Notícias
Inspirada em uma Cagiva dos anos 90, moto será lançada em dezembro para enfrentar BMW F 850 GS, Triumph Tiger 900 e Yamaha Ténére 700, entre outras
Roberto Dutra
Mototour
A Ducati prepara várias novidades para esse último quadrimestre do ano e uma das promessas é lançar a Desert X em dezembro. A moto é uma trail de média cilindrada, que vai brigar com BMW F 850 GS, Triumph Toiger 900 e Yamaha Ténére 700, entre outras, e complementar a linha de modelos on/off-road da marca italiana, hoje composta pelos modelos Multistrada 950 e 1.260.
Mas a Desert X é muito mais "off" do que as Multistrada. Ela atéjá foi mostrada como como conceito, no Salão de Milão de 2020, mas suas formas estavam bem próximas daquela que a moto de produção terá. Tanto que protótipos jpá fazem teste sde rodagem. A Desert X tem um chassi completamente novo, rodas raiadas com aros de 21 polegadas na frente e 17 polegadas atrás, pneus cravudos, painel com tela de TFT vertical estilo tablet, suspensão dianteira invertida e traseira monochoque lateral e para-brisa.
O design presta homenagem à Cagiva Elefant, moto italiana que venceu o rali Paris-Dacar nos anos 90 equipada com um motor Ducati de dois cilindros e 900cm³. A semelhança entre as duas aparece principalmente nos faróis duplos e redondos (agora com LEDs, claro), na carenagem frontal com linhas esculpidas e nas cores branca e vermelha da pintura e dos adesivos. Lá atrás, as linhas são mais inusitadas, com para-lama praticamente reto, bagageiro e lanterna chapada em cima do para-lama. Provavelmente a versãod e produção terá diferenças.
O motor será o conhecido Testastretta de 937cm³ com refrigeração líquida, já usado em modelos como a Monster, a Supersport 950 e a Hypermotard. Na Monster, rende 112cv de potência e 9,5kgf.m de torque - na Desert X é provável que esses números mudem um pouco, de acordo com a proposta da moto. Vale lembrar que, na versão conceitual do EICMA de 2020, o motor era o mesmo da Scrambler 1.100, um bicilíndrico refrigerado a ar e radiador de óleo.
Notcias relacionadas
Viagem de moto nas férias: o guia definitivo para evitar problemas na estrada
VOGE prepara estreia no Brasil em 2026 e entra de vez no radar do mercado premium
Honda Africa Twin 2026 amplia sua versatilidade com foco renovado em estrada e aventura
CFMOTO IBEX 700 chega em 2026 com proposta ousada: tecnologia premium por preço de 500 cc
SBM 600V: a Shineray sobe o nível e entra no território das customs de média cilindrada
Yamaha Ténéré 900 segue sem confirmação oficial, mas já domina as discussões no mundo adventure
Honda XL750 Transalp 2026 resgata a lenda com tecnologia avançada e vocação para aventura total
Honda NC750X 2026 evolui em tecnologia, conforto e consciência ambiental
Moto Morini traça rota de expansão nacional e mira liderança entre marcas premium até 2026
Pneus de moto: os erros que parecem inofensivos — e podem custar muito caro
Todos os Direitos Reservados