Notícias
Novidade
Mais vocação off-road, conforto e autonomia são qualidades das novas bigtrails que chegam ao mercado no próximo ano; conheça
Arthur Caldeira / Infomoto
Agencia Infomoto
Se levarmos em conta os lançamentos apresentados nos dois maiores salões de moto do mundo – o Intermot, realizado em outubro passado na Alemanha, e o EICMA, que aconteceu em novembro, na Itália – o próximo ano terá novidades interessantes para os fãs de bigtrails. Desde modelos mais acessíveis, como a Honda CB 500X, até as bigtrails mais caras, como a BMW R 1250 GS.
Muitos dos novos modelos, ou a reformulação de motos consagradas, focam no motociclista aventureiro, que procura uma bigtrail robusta para rodar no fora-de-estrada, mas que ofereça conforto e autonomia para longas distâncias. Conheça agora cinco motos aventureiras que chegam ao mercado em 2019.
Considerada uma aventureira de “entrada” para quem deseja fazer longas viagens, o modelo 2019 da Honda CB 500X ganhou novidades importantes para encarar qualquer tipo de estrada. A mais importante é o tamanho da roda dianteira que passou de 17 para 19 polegadas. Essa mudança permite superar buracos com mais facilidade, porém o principal ganho para o piloto é a maior possibilidade de pneus à disposição – principalmente os pneus on-off sem câmara.
Além das novas rodas, a CB 500 X ganhou suspensões com curso mais longo. Agora a dianteira oferece curso de 150 mm (contra os 140 anteriores). No monoamortecedor traseiro, a nova 500 X tem curso de 135 mm, contra os 118 atuais.
O piloto também conta com parabrisa maior que oferece mais proteção aerodinâmica – que se traduz também em conforto. O painel, estilo black out, agora traz indicador de marcha. Por falar em marcha, o modelo traz embreagem deslizante que, além de mais macia, evita travamentos em reduções muito bruscas.
Entre as novidades, uma das mais aguardadas é a nova geração da Yamaha Ténéré. Seja pelo lendário nome da família, que faz fama desde o final dos anos de 1980, ou pelas especificações técnicas, a nova Ténéré 700 promete ser uma moto aventureira “de verdade”. Aposta em uma ciclística verdadeiramente off-road, com suspensões de longo curso e roda aro 21 na dianteira, e no “torcudo” motor de 689 cm³, que equipa a MT-07. Com pouca vibração e bastante torque desde os baixos giros, com 6,9 kgf.m a 6.500 rpm, o bicilíndrico também tem bom desempenho para rodar na estrada. Oferece 75 cv a 9.000 rpm.
Equipado com câmbio de seis marchas, o propulsor também promete baixo consumo de combustível: algo em torno de 23 km/litro. O que, de certa forma, deve compensar a capacidade de apenas 16 litros no tanque da Ténéré 700 – resultando em uma autonomia de mais de 350 km. Outras “qualidades” aventureiras são a pouca eletrônica embarcada, pois a nova Ténéré tem apenas freios ABS, que podem ser desativados; e o robusto quadro tubular em aço do tipo berço duplo e com mais de 200 mm de curso nas suspensões. O modelo chega às lojas no segundo semestre de 2019 na Europa.
Outro lançamento que mexeu com o coração dos mais aventureiros foi a KTM 790 Adventure. A aventureira já tinha aparecido como protótipo em eventos anteriores e foi um dos lançamentos mais aguardados do Salão de Milão 2018.
Equipada com um motor de dois cilindros paralelos de 799 cm³ e 95 cv, a 790 Adventure também usa roda aro 21 na dianteira e 18, na traseira. Com tanque de 20 litros e autonomia projetada de 450 km, a bigtrail compartilha da mesma proposta aventureira da Ténéré 700. Inclusive, as motos de rally também serviram de inspiração para o design da 790 Adventure.
Mas a KTM optou por equipar a 790 Adventure com muita eletrônica: há um grande painel TFT colorido, conexão com smartphone, controle de cruzeiro, controle de tração e ABS otimizado para curvas. A nova 790 Adventure será vendida em duas versões – standard e “R” – que se diferenciam, principalmente, pelas suspensões. Visualmente, a versão “R” conta com paralama mais elevado, enquanto o modelo standard traz a peça rente à roda dianteira.
Outro lançamento que também deve vir para o Brasil é a nova geração da BMW F 850 GS Adventure. Construída na mesma base da F 850 GS, que a marca lançou recentemente por aqui, a versão Adventure traz atributos para quem quer viajar ainda mais longe.
A começar pelo tanque de 23 litros, que promete mais de 500 km de autonomia. As carenagens maiores e o parabrisa ajustável manualmente oferecem mais proteção aerodinâmica. O modelo é “empurrado” pelo novo motor bicilíndrico de 853 cm³, que tem 95 cv de potência máxima no exterior. Por aqui, a BMW apresentou a nova F 850 com apenas 80 cv, alegando que o escapamento não atendia às normas brasileiras antirruídos e, por isso, teve que “amarrar” o motor.
E, como é tradição da marca, a F 850 GS Adventure também deve contar com um completo pacote eletrônico, que inclui modos de pilotagem, controle de tração, freios ABS e até suspensões eletrônicas.
A bigtrail mais famosa da marca – e até do mundo – ganhou um novo motor para 2019 e já está confirmada para o Brasil. Como o nome denuncia, a principal mudança é a maior capacidade cúbica – 1.254 cm³ – que produz 136 cv de potência a 7.750 rpm. A antiga geração tinha motor de 1.170 cm³ e 125 cv. Além de maior e mais potente, o novo propulsor de dois cilindros opostos (boxer) conta com comando de válvulas variável.
O sistema, batizado de ShiftCam pela BMW, oferece uma melhor entrega de potência e torque ao longo de todas as faixas de rotação do motor. Com uma abertura mais precisa das válvulas de admissão o motor economiza combustível e tem um funcionamento mais suave; quando o comando abre mais as válvulas em altas rotações privilegia a entrega de potência. Segundo a BMW, em marcha lenta as rotações caíram 100 rpm e o consumo de combustível foi reduzido em 4% no geral. O torque máximo, por exemplo, aumentou de 12,7 kgf.m a 6.500 rpm para 14,6 kgf.m a 6.250 giros, ou seja, mais força em uma rotação mais baixa.
No restante, a famosa “GS” manteve suas características: muito conforto, bastante eletrônica e um tanque com 20 litros de capacidade. Outra novidade é da 1250 GS é o painel TFT de 6,5 polegadas que agora é de série em todas as versões.
Notcias relacionadas
Dicas Imperdíveis para Motociclistas
Nova cor do modelo Zontes R350 chega ao Brasil
Novidades! Kawasaki Versys 1100 SE Grand Tourer 2026
Yamaha MOTOROID2 ganha o prestigiado prêmio de design Red Dot
Festival Interlagos 2025: Seis Motocicletas Inovadoras que Prometem Agitar o Evento
A Nova Era da Mobilidade: 2W Motors Apresenta a Vespa e Piaggio no Brasil
A Revolução Sobre Duas Rodas: A BMW R 1300 GS Adventure Chega ao Brasil!
Todos os Direitos Reservados