Notícias

Conheça a Desert X, a próxima trail Ducati de média cilindrada

Inspirada em uma Cagiva dos anos 90, moto será lançada em dezembro para enfrentar BMW F 850 GS, Triumph Tiger 900 e Yamaha Ténére 700, entre outras


Roberto Dutra

Mototour

30/09/2021 18h46

A Ducati prepara várias novidades para esse último quadrimestre do ano e uma das promessas é lançar a Desert X em dezembro. A moto é uma trail de média cilindrada, que vai brigar com BMW F 850 GS, Triumph Toiger 900 e Yamaha Ténére 700, entre outras, e complementar a linha de modelos on/off-road da marca italiana, hoje composta pelos modelos Multistrada 950 e 1.260.

Mas a Desert X é muito mais "off" do que as Multistrada. Ela atéjá foi mostrada como como conceito, no Salão de Milão de 2020, mas suas formas estavam bem próximas daquela que a moto de produção terá. Tanto que protótipos jpá fazem teste sde rodagem. A Desert X tem um chassi completamente novo, rodas raiadas com aros de 21 polegadas na frente e 17 polegadas atrás, pneus cravudos, painel com tela de TFT vertical estilo tablet, suspensão dianteira invertida e traseira monochoque lateral e para-brisa.

O design presta homenagem à Cagiva Elefant, moto italiana que venceu o rali Paris-Dacar nos anos 90 equipada com um motor Ducati de dois cilindros e 900cm³. A semelhança entre as duas aparece principalmente nos faróis duplos e redondos (agora com LEDs, claro), na carenagem frontal com linhas esculpidas e nas cores branca e vermelha da pintura e dos adesivos. Lá atrás, as linhas são mais inusitadas, com para-lama praticamente reto, bagageiro e lanterna chapada em cima do para-lama. Provavelmente a versãod e produção terá diferenças.

O motor será o conhecido Testastretta de 937cm³ com refrigeração líquida, já usado em modelos como a Monster, a Supersport 950 e a Hypermotard. Na Monster, rende 112cv de potência e 9,5kgf.m de torque - na Desert X é provável que esses números mudem um pouco, de acordo com a proposta da moto. Vale lembrar que, na versão conceitual do EICMA de 2020, o motor era o mesmo da Scrambler 1.100, um bicilíndrico refrigerado a ar e radiador de óleo.

Notcias relacionadas

A R 12 G/S Chegará ao Brasil? A Nova Aventura da BMW em Terras Tropicais!

CFMOTO 450CL-C Chega ao Brasil em 2026: Estilo, Conforto e Tecnologia para o Público Custom

BMW R 1300 RT: Touring de luxo da BMW chega ao Brasil no segundo semestre

Zontes 703-T: A Nova Força Chinesa no Segmento Trail

Shibuya Garage Leva o Brasil às Finais do Triumph Originals 2025

Argentina Implementa Faixa Exclusiva para Motos na Fronteira com o Brasil e Anuncia Modernização da Aduana em 2025

Acelere o Coração: Triumph Scrambler 400 XC 2026 Chega para Dominar Qualquer Terreno!

A Emoção em Duas Rodas: BMW F 900 R 2025 Chega ao Brasil para Dominar as Ruas

Suzuki GSX-8T e GSX-8TT: O Retorno dos Clássicos Modernos com Estilo Retro

Dicas Imperdíveis para Motociclistas

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados