Notícias
Dica de Viagem
Confira cinco dicas para uma trip perfeita, sem imprevistos desagradáveis
Agência INFOMOTO
Viajar de moto sempre exige planejamento para desfrutar do veículo, do roteiro e também do destino sem surpresas desagradáveis. Confira cinco dicas para que a tão sonhada viagem não se transforme em uma grande roubada.
Antes de escolher o destino, convém avaliar o período disponível, distância e condições das estradas. Se o tempo de folga é curto, procure não comprometer muitos dias no deslocamento. Quem mora em São Paulo, por exemplo, se for viajar para o sul da Bahia encontrará belas praias. Porém, terá de viajar pelo menos dois dias para chegar ao destino, que fica a pouco mais de 1.500 km de distância. Outra preocupação deve ser com a volta, pois geralmente o retorno se torna mais cansativo e tende a demorar mais. Por falar em distância, a autonomia da moto é fator primordial para uma viagem tranquila. O ideal é que a moto possa percorrer pelo menos 200 quilômetros sem abastecimento. Se a estrada for esburacada ou passar por locais ermos e perigosos evite viajar à noite.
Sempre é bom ponderar se a sua moto é apropriada para o destino escolhido. Cidades históricas como Paraty (RJ) ou Tiradentes (MG), por exemplo, apresentam calçamento de pedras, que podem ser um tormento para donos de motos esportivas, com suas suspensões firmes e de cursos reduzidos. Já os amantes da natureza, que gostam de visitar cachoeiras ou fazendas, devem levar em consideração o risco de chuvas que podem transformar aquela singela estrada de terra em um instransponível lamaçal. Entre todas as motos, os modelos trail são os mais versáteis para encarar qualquer desafio.
Depois de definir o destino, uma boa dica é pesquisar as condições climáticas durante o período de sua viagem. É desagradável viajar com chuva, mas ainda pior é chegar ao destino e descobrir que ela não vai parar. Mesmo sem previsão de tempestades, a capa deve ser uma companheira inseparável e de fácil acesso, pois as pancadas de chuva durante a tarde são repentinas e comuns no verão.
Se a viagem for longa, vale calcular o gasto diário. Para isso, basta dividir o valor disponível pela duração da viagem. É importante deixar uma reserva para gastos eventuais com a moto como troca de relação, pneu ou mesmo troca de óleo. Vale sempre lembrar que a documentação da moto e também do piloto são fundamentais. Pode parecer óbvio, mas tem gente que só descobre que a CNH está vencida quando o policial avisa que a moto será retida.
De nada adianta a moto e os documentos estarem em ordem se o piloto está “capenga”. Um simples check-up médico e uma visita ao dentista permitem detectar possíveis problemas que podem acabar com sua viagem. Manter a hidratação e evitar comidas gordurosas durante o trajeto são práticas simples e ajudam a garantir uma viagem sem problemas.
Notcias relacionadas
Motociclismo no Brasil: Um Mês de Grandes Conquistas
Pré-venda da BMW R 1300 RT: sofisticação, potência e tecnologia para viagens premium
MotoGP Retorna ao Brasil em 2026: Goiânia Receberá Etapa Histórica da Temporada
A R 12 G/S Chegará ao Brasil? A Nova Aventura da BMW em Terras Tropicais!
CFMOTO 450CL-C Chega ao Brasil em 2026: Estilo, Conforto e Tecnologia para o Público Custom
BMW R 1300 RT: Touring de luxo da BMW chega ao Brasil no segundo semestre
Zontes 703-T: A Nova Força Chinesa no Segmento Trail
Shibuya Garage Leva o Brasil às Finais do Triumph Originals 2025
Acelere o Coração: Triumph Scrambler 400 XC 2026 Chega para Dominar Qualquer Terreno!
Todos os Direitos Reservados