Notícias

Comportamento

Conheça a evolução das oficinas de customização

Estúdios de customização oferecem serviços diversos, vestuário e shows para os entusiastas das motos. Eles podem fazer a barba ou mesmo uma tatuagem.


Guilherme Silveira

Agência INFOMOTO

23/10/2015 10h11

Mais do que apenas motos, o universo sobre duas rodas tem uma atmosfera própria, que engloba comportamento, serviços, roupas, acessórios e lazer. Atentas a esta crescente tendência lifestyle, oficinas renomadas na customização de motos têm investido em espaços amplos e multidisciplinares, que reúnem tudo o que um motociclista procura (e gosta). Bar, lanchonete, estúdio de tatuagem e até barbearia são alguns serviços oferecidos aos pilotos. Para atrair um público cada dia mais descolado, este expediente também foi utilizado por Ducati e Triumph na última edição de Salão Duas Rodas.

Para certificar o sucesso desta receita, basta tomar a Harley-Davidson base. Principal fabricante de customs, a marca norte-americana supre boa parte de seus rendimentos vindos tanto dos acessórios para as motos, como também das jaquetas, botas, óculos e outros itens de vestuário tão cobiçados por seus donos.

São Paulo – mais especificamente o bairro da Vila Olímpia, na Zona Sul – tem se revelado o principal cenário deste tipo de oficinas completas, ampliadas de modo a poder agregar serviços e atrações como shows e baladas.

Inaugurada em setembro, “A Caverna”, do ex-piloto de Formula 1 e customizador Tarso Marques, é o mais novo endereço. O local chega como concorrente do Johnnie Wash, tradicional oficina custom, lavagem e lanchonete. Em dez anos de estrada, o Johnnie se mudou recentemente, foi ampliado e passou a oferecer serviços conjugados com o Juicy J (Gastropub). Lá, se pode cortar o cabelo, comprar óculos ou joias masculinas e petiscar em um bem cotado bar/lanchonete.

Já a “A Caverna” também aposta no “barber shop”, mas se diferencia pelo pub e até conta com um estúdio de tatuagem. Em ambos locais há dias de shows (sexta no Wash e quinta e sábado na Caverna), portanto caso a empolgação tome conta do motociclista, há a boa “sacada” de se poder deixar a moto no local para pegá-la no outro dia.

Do sonho à realidade

Tarso Marques revela que “A Caverna” é um sonho antigo, local feito à sombra de sua personalidade e sem designer algum para sua decoração. “Poucos sabiam, mas era aonde eu morava e também funcionava uma segunda oficina a portas fechadas. Aprimorei o projeto por um tempo e resolvi criar uma sinergia entre objetos, serviços apropriados para os motociclistas e, claro, a garage custom, uma paixão minha. É o tipo do lugar com clima de amigos; não necessariamente uma balada, mas muito bem frequentado”, relata, completando que belas modelos, por exemplo, são habitués do local.

Atraindo pelo estômago

Outra oficina renomada em São Paulo, a Shibuya Garage customiza motos há 13 anos. Há alguns meses mudou da Av. Doutor Arnaldo para a nobre Vila Olímpia, quando aproveitou para abrir um bar/hamburgueria na entrada da garage.

Segundo Maurício Marques, um dos sócios, o novo negócio veio de uma necessidade que nasceu no antigo endereço. “Aos finais de semana o pessoal começava a se reunir, tomar cerveja, assar uma carne... na hora que víamos, estava rolando uma festa!”. Ainda nas palavras do empresário, o bar tem agregado em torno de 30% dos novos clientes da custom shop, que acaba fazendo um “tour” pelas instalações e se encanta com os serviços.

“A Shibuya visa clientes mais alternativos, que realmente usam a moto no dia-a-dia. Com o bar, este indivíduo fica em contato direto com profissionais do setor, faz amizades com quem está nesse meio e sente-se permeado por todo esse universo”, relata Marques. A ideia tem dado tão certo, que às quintas e sextas o local abrirá para shows de rock, blues e hip-hop.

No Paraná

Curitiba toma a mesma rota desta cena, e há três meses, ganhou a oficina Legend Motors. Além dos extensos projetos de personalização em motos e carros de alto valor, o espaço agrega um saboroso food truck junto de sua fachada.

Além de saciar a fome da clientela durante as quartas de show na garage, o furgão funciona como ferramenta de marketing móvel ao comparecer em eventos da região, como os feitos por Triumph e Harley-Davidson. A estratégia já tem mostrado frutos, e, caso continue o sucesso, próximo passo da oficina será a abertura de um bar. Em outras palavras, diante desta tendência, quem gosta de moto e busca novos ambientes, não precisa necessariamente se inscrever em um motoclube.

SERVIÇO

A Caverna

Rua Gomes de Carvalho, 551 – Vila Olímpia – SP

(11) 2925-1013 ou www.acavernatmc.com.br

Johnnie Wash

Rua Gomes de Carvalho, 815 – Vila Olímpia – SP

(11) 3054-2323

Legend Motors

BR 277, Km 02, 2070, Curitiba – PR

(41) 3273-7056 ou www.legendmotors.com.br

Shibuya Garage

Av. Brig. Faria Lima, 4565 – Vila Olímpia – SP

(11) 3969-4657 ou https://shibuyagarage.blogspot.com.br/

Notcias relacionadas

Suzuki GSX-8T e GSX-8TT: O Retorno dos Clássicos Modernos com Estilo Retro

Dicas Imperdíveis para Motociclistas

Nova cor do modelo Zontes R350 chega ao Brasil

Novidades! Kawasaki Versys 1100 SE Grand Tourer 2026

Antecipando novidades! Kawasaki apresenta a nova Ninja ZX-4RR no Brasil: performance extrema em um quatro cilindros de 400cc

Yamaha MOTOROID2 ganha o prestigiado prêmio de design Red Dot

Festival Interlagos 2025: Seis Motocicletas Inovadoras que Prometem Agitar o Evento

A Nova Era da Mobilidade: 2W Motors Apresenta a Vespa e Piaggio no Brasil

A Revolução Sobre Duas Rodas: A BMW R 1300 GS Adventure Chega ao Brasil!

CADASTUR: A Importância da Regulamentação no Turismo

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados