Notícias

Como ler o pneu da sua moto

Todas as informações estão lá: basta saber interpretá-las!


Roberto Dutra

Mototour

15/05/2020 18h42

Quase todo pneu é redondo e preto (de vez em quando surgem alguns coloridos), mas todos têm em comum uma sopa de letrinhas que vem entalhada nas laterais. Você sabe ler todos esses códigos? Pois é bom conhecê-los: isso poderá te ajudar a comprar o pneu que mais se adequa à sua moto - e/ou ao uso que você pretende dar a ela. Vamos aprender?

Para ficar fácil, vamos explicar aqui em tópicos usando como exemplo um pneu bem larguinho - um 225/55 R15 97 V.

- O primeiro número, 225, corresponde à largura do pneu em milímetros. Se preferir em centímetros, basta colocar uma vírgula: ele tem 22,5 cm de largura

- O próximo número, 55, é a proporção da altura em relação à largura do pneu. No nosso exemplo, a altura é 55% da largura. Quanto maior esse número, maior será o "perfil" do pneu. Numa regra de três você terá a altura em milímetros ou centímetros

- A letra "R" que vem a seguir mostra o tipo de construção interna do pneu. Nesse caso é radial, mas se fosse a letra "D" ele seria diagonal.

- O número 15 aponta o diâmetro da roda em que o pneu encaixa e é lido em polegadas. Ou seja, a roda tem 15 polegadas (ou aro 15, como a gente gosta de falar).

- Na sequência, temos o número 97. Este indica a capacidade de carga em quilos suportada pelo pneu. Mas não é um número absoluto e não quer dizer que a capacidade de carga do pneu seja de apenas 97kg. Para ver a real capacidade de carga, é preciso consultar uma tabela de correspondência feita pelo fabricante (veja a tabelinha no pé dessa matéria). Importante: esse código numérico indica a carga máxima que o pneu suporta na velocidade máxima apontada na classificação do pneu. Se é 94Y, por exemplo, significa que o pneu suporta 670kg a uma velocidade de 300km/h.

- Por fim, a última letra, que no caso é "V", aponta a velocidade máxima indicada pro pneu. A "V" significa que ele é indicado pra rodar a até 240 km/h em segurança. Veja abaixo as outras e note que a letra "H" aparece fora da ordem natural e que a letra "O" não é usada:

- J: 100km/h

- K: 110km/h

- L: 120km/

- M: 130km/h

- N: 140km/h

- P: 150km/h

- Q: 160 km/h

- R: 170 km/h

- S: 180 km/h

- T : 190 km/h

- H: 210 km/h

- V: 240 km/h

- ZR: maior que 240 km/h

- W: 270 km/h

- Y: 300 km/h

- DOT é a data de produção. Você consegue identificar vendo uma combinação de quatro números. Por exemplo, se no pneu aparece destacado o número 1207, significa que ele foi fabricado na décima-segunda semana do ano de 2007. Importante: de maneira geral o prazo de validade de um pneu é de cinco anos, a partir da data em que foi fabricado.

- As letras TT ou TL revelam se o pneu é para uso com ou sem câmara. TT (TubeType) usa câmera de ar, e o TL (TubeLess) não.

- TWI, ou "Tread Wear Indicator", é o indicador de desgaste da banda de rodagem. Dependendo do fabricante, é representado por um logotipo (TWI) ou uma seta, mas sempre estará na superfície para o usuário ver que, quando a banda de rodagem chegar naquele nível, é hora de trocar o pneu.

- Flecha lateral - identifica o sentido de rotação do pneu e ajuda na correta montagem na roda

- Outras marcações: alguns pneus podem trazer a sigla M+S, que significa "Mud and Snow" - ou seja, uso indicado para lama e neve-; LT, ou "Light Truck", que são modelos para caminhões leves e camionetas; o nome do país de origem ("made in Germany", por exemplo); XL, de "Extra Load", que indica ser um pneu reforçado; e Outside/Inside, que aponta qual lateral deve ficar voltada para o lado de fora, algo mais comum em pneus com banda de rodagem assimétrica

- Alguns pneus ainda vêm com a indicação do tamanho em polegadas. Para ter certeza de que se adequa à sua moto, é preciso consultar uma tabelinha como a que você vê aí embaixo, no pé dessa matéria.

Agora é só estudar um pouquinho e passar na prova! 😎

Notícias relacionadas

Lançamento da Nova BMW R 1300 GS: Inovações e Tecnologia de Ponta

Lançamentos de Motos Aguardados em 2024

Parceria Estratégica entre PETRONAS e Harley-Davidson para Fornecimento de Lubrificantes de Motor

TRIUMPH Lança nova TIGER 1200 2024 no Brasil por R$ 88.990

Embratur participa de evento em Roma para atrair italianos amantes de mototurismo e road trips ao Brasil

BMW R 1300 GS: Sucesso de Vendas com Pré-Venda Esgotada em Apenas 3 Dias

Revelação dos Preços e Detalhes da Nova BMW R 1300 GS no Mercado Brasileiro

Motul Atualiza Rótulos dos Lubrificantes para Motos Produzidos no Brasil

Nova BMW F 900 GS: Produção Nacional no Brasil a Partir de Julho

Triumph Tiger 1200 2024: Inovação e Conforto em uma Aventureira Poderosa

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados