Notícias
Noticia
Conheça as orientações legais e dos fabricantes sobre a validade do capacete
Everson Assunção
Mototour
Você sabe quando é a hora de trocar o seu capacete de moto? Segundo a legislação brasileira, esse item é obrigatório para quem pilota uma motocicleta no país. No entanto, nem todos sabem qual é o prazo de validade desse equipamento e quando é necessário substituí-lo por um novo. Confira o que a lei e os fabricantes têm a dizer sobre o assunto.
Capacete de moto: tem prazo de validade?
Para estar de acordo com a legislação brasileira, um capacete de moto precisa ter fitas refletivas nas posições laterais, traseira e frontal, além de condições adequadas de travamento da cinta jugular. O item também deve possuir o selo de certificação do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).
É possível verificar se o selo está de acordo com o capacete ou se trata de uma falsificação. Basta acessar o link do INMETRO e conferir se o número de lote e as demais informações correspondem ao item. Saiba o passo a passo aqui.
Mas afinal, o capacete de moto tem prazo de validade? De acordo com a orientação técnica do INMETRO, esse item de segurança não possui uma validade específica. Trata-se de um produto durável, ou seja, que não se deteriora com o tempo. Vale ressaltar que a validade do capacete não é exigida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). E, para sua informação, nenhum país exige a validade do capacete!
No entanto, mesmo sem um prazo de validade definido, é importante substituir o capacete após qualquer choque, mesmo que não haja danos visíveis. Além disso, o uso e o desgaste ao longo do tempo podem comprometer a eficácia do equipamento. Portanto, mesmo sendo durável, o capacete pode precisar ser trocado após alguns anos de uso, dependendo das recomendações do fabricante.
É fundamental que o capacete seja adequado ao modelo da moto, esteja corretamente afivelado e seja utilizado com a viseira abaixada. Além disso, é importante ressaltar que a lei brasileira considera o uso de um capacete em estado inadequado como a ausência do item de proteção. Portanto, se você for parado por um agente de trânsito e o capacete apresentar avarias que comprometam a sua proteção, você poderá receber uma multa de R$ 293,47 e sete pontos são adicionados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor.
Notcias relacionadas
Bee lança modelo MiniTrail para avançar pelo interior do Brasil
CFMOTO Prepara Terreno para sua Entrada o Mercado Brasileiro de Motos
Harley-Davidson Revela a Revolucionária Linha Cruiser 2025 com Motorização Potente
Bajaj Inova com a Nova Cor da Dominar 400: Vermelho Canyon Red Chega para Agitar
BMW R 1300 GS Adventure: Pré-venda Imperdível da Motocicleta Mais Avançada do Brasil!
BMW R 1300 GS Adventure: A Nova Era das Motocicletas Começa no Brasil
Triumph Alcança Marco Inédito: 70 Mil Motocicletas Produzidas no Brasil
CFMoto Desbrava o Brasil com a Nova 450MT: A Aventura Começa!
Todos os Direitos Reservados