Notícias

Como ler o pneu da sua moto

Todas as informações estão lá: basta saber interpretá-las!


Roberto Dutra

Mototour

15/05/2020 18h42

Quase todo pneu é redondo e preto (de vez em quando surgem alguns coloridos), mas todos têm em comum uma sopa de letrinhas que vem entalhada nas laterais. Você sabe ler todos esses códigos? Pois é bom conhecê-los: isso poderá te ajudar a comprar o pneu que mais se adequa à sua moto - e/ou ao uso que você pretende dar a ela. Vamos aprender?

Para ficar fácil, vamos explicar aqui em tópicos usando como exemplo um pneu bem larguinho - um 225/55 R15 97 V.

- O primeiro número, 225, corresponde à largura do pneu em milímetros. Se preferir em centímetros, basta colocar uma vírgula: ele tem 22,5 cm de largura

- O próximo número, 55, é a proporção da altura em relação à largura do pneu. No nosso exemplo, a altura é 55% da largura. Quanto maior esse número, maior será o "perfil" do pneu. Numa regra de três você terá a altura em milímetros ou centímetros

- A letra "R" que vem a seguir mostra o tipo de construção interna do pneu. Nesse caso é radial, mas se fosse a letra "D" ele seria diagonal.

- O número 15 aponta o diâmetro da roda em que o pneu encaixa e é lido em polegadas. Ou seja, a roda tem 15 polegadas (ou aro 15, como a gente gosta de falar).

- Na sequência, temos o número 97. Este indica a capacidade de carga em quilos suportada pelo pneu. Mas não é um número absoluto e não quer dizer que a capacidade de carga do pneu seja de apenas 97kg. Para ver a real capacidade de carga, é preciso consultar uma tabela de correspondência feita pelo fabricante (veja a tabelinha no pé dessa matéria). Importante: esse código numérico indica a carga máxima que o pneu suporta na velocidade máxima apontada na classificação do pneu. Se é 94Y, por exemplo, significa que o pneu suporta 670kg a uma velocidade de 300km/h.

- Por fim, a última letra, que no caso é "V", aponta a velocidade máxima indicada pro pneu. A "V" significa que ele é indicado pra rodar a até 240 km/h em segurança. Veja abaixo as outras e note que a letra "H" aparece fora da ordem natural e que a letra "O" não é usada:

- J: 100km/h

- K: 110km/h

- L: 120km/

- M: 130km/h

- N: 140km/h

- P: 150km/h

- Q: 160 km/h

- R: 170 km/h

- S: 180 km/h

- T : 190 km/h

- H: 210 km/h

- V: 240 km/h

- ZR: maior que 240 km/h

- W: 270 km/h

- Y: 300 km/h

- DOT é a data de produção. Você consegue identificar vendo uma combinação de quatro números. Por exemplo, se no pneu aparece destacado o número 1207, significa que ele foi fabricado na décima-segunda semana do ano de 2007. Importante: de maneira geral o prazo de validade de um pneu é de cinco anos, a partir da data em que foi fabricado.

- As letras TT ou TL revelam se o pneu é para uso com ou sem câmara. TT (TubeType) usa câmera de ar, e o TL (TubeLess) não.

- TWI, ou "Tread Wear Indicator", é o indicador de desgaste da banda de rodagem. Dependendo do fabricante, é representado por um logotipo (TWI) ou uma seta, mas sempre estará na superfície para o usuário ver que, quando a banda de rodagem chegar naquele nível, é hora de trocar o pneu.

- Flecha lateral - identifica o sentido de rotação do pneu e ajuda na correta montagem na roda

- Outras marcações: alguns pneus podem trazer a sigla M+S, que significa "Mud and Snow" - ou seja, uso indicado para lama e neve-; LT, ou "Light Truck", que são modelos para caminhões leves e camionetas; o nome do país de origem ("made in Germany", por exemplo); XL, de "Extra Load", que indica ser um pneu reforçado; e Outside/Inside, que aponta qual lateral deve ficar voltada para o lado de fora, algo mais comum em pneus com banda de rodagem assimétrica

- Alguns pneus ainda vêm com a indicação do tamanho em polegadas. Para ter certeza de que se adequa à sua moto, é preciso consultar uma tabelinha como a que você vê aí embaixo, no pé dessa matéria.

Agora é só estudar um pouquinho e passar na prova! 😎

Notícias relacionadas

Triumph Tiger 900 começa a ser vendida na Índia. E no Brasil, quando será?

Royal Enfield Meteor 350 será lançada na Índia no fim de junho

Mais uma da série "motos que gostaríamos de ter por aqui"...

Yamaha registra patente das novas Fazer 250 e MT-03 no Brasil

Kawasaki Vulcan vai ganhar versão H2

Harley FXDR ganha edição limitada

Triumph Scrambler ganha série especial "Bond Edition"

Harley-Davidson adia lançamentos de big trail e de streefighter

Balzaquiana em plena forma

Ducati apresenta oficialmente a nova Scrambler no Brasil

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados

Tempo de carregamento da página: 0.07906 segundos