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Versão mais básica da linha CG ganhou injeção eletrônica no motor de 125cc e roda mais de 50 km/l, mas tem partida a pedal e freios a tambor
Cicero Lima / Agência INFOMOTO
Agência Infomoto
A nova Honda CG 125 é a motocicleta mais barata da Honda e chegou às concessionárias já na versão 2016 com várias mudanças. Agora chamada de “CG 125i Fan”, a moto ganhou injeção eletrônica, catalisador e painel digital. Apesar das novidades, continua um modelo básico que se destina aos consumidores que buscam uma moto robusta e econômica. Seu preço público sugerido é de R$ 6.790 - o que faz dela a motocicleta mais barata da marca japonesa: Pop 110 e Biz 100 são classificadas como motonetas.
O enorme pedal ao lado direito da moto e a ausência do botão de partida já revelam se tratar de uma versão de entrada. Afinal, é com o pedal que o piloto aciona o pequeno motor de 124,7 cc que atinge a potência máxima de 11,8 cv a 8.500 rpm – torque de 1,06 kgf.m a 5.000 giros. Números capazes de levar essa pequena utilitária, que pesa 107 kg (a seco), a pouco mais de 100 km/h de velocidade máxima.
Ao contrário dos outros modelos da linha CG que podem ser abastecidos com etanol ou gasolina, a nova CG 125i Fan só usa gasolina. O modelo apresentou baixo consumo e grande autonomia. Em nossas medições atingiu a marca de 56,99 km/litro – no circuito misto cidade/estrada. O tanque, com uma nova tampa basculante que facilita o abastecimento, tem capacidade para 14,6 litros e projeta a incrível autonomia de mais de 800 km.
Se por um lado o consumo de combustível é excelente, por outro, o desempenho do 125cc injetado e com catalisador é bastante modesto. A falta de “força” do motor pode ser sentida, principalmente, em subidas mais íngremes e com garupa. É preciso fazer o motor girar e reduzir uma marcha no câmbio de cinco velocidades. É o preço que se paga para atender às leis antipoluição e também para atingir as incríveis médias de consumo em torno dos 50 km/l.
Ciclística
Para conter o ímpeto comedido do pequeno motor o fabricante manteve o antiquado – porém, mais barato – freio a tambor nas duas rodas. Se por um lado o sistema não transmite a mesma confiança que o disco, cumpre seu papel e ainda oferece facilidade de manutenção e baixo custo. A regulagem, por exemplo, é feita por meio de um parafuso, mas exige uma verificação mais frequente. Se for necessário substituir as lonas, o par pode ser encontrado a partir de R$ 17,00.
O modelo traz rodas raiadas de 18 polegadas equipadas com pneus Levorin nas medidas pneus 80/100 na traseira e 90/90 na dianteira, que custam a partir de R$ 100. Mas há no mercado de reposição uma infinidade de outros pneus com diferentes preços, qualidades e durabilidades. Para diminuir ainda mais o custo de manutenção desta CG básica, a Honda oferece três anos de garantia e sete trocas de óleo.
Seu quadro é do tipo diamante e o sistema de suspensão é tradicional e robusto. Usa bichoque na traseira e garfo na dianteira. Capaz de conviver com os obstáculos urbanos o conjunto oferece um razoável nível de conforto.
O novo painel (uma versão mais simples do equipamento presente nas outras CGs), totalmente digital informa o nível de combustível e conta com hodômetros parcial e total. Destaque também para o novo escapamento que ganhou proteção metálica que sugere uma moto mais sofisticada.
Prova de que a nova CG 125 não abandonou suas origens está na pedaleira para a garupa, ainda fixada diretamente na balança. Um sistema tão tradicional como a própria moto.
Disponível nas cores preta e vermelha, a básica CG 125i Fan tem o preço público sugerido de R$ 6.790 (sem despesa de frete e seguro) ocupa o lugar de versão mais popular da CG. A título de comparação a CG mais sofistica, a 160 Titan, está cotada em R$ 9.755, quase 50% mais cara, porém com freio combinados e disco na dianteira, partida elétrica, além de um motor com melhor desempenho e um visual mais sofisticado.
Honda CG 125i Fan
Motor OHC, monocilíndrico, arrefecido a ar com 124,7cm³
Diâmetro x curso 52,4 x 57,84 mm
Taxa de compressão 9.2 : 1
Potência máxima 11,8 CV a 8.500 rpm
Torque máximo 1,06 kgf.m a 5.000 rpm (gasolina)
Câmbio cinco marchas
Transmissão final Corrente
Alimentação Injeção eletrônica
Partida Pedal
Quadro Tipo diamante em aço
Suspensão dianteira Garfo telescópico convencional com 115 mm de curso
Suspensão traseira Balança com dois amortecedores e 82 mm de curso
Freio dianteiro A tambor 130 mm
Freio traseiro A tambor 130 mm
Pneus 80 / 100 – 18 (diant.) e 90 / 90 – 18 (tras.)
Comprimento 1.980 mm
Largura 737 mm
Altura 1.070 mm
Distância entre-eixos 1.308 mm
Distância do solo 164 mm
Altura do assento 782 mm
Peso a seco 107 kg
Tanque de combustível 14,6 litros
Cores Vermelha e preta
Preço Sugerido R$ 6.790
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