Notícias
Seção Especial
Confira dicas para levar criança na garupa com segurança e conforto
Cicero Lima / Agência Infomoto
Agência Infomoto
Criança adora se divertir e, como não tem nada mais gostoso do que rodar de moto, elas curtem andar na garupa. Além de ser divertido, para muitos brasileiros a moto é o único veículo da família. Assim, faça chuva ou faça sol, é o meio de transporte utilizado para levar a criança na escola e a outros compromissos.
Mas, apesar de elas se divertirem, levar criança na moto não é brincadeira. Algumas dicas e regras ajudam a tornar o passeio seguro e ainda mais divertido. Com a ajuda da “Criança Segura”, organização não governamental, cuja missão é promover a prevenção de acidentes com crianças e adolescentes de até 14 anos de idade, elaboramos algumas dicas para levar uma criança na garupa sem correr riscos.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), só é permitido transportar na garupa crianças maiores de sete anos. Desrespeitar a lei pode render uma multa pesada: R$ 191,54 e mais sete pontos no prontuário e a suspensão do direito de dirigir.
Segundo Gabriela Freitas, gerente executiva da ONG Criança Segura, “cada criança tem um tamanho e, muitas vezes, mesmo que tenha a idade permitida por lei, ela não consegue apoiar os pés na pedaleira ou não é capaz de se segurar adequadamente na motocicleta”. Nesse caso, o adulto deve ter bom senso e não levar a criança, pois a segurança vem em primeiro lugar.
Não adianta a criança usar um capacete largo. De acordo com Gabriela Freitas, “o capacete deve ser justo e não pode ‘girar’ na cabeça da criança, se fizer isso não está protegendo”. Infelizmente, são poucos os modelos disponíveis no mercado. Uma opção é o Rapid Mini (FF 353J), da LS2, que oferece numerações pequenas do 48 ao 52. O preço sugerido, de R$ 599,90, não é barato, mas quanto vale proteger uma criança?
Para que a criança esteja segura é preciso que ela use equipamento de segurança adequado. Nada de chinelos e roupas curtas. É fundamental vestir jaqueta, luvas e bota (ou calçado de cano alto). A calça e a bota evitam riscos de queimadura caso ela encoste no escapamento.
O empresário Pietro Paladini, de Blumenau (SC), segue à risca essa regra. “Seja numa volta pela cidade, ou nas longas viagens pela América do Sul as crianças estão sempre protegidas” afirma o motociclista que leva os filhos, Lucca e Giorgia, na garupa desde que tinham sete anos de idade.
Tem gente que acha mais seguro levar a criança sentada no tanque de combustível, mas não é. Em caso de colisão a criança será projetada a frente e os riscos de ferimentos são altíssimos. Muita gente também transporta mais de uma pessoa na garupa, o que aumenta o risco de acidentes e suas consequências. Sem falar que isso é infração de trânsito.
Embora as crianças gostem de brincadeiras e até peçam para fazer manobras radicais, o adulto deve ser responsável e pilotar a moto da forma mais segura possível. Manter uma velocidade compatível e muita atenção ao trânsito é obrigação de quem leva uma criança na garupa.
Notícias relacionadas
A BMW R 1300 GS Adventure Chegou Para Revolucionar o Mundo das Bigtrails!
Será que a KTM 1390 Super Adventure Vem Para o Brasil?
Barretos Motorcycles 2025: Os Paralamas do Sucesso Confirmados!
Triumph promove ofertas para a família Tiger 1200 com descontos de até R$14.000
Yamaha Crosser ABS 2025: A Aventura Começa Aqui
Yamaha R15 ABS 2025: O Novo Padrão em Superesportivas de Entrada
Royal Enfield Classic 650: O Charme Retrô que Chegará ao Brasil
BMW F 450 GS: A Nova Trail Acessível que Promete Revolucionar o Segmento
Moto Morini chega ao Brasil em 2025: confira os modelos que vão agitar o mercado
Yamaha Ténéré 700: A Nova Era da Aventura Sobre Duas Rodas Chega ao Brasil
Todos os Direitos Reservados