Notícias

Noticia

Brasileiros poderão usar documentos digitais de trânsito ao visitar Argentina e Paraguai

Brasileiros que visitem Paraguai ou Argentina deverão ter aceitos os documentos digitais de trânsito- de habilitação e do veículo- assim como acontece no Brasil.


Portal do Transito

25/10/2021 15h41

O secretário nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, afirmou, em encontro com representantes da Argentina e Paraguai, em Foz do Iguaçu, no Paraná que os aplicativos de documentos digitais de trânsito devem valer para brasileiros que vivem, trabalham ou fazem turismo em municípios da região de fronteira com esses dois países.

Desde a substituição dos documentos de veículos impressos em papel-moeda e a implantação do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), no qual ficam armazenados os documentos de veículos e habilitação, muitas pessoas sentiram dificuldades em cruzar as fronteiras portando apenas os documentos em seus celulares.

Para sanar a questão, o secretário apresentou os aplicativos CDT e o Vio, que é usado somente pelos agentes fiscalizadores para verificar os QR Codes presentes nos dois documentos.

O encontro tornou-se uma espécie de oficina, pois os agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) puderam mostrar, na prática, como funcionam os dois aplicativos. Além disso, como estas soluções são seguras para a autenticação e verificação de legitimidade.

“Foi um encontro muito produtivo. Os dois países se mostraram interessados e abertos em aceitar e até adotar estas mesmas medidas para a sua população”, afirmou Carneiro.

O secretário disse, ainda, que deixaria a tecnologia do aplicativo Vio à disposição dos dois países.

Nesse sentido, todos se comprometeram a aceitar os documentos digitais apresentados pelos cidadãos brasileiros em suas fronteiras.

Documentos digitais

Os documentos digitais de trânsito- a CNH e o CRLV eletrônicos– tem o mesmo valor dos documentos impressos e são aceitos por todos os órgãos fiscalizadores do Sistema Nacional de Trânsito. É possível baixá-los através do aplicativo CDT e ficam acessíveis mesmo quando o proprietário está sem internet.

Além de armazenar os documentos de porte obrigatório no trânsito em formato digital, a Carteira Digital de Trânsito avisa sobre o vencimento do documento. Bem como, permite a visualização de infrações cometidas e o pagamento de multas emitidas pelos órgãos autuadores de todo o país.

O aplicativo ainda permite ao condutor, por exemplo, receber notificações de recall e mensagens de campanhas educativas oficiais do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Notcias relacionadas

VOGE prepara estreia no Brasil em 2026 e entra de vez no radar do mercado premium

Honda Africa Twin 2026 amplia sua versatilidade com foco renovado em estrada e aventura

CFMOTO IBEX 700 chega em 2026 com proposta ousada: tecnologia premium por preço de 500 cc

SBM 600V: a Shineray sobe o nível e entra no território das customs de média cilindrada

Yamaha Ténéré 900 segue sem confirmação oficial, mas já domina as discussões no mundo adventure

Honda XL750 Transalp 2026 resgata a lenda com tecnologia avançada e vocação para aventura total

Honda NC750X 2026 evolui em tecnologia, conforto e consciência ambiental

Moto Morini traça rota de expansão nacional e mira liderança entre marcas premium até 2026

Pneus de moto: os erros que parecem inofensivos — e podem custar muito caro

SBM 600T: A nova representante das Big Trails médias no portfólio da QJ Motor

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados