saúde.
Moto de 230 cilindradas foi importada do Japão para testar novo ABS (Foto: Maurício Barbosa/G1 Campinas)
Aplicação e preço
Para seu funcionamento, o ABS requer freios a disco e de atuação hidráulica. O preço da moto com o item, no entanto, não foi estimado ou divulgado pela Bosch. O presidente da companhia disse apenas que foi pensado "um produto que coubesse no bolso do consumidor". O custo do veículo, lembrou, é definido pela montadora.
Sobre a previsão para importar o produto ou fabricar o ABS no Brasil, Botelho disse apenas que "em 2013 pode ter novidade". A multinacional já fabrica o novo produto em sua unidade na Ásia, que atende principalmente o mercado europeu. No Brasil, a fabricação seria em Campinas, que hoje produz 900 mil peças/ano da geração 8 do ABS para carros.
"Existe uma tendência para a demanda do ABS", diz Carlo Gibran, gerente de vendas da divisão Chassis Systems Control da Bosh América Latina. Ele lembrou que 1% das motos vendidas hoje no Brasil e na Argentina, principais mercados da empresa, são equipadas com ABS. A partir do momento em que houver a demanda crescente, garante, a Bosch vai analisar a fabricação no Brasil.
Frenagem preocupa 86%
Junto com a apresentação do novo ABS em uma moto de 230 cilindradas importada do Japão, a Bosch divulgou uma pesquisa feita pela multinacional com 750 motociclistas no Brasil e na Argentina em novembro de 2011. Dos 450 ouvidos no Brasil, 86% disseram que a freada brusca é uma das situações mais perigosas no trânsito. Para 87%, o freio ABS deveria ser item de fábrica obrigatório por lei.
ABS compacto da geração 9 dá mais estabilidade para o piloto nas manobras (Foto: Divulgação / Bosch)
Notcias relacionadas
Shibuya Garage Leva o Brasil às Finais do Triumph Originals 2025
Acelere o Coração: Triumph Scrambler 400 XC 2026 Chega para Dominar Qualquer Terreno!
A Emoção em Duas Rodas: BMW F 900 R 2025 Chega ao Brasil para Dominar as Ruas
Suzuki GSX-8T e GSX-8TT: O Retorno dos Clássicos Modernos com Estilo Retro
Dicas Imperdíveis para Motociclistas
Nova cor do modelo Zontes R350 chega ao Brasil
Novidades! Kawasaki Versys 1100 SE Grand Tourer 2026
Yamaha MOTOROID2 ganha o prestigiado prêmio de design Red Dot
Todos os Direitos Reservados