Notícias

Matheus Amaral (esquerda) e Diego Borghi apresentam a nova Ducati Scrambler por "live" na internet (Foto: Divulgação)

Ducati apresenta oficialmente a nova Scrambler no Brasil

Exibição foi feita por "live" na internet, em vários canais. Modelo chega por R$ 44.990


Roberto Dutra

Mototour

13/05/2020 13h55

Como convém ao momento atual, a Ducati fez, hoje, o lançamento oficial da Scrambler Icon através de uma live pela internet - reproduzida por canais como o Instagram e o Linkedin, entre outros. Acompanhamos o CEO da empresa, Diego Borghi, falando diretamente do centro técnico da Audi do Brasil. Com isso, a marca italiana - que pertence ao Grupo VW, também "dono" da Audi - reforça sua sinergia com a gigante alemã.

À primeira vista, a nova Scrambler Icon nem parece ter muitas mudanças em relação ao modelo anterior. Moto de entrada na linha da marca vendida no Brasil, continua colorida e com design alegre, despojado e eventualmente inusitado. Tem farol redondo, escape vistoso, painel simples com um só relógio, para-lama dianteiro curtinho e rabeta igualmente enxuta.

Mas, olhando detalhadamente, percebemos alguns aprimoramentos. Por exemplo, as "gotas" laterais do tanque agora são protuberantes. Além disso, o farol baixo e as setas agora são em LED e há luzes de rodagem diurnas - o farol alto é halógeno. O painel, por sua vez, ganhou novas funções - indicadores de marcha e de combustível. E mais: a moto tem nova ponteira de escape, novas rodas de liga leve com 10 pontas, banco com formato, costuras e densidade de espuma modificados e motor todo pintado em preto.

O motor, aliás, é o mesmo de antes: bicilíndrico, duas válvulas por cilindro, refrigerado a ar e com 803cm³. Mas ganhou novo mapeamento e, agora, tem 73cv de potência a 8250rpm e 6,8kgfm a 5.750rpm de torque - e o torque já está de rabinho em pé ali pelos 5.000rpm, proporcionando uma curva bastante plana. Mantém o sistema desmodrômico - um comando engrenado, com válvulas que abrem e fecham dispensando o uso de molas, como é mais comum. Com isso, o processo acontece de forma mais justinha e sem margem para folgas.

ABS que "lê" as curvas

A suspensão traseira também foi trabalhada, com recalibragem na pré-carga da mola - e é fornecida pela Kayaba, assim como os garfos invertidos dianteiros. O sistema de freios ganhou ABS cornering, que atua também nas curvas. Segundo Matheus Amaral, chefe de pós-vendas e marketing de produto, o sistema é capaz de "ler" a inclinação da moto e levar em conta esse parâmetro para, se necessário, tirar a pressão do freio dianteiro e jogar parte dela para o freio traseiro. A nova Scrambler tem 173kg de peso a seco, tanque para 13,5 litros e pneus 110/80 R18 na frente e 180/55 R17 atrás, ambos Pirelli RS de uso misto.

Matheus Amaral lembrou, durante a apresentação, que a Ducati venderá vários acessórios para a moto. A linha inclui escape especial com mapeamento próprio que aumenta potência e torque, retrovisores estilo cafe racer, para-brisa fumê, grade protetora de farol, tampas de reservatórios da grife Rizoma, protetor de tanque com porta-celular para usar mapa GPS, top case e protetor de cárter, entre muitos outros. Prepare o bolso.

E, falando nisso, as vendas começam entre esta semana e a próxima. O preço é alto: começa em R$ 44.990 - está próximo ao da principal rival, a Triumph Street Scrambler, de R$ 43.890. Mas o CEO da marca no país, Diego Borghi, lembra que, apesar de a moto ser montada em Manaus, cerca de 98% de suas peças são importadas. Ou seja, o atual dólar alto não ajuda.

Essa é não é a primeira vez que escrevemos aqui no Mototour sobre a nova Ducati Scrambler. E, assim como nas outras vezes, faço questão de lembrar: é uma das motos mais divertidas que já pilotei na vida! Sua proposta de uso é fundamentalmente urbana, mas a moto permite uns rolés off-road de curta distância.

Notícias relacionadas

Lançamento das Exclusivas Harley-Davidson CVO no Brasil em Abril

Nova Linha Triumph Tiger 900 Chega ao Brasil: Potência, Tecnologia e Segurança em Destaque

Ducati Multistrada V4 Rally: A Emoção da Tecnologia e Aventura Chega ao Brasil

Expectativas Crescem: Possível Lançamento da Ténéré 700 no Brasil

Suzuki Lança Novas Cores para GSX-S1000, V-Strom 650XT e Hayabusa 2025

Lançamento da Nova BMW R 1300 GS: Inovações e Tecnologia de Ponta

Lançamentos de Motos Aguardados em 2024

Parceria Estratégica entre PETRONAS e Harley-Davidson para Fornecimento de Lubrificantes de Motor

TRIUMPH Lança nova TIGER 1200 2024 no Brasil por R$ 88.990

Embratur participa de evento em Roma para atrair italianos amantes de mototurismo e road trips ao Brasil

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados