Notícias

Com 45 anos de estrada, a Honda CG fica cada vez mais jovem

Modelo mais vendido do país ganha linha 2022 com design repaginado e a mesma mecânica consagrada dos últimos anos


Roberto Dutra

Mototour

18/06/2021 17h01

A moto mais importante do país está de cara nova. Com 45 anos de estrada, a Honda CG chega à 10ª geração com design repaginado e a mesma mecânica consagrada que temos visto nos últimos anos.

A linha CG 160 2022 tem quatro versões. A básica é a Start, que ganhou novo desenho na moldura do painel de instrumentos e na carenagem frontal. Como é a vrsão mais simples, porém, não tem acabamentos especiais, adornos estéticos nem apêndices aerodinâmicos. Será vendida em três opções de cores - prata metálico, vermelha e preta.

Já as CG 160 Fan e Cargo ocupam o posto de versões intermediárias. Também ganharam moldura de painel e carenagem de farol novas, mas também receberam acabamentos nas laterais do tanque - que foram redesenhadas interna e externamente. A Fan será vendida nas cores azul perolizada, vermelha e preta e a Cargo, que é mais voltada para o trabalho, somente na cor branca - e vem de série com um bagageiro traseiro para até 20 kg.

A top de linha é a CG 160 Titan, que também ganhou moldura do painel, carenagem de farol e laterais do tanque novas - mas estas são exclusivas desta versão mais completa, e têm desenho mais esportivo. Lá atrás, as laterais da rabeta também foram redesenhadas. Será vendia nas cores cinza metálica, vermelha perolizada e amarela perolizada.

O chassi e o motor das CGs não mudaram. Este continua sendo o confiável monocilíndrico com duas válvulas no cabeçote, refrigeração a ar, injeção eletrônica e 162,7 cm³ de capacidade cúbica. Na versão Start, só trabalha com gasolina. Na Fan e na Titan, é flex. Gera potência máxima de 15,1cv com etanol ou 14,9cv com gasolina a 8.000 rpm, e torque de 1,5kgfm com etanol ou 1,4 kgfm com gasolina, a 7.000 rpm. O câmbio tem cinco marchas, embreagem com acionamento por cabo e secundária por corrente - tudo como era antes.

Outros componentes que não sofreram alterações foram a suspensão dianteira tipo Separated Function Fork (SFF), presente nas CG desde 2018. O sistema usa mola em uma das bengalas e amortecimento hidráulico na outra. A suspensão traseira bichoque com amortecedores de dupla ação e cinco regulagens na carga da mola também é comum a todas. As suspensões têm cursos de 13,5 cm na frente e de 10,6 cm atrás.

Nos freios, nada de ABS ainda. A CH continua apenas com o sistema combinado CBS - quando o piloto aciona somente o dianteiro, parte dessa força é jogado também para o freio traseiro. Na versão Start, os dois freios são a tambor. Nas outras, há disco na roda dianteira. Todas também têm o mesmo painel digital completinho coadjuvado por luzes-espia - o que muda é a moldura externa.

Outra diferença entre a versão básica e as outras está nas rodas, que são raiadas na Start e de liga leve com cinco raios duplos nas outras. Além disso, todas usam o mesmo pneu 80/100 R18 na frente, mas atrás a medida é de 90/90 R18 para Cargo, Start e Fan, e 100/80 R18 para a Titan. O tanque de combustível pega 14,6 litros com 3,1 de reserva na topo de linha, e 16,1 litros e 3,2 nas outras.

Por fim, vamos aos preços: CG 160 Start, R$ 10.520; CG 160 Fan, R$ 11.760; CG 160 Cargo, R$11.900; e CG 160 Titan, R$ 13.040 - todas sem frete. As vendas começam no próximo mêsde julho e todas as versões têm têm garantia de três anos, sem limite de quilometragem, com sete trocas de óleo gratuitas.

Veja abaixo mais fotos da nova linha Honda CG 160 2022:

Notícias relacionadas

Lançamento das Exclusivas Harley-Davidson CVO no Brasil em Abril

Nova Linha Triumph Tiger 900 Chega ao Brasil: Potência, Tecnologia e Segurança em Destaque

Ducati Multistrada V4 Rally: A Emoção da Tecnologia e Aventura Chega ao Brasil

Expectativas Crescem: Possível Lançamento da Ténéré 700 no Brasil

Suzuki Lança Novas Cores para GSX-S1000, V-Strom 650XT e Hayabusa 2025

Lançamento da Nova BMW R 1300 GS: Inovações e Tecnologia de Ponta

Lançamentos de Motos Aguardados em 2024

Parceria Estratégica entre PETRONAS e Harley-Davidson para Fornecimento de Lubrificantes de Motor

TRIUMPH Lança nova TIGER 1200 2024 no Brasil por R$ 88.990

Embratur participa de evento em Roma para atrair italianos amantes de mototurismo e road trips ao Brasil

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados