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Diferença entre óleo mineral e sintético

Você sabe explicar a diferença entre óleo mineral e sintético? Ou responder qual deles seria melhor para seu tipo de veículo?


Divulgação

Total Oleo

30/11/2018 19h05

Algumas dúvidas como essas são frequentes, quando falamos sobre óleo de motor. Conhecer essas respostas é de grande importância para não ocorrer possíveis danos ao seu carro.

Os lubrificantes são compostos por óleos básicos e aditivos. Sua função é permitir que as partes móveis do motor sejam adequadamente lubrificadas, evitando o atrito e consequentemente desgaste e superaquecimento das peças do motor. A diferença entre mineral e sintético está no processo de obtenção do óleo.

Os óleos minerais são obtidos através da separação dos componentes do petróleo, sendo assim, uma mistura de vários compostos e pouco refinamento.

AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO ÓLEO MINERAL SÃO

Preço mais acesível

Atender às exigências mínimas das motos mais antigos;

Menor intervalo de troca

Já os óleos semissintéticos e sintéticos, são obtidos através de reações químicas, havendo um maior controle de produção e qualidade, já que estes são mais puros do que os óleos minerais. Por sua vasta gama de características fisioquímicas, os óleos sintéticos são mais abrangentes, atendendo a diversos tipos de motores.

AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS ÓLEOS SEMI E SINTÉTICOS SÃO

Maior intervalo de troca

Menor teor de enxofre

Menor formação de borra

Maiorresistência ao envelhecimento (oxidação)

Maior estabilidade em altas temperaturas

MAS AFINAL, QUAL DESSES É MELHOR PARA MEU CARRO?

Não há uma regra certa a ser seguida, mas o melhor conselho é olhar no manual de sua moto. Sempre fique atento ao óleo que está sendo utilizado no seu motor, pois motos mais modernos requerem óleos lubrificantes de melhor performance.

POSSO TROCAR O ÓLEO MINERAL PELO SINTÉTICO?

Sim, e essa mudança só trará benefícios para você, por se tratar de um óleo lubrificante com menor teor de enxofre (maior proteção ao motor), maior resistência a oxidação (possibilidade de estender o intervalo de troca) e maior índice de viscosidade (maior proteção a altas temperaturas), não cria borras e nem perde a viscosidade, isso fará que seu veículo tenha uma melhor proteção e performance.

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