Notícias

Conheça a Desert X, a próxima trail Ducati de média cilindrada

Inspirada em uma Cagiva dos anos 90, moto será lançada em dezembro para enfrentar BMW F 850 GS, Triumph Tiger 900 e Yamaha Ténére 700, entre outras


Roberto Dutra

Mototour

30/09/2021 18h46

A Ducati prepara várias novidades para esse último quadrimestre do ano e uma das promessas é lançar a Desert X em dezembro. A moto é uma trail de média cilindrada, que vai brigar com BMW F 850 GS, Triumph Toiger 900 e Yamaha Ténére 700, entre outras, e complementar a linha de modelos on/off-road da marca italiana, hoje composta pelos modelos Multistrada 950 e 1.260.

Mas a Desert X é muito mais "off" do que as Multistrada. Ela atéjá foi mostrada como como conceito, no Salão de Milão de 2020, mas suas formas estavam bem próximas daquela que a moto de produção terá. Tanto que protótipos jpá fazem teste sde rodagem. A Desert X tem um chassi completamente novo, rodas raiadas com aros de 21 polegadas na frente e 17 polegadas atrás, pneus cravudos, painel com tela de TFT vertical estilo tablet, suspensão dianteira invertida e traseira monochoque lateral e para-brisa.

O design presta homenagem à Cagiva Elefant, moto italiana que venceu o rali Paris-Dacar nos anos 90 equipada com um motor Ducati de dois cilindros e 900cm³. A semelhança entre as duas aparece principalmente nos faróis duplos e redondos (agora com LEDs, claro), na carenagem frontal com linhas esculpidas e nas cores branca e vermelha da pintura e dos adesivos. Lá atrás, as linhas são mais inusitadas, com para-lama praticamente reto, bagageiro e lanterna chapada em cima do para-lama. Provavelmente a versãod e produção terá diferenças.

O motor será o conhecido Testastretta de 937cm³ com refrigeração líquida, já usado em modelos como a Monster, a Supersport 950 e a Hypermotard. Na Monster, rende 112cv de potência e 9,5kgf.m de torque - na Desert X é provável que esses números mudem um pouco, de acordo com a proposta da moto. Vale lembrar que, na versão conceitual do EICMA de 2020, o motor era o mesmo da Scrambler 1.100, um bicilíndrico refrigerado a ar e radiador de óleo.

Notícias relacionadas

Ducati lança a arrebatadora Streetfighter V4 S no Brasil

Honda começa a vender a XRE 190 linha 2022

Linha 2022 das Royal Enfield "twins" já está no Brasil

Nova Suzuki V-Strom 1.050 XT é lançada no Brasil

Triumph apresenta a nova Tiger Sport 660

Ducati Multistrada 950 vira Multistrada V2

Suzuki lança, na Europa, a GSX-S 1.000 GT

Triumph lança Tiger 900 "Bond Edition"

Argentina anuncia reabertura de fronteiras

Haojue exibe a TR 300 na China

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados