Notícias

O CRLV e a CNH estão, agora, na tela do smartphone (Foto: Divulgação)

CRLV digital já pode ser baixado em todo o Brasil

Aplicativo permite baixar o documento e também imprimir uma cópia física com QR Code


Roberto Dutra

Mototour

02/07/2020 17h36

A versão digital do documento de porte obrigatório dos veículos finalmente está disponível em todo o Brasil. Com a adesão do Pará, último estado que faltava, desde ontem (quarta, dia 1º de julho), todos os entes da federação podem emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), como é chamado o documento, apenas em formato digital.

O processo de implementação do documento digital para carros, motos e outros veículos começou no fim de 2018. E todo os estados deveriam aderir ao sistema até o próximo dia 31 de julho, conforme uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Segundo o Ministério da Infraestrutura, a emissão do documento passa a ser totalmente online e não será necessário nem mesmo ir ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) local para obter o documento digital.

Já o documento físico também muda: agora, pode ser impresso em qualquer impressora caseira. A autenticidade, segundo o Ministério, será garantida pelo QR Code que vem junto no CRLV. Mas há um senão: se o motorista quiser sair do país dirigindo seu veículo, terá que estar portando o documento impresso.

Para tirar o CRLV digital e imprimi-lo, é preciso baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) - que, aliás, também permite baixar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital. O documento do carro estará lá e é atualizado após a quitação do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) e do licenciamento anual.

Além de acessá-lo pelo aplicativo, o documento está disponível no Portal de Serviços do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e nos sites dos Detrans locais — de onde o usuário também poderá imprimir uma cópia física.

Logo de cara surge uma preocupação: como acessar o documento estando offline? Por meio do app é possível gerar um arquivo PDF, com uma assinatura digital, que poderá ser acessado pelo dono do veículo (e do smartphone) mesmo sem acesso à internet naquele momento.

Notícias relacionadas

Lançamento das Exclusivas Harley-Davidson CVO no Brasil em Abril

Nova Linha Triumph Tiger 900 Chega ao Brasil: Potência, Tecnologia e Segurança em Destaque

Ducati Multistrada V4 Rally: A Emoção da Tecnologia e Aventura Chega ao Brasil

Expectativas Crescem: Possível Lançamento da Ténéré 700 no Brasil

Suzuki Lança Novas Cores para GSX-S1000, V-Strom 650XT e Hayabusa 2025

Lançamento da Nova BMW R 1300 GS: Inovações e Tecnologia de Ponta

Lançamentos de Motos Aguardados em 2024

Parceria Estratégica entre PETRONAS e Harley-Davidson para Fornecimento de Lubrificantes de Motor

TRIUMPH Lança nova TIGER 1200 2024 no Brasil por R$ 88.990

Embratur participa de evento em Roma para atrair italianos amantes de mototurismo e road trips ao Brasil

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados