Notícias

Noticia

Ducati apresenta nova MULTISTRADA V4S no Brasil

A big trail vem com a proposta de encarar todos os terrenos com agilidade, conforto e muita tecnologia


Tiago Dantas

moto.com.br

13/03/2022 18h27

A Multistrada V4S chegou no Brasil! A big trail da marca italiana chega equipada com o motor V4 Granturismo com 1.158cm³, 170 cv de potência, manoplas e bancos aquecidos, mas a grande novidade é o sistema de radar dianteiro e traseiro que possibilita a inserção de novas tecnologias como, piloto automático adaptativo e detecção de ponto cego. O preço de lançamento é sugerido em R$ 144.990,00.

A Ducati está no Brasil desde 2012, as motos são montadas na zona franca de Manaus, salvo as motocicletas que são edições limitadas, que são importadas diretamente da matriz. A quarta geração da Multistrada é baseada no conceito de “quatro motos em uma” e a V4S vem para confirmar e ampliar os horizontes.

Ela é “Sport” porque é leve (peso seco de 215 kg) e equipada com o motor de V4 Granturismo com potência de 170 cv a 10.500 rpm e torque máximo de 125 Nm a 8.750 rpm, além disso a Multistrada V4S vem equipada com ajudas eletrônicas derivadas do MotoGP e uma excelente ciclística. Ela também é “Touring” graças aos prazos maiores entre as revisões e atenção ao conforto de condução para piloto e garupa com o novo sistema de radar dianteiro e traseiro, espelhamento da tela do smartphone no painel, manoplas e assentos aquecidos. Para quem quer encarar o off-road, a vertente “Enduro” conta com suspensões eletrônicas, rodas raiadas e pneus de uso misto. Por fim, o caráter “Urban” é caracterizado pela manobrabilidade sem precedentes a baixas velocidades. Com essas características, a Multistrada V4S está preparada para dominar “muitas estradas”.

MOTOR V4 GRANTURISMO

A Multistrada V4S não é equipada pelos famosos motores Desmo, a big trail italiana vem equipada com 4 cilindros em V, 90 graus twin pulse, com um retorno de válvula por mola helicoidal e o acionamento do comando por corrente.

O motor Granturismo V4 de 1158 cc oferece 170 cv a 10.500 rpm e um torque máximo de 125 Nm a 8.750 rpm. Tudo isso, com bom torque em baixas rotações e curva de torque linear.

Na manutenção, a Ducati divulgou que as trocas de óleos devem ser realizadas a cada 15.000km, enquanto que a verificação da folga das válvulas, ajuste se necessário, foi estabelecida para intervalos de 60.000 km.

Além disso, os engenheiros da Ducati também se concentraram na relação de transmissão, com uma primeira marcha curta e, portanto, excelente para viagens e manobras em velocidades extremamente baixas, partidas em subidas mesmo com carga total e seções off-road. A sexta marcha, em vez disso, resulta ideal para enfrentar longas viagens em autoestrada.

Com toda a experiência conquistadas nas pistas, a Ducati trouxe das pistas para o motor da Multistrada V4S o virabrequim contra-rotativo, que ao trabalhar “contra” a inércia gerada pelas rodas, melhora a dirigibilidade, reduz a inclinação e, consequentemente, melhora a eficiência e o prazer de pilotar mesmo na estrada.

TECNOLOGIA DE ALTO NÍVEL

A Multistrada V4S vem com tecnologia de ponta embarcada para atender os mais altos requisitos de segurança, conforto, performance e conectividade. A plataforma IMU (Unidade de Medição Inercial) possibilita que a Multistrada V4S seja equipada com:

ABS Cornering - Otimiza a potência de frenagem dianteira e traseira em ambas as rodas, mesmo com a moto em ângulos de inclinação consideráveis.

Ducati Wheelie Control (DWC) - Controla qualquer elevação da roda dianteira e verifica o torque e a potência para maximizar a aceleração com segurança.

Ducati Traction Control (DTC) - Responsável por detectar e controlar o deslizamento da roda traseira, aumentando significativamente a performance e a segurança ativa. Este sistema permite ao piloto escolher entre oito diferentes níveis.

Cornering Lights (DCL) - Sistema de iluminação em curva para proporcionar mais segurança na condução noturna.

Vehicle Hold Control (VHC) - Evita o deslocamento da moto nas saídas em pista íngreme.

Ducati Quick Shift (DQS) Up&Down - Possibilita a troca de marcha sem o acionamento da embreagem.

Ducati Skyhook Suspension (DSS) - Sistema de suspensões eletrônicas semi-ativas Marzocchi com função Autoleveling que reconhece a carga sobre a moto e, de forma autônoma, ajusta as afinações em configurações já pré definidas: apenas condutor, condutor com bagagem, condutor com passageiro ou condutor com passageiro e bagagem. O curso da suspensão é de 170 mm à frente e 180 mm atrás.

4 Modos de pilotagem: Sport, Touring, Urban e Enduro.

Mas, a grande novidade da Multistrada V4S é o novo sistema de radar. Com dois radares instalados na moto, um na dianteira e outro na traseira, é possível acrescentar novas funções que garantem uma condução mais confortável e segura.

A primeira função é o sistema de Cruise Control Adaptativo (ACC) de responsabilidade do radar dianteiro. O ACC consegue por intermédio da travagem controlada e aceleração, ajustar automaticamente a distância (selecionável em quatro níveis) para os outros veículos quando se roda a velocidades entre os 30 e os 160 km/h.

Já o radar traseiro, possibilita a função a adoção do BSD (Blind Spot Detection) que sinaliza a aproximação vinda de trás por veículos em alta velocidade através dos LEDs posicionados nos espelhos retrovisores.

O painel é de TFT regulável com 6,5 polegadas e inclui o sistema Ducati Connect, que permite, via Bluetooth e wi-fi, a função “espelho” da aplicação para smartphone no painel, e controlá-la através do joystick no punho esquerdo. A Ducati Multistrada V4S vem com Ignição Hands Free, chave presencial.

DESIGN

O design italiano é fora de série. Logo quando você olha para a moto, enxergar as famosas linhas limpas e esguias da Ducati, mas a V4S ganha uma cara de “Maxi Enduro” com quadro monochoque, roda dianteira de 19’’, aparência musculosa e imponente, além da rabeta mais fina e esportiva.

Na Multistrada V4S o design e a funcionalidade são perfeitamente combinados para oferecer uma suprema ergonomia. Isto significa que os pilotos podem colocar os seus pés no chão mais facilmente graças ao assento mais estreito posicionado na área das pernas. A altura do assento é ajustável em duas posições, 840 mm e 860 mm (810 mm com assento baixo e 875 mm com o assento alto também estão disponíveis como acessórios).

A nova Multistrada V4S já está disponível em toda a rede de concessionários Ducati no Brasil na cor Ducati Red com aros pretos e detalhe vermelho. O preço sugerido de lançamento é de R$ 144.990,00.

moto.com.br


Notícias relacionadas

BMW Motorrad abre pré-venda das novas R 1250 RT e K 1600 Bagger

Projeto Triumph TE-1

Dicas para pilotar no frio

A nova Honda Hornet de 2023 vai ser assim!

Teste Indian Challenger Dark Horse

ENERGICA EXPERIA: A primeira moto de aventura 100% elétrica.

Testes ao vivo do protótipo elétrico da Triumph!

BMW Motorrad Lança coleção de Bags urbanas

DUCATI Curitiba abre em novo formato

Quer saber o que achamos da nova TRIUMPH TIGER 1200?

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados