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Rodas de liga leve calçadas com pneus sem câmara são destaque na Factor 125 (Foto: Divulgação )

Mototeste

Com injeção e motor flex, nova Factor é 125 completa

Modelo de entrada da Yamaha, a Factor 125i tem partida elétrica, painel digital e lampejador de farol por R$ 7.390


Cicero Lima / Agência INFOMOTO

Agência Infomoto

11/10/2016 09h46

As 125 cc sempre foram sinônimos de motos básicas destinadas a quem buscava baixo preço e economia, dispensando itens de conforto, como partida elétrica e painel completo, por exemplo. Mas, se depender da Yamaha e sua nova Factor 125i, esse paradigma é coisa do passado. Com preço sugerido de R$ 7.390, o novo modelo de entrada do fabricante traz de série itens comuns somente em motos maiores e versões mais completas, como partida elétrica, painel digital, lampejador de farol, rodas de liga leve e pneu sem câmara. Além disso, a nova Factor é a única 125cc bicombustível do mercado.

Ao assumir o guidão dessa nova 125cc, o piloto enxerga o pequeno, porém, completo painel digital. Estão lá informações como rotações do motor, velocidade, marcha engatada, relógio e hodômetros, além do aviso “ECO” que informa quando se está rodando de forma econômica. Já nos comandos no punho, sentimos falta do corta-corrente (engine stop), porém o lampejador de farol alto é uma boa surpresa nessa categoria.

O propulsor, que pode ser abastecido com gasolina ou etanol, pega fácil e, ao acionar a primeira marcha, o piloto não ouve barulhos ou trancos. Ao soltar a embreagem o motor empurra os 134 kg da Factor (em ordem de marcha) com entusiasmo. Em poucos metros rodados as marchas são trocadas, a moto ganha velocidade ela já parece ser uma “velha amiga”, tamanha facilidade de pilotar.

Abastecida com etanol o motor de 124,9 cm³ oferece o torque máximo de 1,16 kgf.m a 6.000 rpm e sua potência atinge 11,1 cv a 7.500 giros. Na estrada, em terreno plano e sem vento contrario, atingiu os 120 km/h no velocímetro. Porém, o ritmo mais adequado está mesmo entre 90 e 100 km/h quando o motor trabalha entre 6.500 e 7.000 giros. Nos trechos de subida não adiantou forçar, ela não superou 90 km/h.

De olho no bolso

A elevada autonomia e o baixo consumo são atrativos da Factor 125i. Abastecida com gasolina ela rodou 46,8 km/litro em nossa avaliação. Consumo que pode garantir uma autonomia de até 550 km com apenas um tanque – que tem capacidade para 15,7 litros.

O simples conjunto quadro, motor, suspensão e rodas mostrou-se bem acertado e permite mudanças rápidas de direção de forma quase intuitiva. No meio do trânsito travado de São Paulo a Factor 125i parece se sentir em casa, acelera com facilidade e não exige excessivas trocas de marchas para manter o ritmo. Em vias com limite de 60 km/h – como a Avenida 23 de Maio, por exemplo – é possível rodar em quinta (a última marcha) com o motor a 5.000 giros.

Equipada com freio a disco, de 245 mm de diâmetro, na dianteira – e tambor de 130 mm na traseira – transmitiu bastante confiança nas frenagens. Rodas de liga leve e pneus sem câmara, completam o conjunto.

Para finalizar a Factor 125i é uma opção bem interessante para quem deseja uma moto racional e com motor bicombustível, porém com um visual um pouco mais encorpado. Confortável e cheia de estilo ela se destaca das demais 125 cc com seu visual esportivo e facilidade de pilotagem. O preço sugerido pelo fabricante é R$ 7.390 (sem frete), mas concessionárias de São Paulo e do interior paulista estão cobrando R$ 7.750 pela nova Factor 125i.

Ficha Técnica

Yamaha Factor YBR 125i

Motor Monocilíndrico, SOHC, bicombustível e arrefecido a ar

Capacidade cúbica 124,9 cm³

Potência máxima 11 cv a 7.500 rpm (gasolina) e 11,1 a 7.500 rpm (etanol)

Torque máximo 1,153 kgf.m a 6.000 rpm (gasolina) e 1,163 kgf.m a 6.000 rpm (etanol)

Câmbio Cinco marchas

Transmissão final Corrente

Alimentação Injeção eletrônica

Partida Elétrica

Quadro tipo Diamond

Suspensão dianteira Garfo Telescópico convencional de 120 mm de curso

Suspensão traseira balança com sistema bichoque e 92 mm de curso

Freio dianteiro Disco simples de 245 mm de diâmetro

Freio traseiro A tambor com 130 mm de diâmetro

Pneus 2.75-18 (diant.) e 90/90 - 18 (tras.) Metzeler ME Street

Comprimento 2.015 mm

Largura 735 mm

Altura 1.085 mm

Distância entre-eixos 1.325 mm

Distância do solo 175 mm

Altura do assento 785 mm

Peso em ordem de marcha 124 kg

Tanque de combustível 15,7 litros

Cores Vermelho metálico e preto sólido

Preço sugerido R$ 7.390 (sem frete)

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