Notícias
Seção Especial
Confira dicas para levar criança na garupa com segurança e conforto
Cicero Lima / Agência Infomoto
Agência Infomoto
Criança adora se divertir e, como não tem nada mais gostoso do que rodar de moto, elas curtem andar na garupa. Além de ser divertido, para muitos brasileiros a moto é o único veículo da família. Assim, faça chuva ou faça sol, é o meio de transporte utilizado para levar a criança na escola e a outros compromissos.
Mas, apesar de elas se divertirem, levar criança na moto não é brincadeira. Algumas dicas e regras ajudam a tornar o passeio seguro e ainda mais divertido. Com a ajuda da “Criança Segura”, organização não governamental, cuja missão é promover a prevenção de acidentes com crianças e adolescentes de até 14 anos de idade, elaboramos algumas dicas para levar uma criança na garupa sem correr riscos.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), só é permitido transportar na garupa crianças maiores de sete anos. Desrespeitar a lei pode render uma multa pesada: R$ 191,54 e mais sete pontos no prontuário e a suspensão do direito de dirigir.
Segundo Gabriela Freitas, gerente executiva da ONG Criança Segura, “cada criança tem um tamanho e, muitas vezes, mesmo que tenha a idade permitida por lei, ela não consegue apoiar os pés na pedaleira ou não é capaz de se segurar adequadamente na motocicleta”. Nesse caso, o adulto deve ter bom senso e não levar a criança, pois a segurança vem em primeiro lugar.
Não adianta a criança usar um capacete largo. De acordo com Gabriela Freitas, “o capacete deve ser justo e não pode ‘girar’ na cabeça da criança, se fizer isso não está protegendo”. Infelizmente, são poucos os modelos disponíveis no mercado. Uma opção é o Rapid Mini (FF 353J), da LS2, que oferece numerações pequenas do 48 ao 52. O preço sugerido, de R$ 599,90, não é barato, mas quanto vale proteger uma criança?
Para que a criança esteja segura é preciso que ela use equipamento de segurança adequado. Nada de chinelos e roupas curtas. É fundamental vestir jaqueta, luvas e bota (ou calçado de cano alto). A calça e a bota evitam riscos de queimadura caso ela encoste no escapamento.
O empresário Pietro Paladini, de Blumenau (SC), segue à risca essa regra. “Seja numa volta pela cidade, ou nas longas viagens pela América do Sul as crianças estão sempre protegidas” afirma o motociclista que leva os filhos, Lucca e Giorgia, na garupa desde que tinham sete anos de idade.
Tem gente que acha mais seguro levar a criança sentada no tanque de combustível, mas não é. Em caso de colisão a criança será projetada a frente e os riscos de ferimentos são altíssimos. Muita gente também transporta mais de uma pessoa na garupa, o que aumenta o risco de acidentes e suas consequências. Sem falar que isso é infração de trânsito.
Embora as crianças gostem de brincadeiras e até peçam para fazer manobras radicais, o adulto deve ser responsável e pilotar a moto da forma mais segura possível. Manter uma velocidade compatível e muita atenção ao trânsito é obrigação de quem leva uma criança na garupa.
Notcias relacionadas
Novidades! Kawasaki Versys 1100 SE Grand Tourer 2026
Yamaha MOTOROID2 ganha o prestigiado prêmio de design Red Dot
Festival Interlagos 2025: Seis Motocicletas Inovadoras que Prometem Agitar o Evento
A Nova Era da Mobilidade: 2W Motors Apresenta a Vespa e Piaggio no Brasil
A Revolução Sobre Duas Rodas: A BMW R 1300 GS Adventure Chega ao Brasil!
CADASTUR: A Importância da Regulamentação no Turismo
Novas regras para entrada na Argentina
BMW Motorrad Lança Festival de Vendas GS: Um Ano de Seguro Grátis e Condições Imperdíveis
Pré-venda: Nova BMW S 1000 RR tem 210 cv de potência e melhorias para ficar ainda mais ágil
Todos os Direitos Reservados