Notícias
Cheio de sofisticações e com motor de alta performance, modelo é fruto de parceria com a austríaca KTM
Roberto Dutra
Mototour
Para quem acha que os fabricantes chineses de motocicletas só sabem fazer motos pequenas e sem qualidade, vem do outro lado do mundo uma tremenda novidade: a primeira big trail chinesa - e cheia de sofisticações!
Mas nada é por acaso: o projeto é uma parceria da fabricante CFMoto com a austríaca KTM, marca que é referência em big trails de altíssimo desempenho e que briga em pé de igualdade com best-sellers do segmento como BMW e Triumph. Da inusitada parceria sino-austríaca, surgiu a 800 MT.
A moto não foge de uma certa tradição da marca chinesa e tem o design inspirado nos de outras big trails famosas. Dependendo do ângulo, pode lembrar as conhecidas Honda CL 1.100 Africa Twin, BWM R 1.250 GS e Triumph Tiger.
O motor, porém, é um legítimo KTM: o LC8 usado pela 790 Adventure. São dois cilindros em linha com refrigeração a água, 799cm³, 95cv de potência máxima a 9.500rpm e torque de 7,9kgfm a 6.500rpm.
Outros componentes formam uma pequena Torre de Babel: a injeção eletrônica vem da Bosch alemã, a suspensão dianteira é da japonesa Kayaba e as pinças de freio, da grife espanhola J.Juan. Quadro e balança são diferentes dos usados na moto da KTM, de fabricação da própria CFMoto, e o tanque é maior que o da austríaca: tem 19 litros, contra 17 litros da "prima".
A 800 MT é particularmente bem equipada para motocicletas feitas na China. Tem quickshifter bidirecional, painel de TFT colorido de 7 polegadas com GPS integrado, aquecimento para bancos e punhos, rodas de liga leve ou raiadas, ABS atuante em curvas, acelerador eletrônico, modos de pilotagem, controle automático de velocidade, iluminação totalmente com LEDs, luz de rodagem diurna (DRL), monitoramento de pressão dos pneus e, de acordo com a versão, baús de alumínio laterais e traseiro.
A parceria entre CFMoto e KTM renderá mais frutos. A 800 MT é produzida em uma fábrica a 200 km de Xangai, e lá também serão feitas versões das KTM 750 Duke, Adventure e Supermoto, da linha 890 e ainda off-road profissional - todas voltadas para o mercado chinês.
Notcias relacionadas
Honda NC750X 2026 — a liberdade evolui
Melhor Câmera de Aventura para viagem de Moto: Veja, Sinta e Registre a estrada
São Paulo acelera rumo ao futuro do turismo sobre duas rodas
MotoGP Brasil 2026 em Goiânia: a corrida mais esperada das últimas décadas já começou fora da pista
Triumph Scrambler 400 XC: quando o espírito clássico encontra a aventura sem limites
Honda 2026: as big bikes que vão transformar estrada em emoção
BMW R 1300 GS com ASA: a big trail que decide por você — ou obedece ao seu comando
Triumph Icon Edition chega ao Brasil: clássicos reinventados com alma e tecnologia
Todos os Direitos Reservados