Notícias
Noticia
A família Panigale aumenta com a nova 899, equipada com motor de dois cilindros de 148cv, recheada de eletrônica, além de chamar a atenção pelo visual agressivo
Téo Mascarenhas
Estado de Minas
Os modelos superesportivos de cada marca representam uma espécie de cartão de visitas ao mundo, uma demonstração de sua tecnologia e capacidade de inovar em um terreno no qual milímetros conquistados e gramas de peso reduzidos requerem altos investimentos e muito fosfato da engenharia. A italiana Ducati, depois de assombrar o segmento com o lançamento da Panigale 1199, em 2011, apresenta agora sua “irmã” menor: a Panigale 899. O DNA esportivo permanece intacto, assim como o visual, mas a musculatura foi reduzida, assim como alguns dados técnicos modificados, ajustando ao novo status de “irmã” caçula, porém igualmente abusada.
Um modelo para quem gosta de adrenalina, mas não precisa de doses cavalares proporcionadas pela quase profissional 1199. A nova baby Panigale é mais amigável e inclui a sopa de letrinhas dos controles eletrônicos para subsidiar a pilotagem, ideal para quem curte performance mas não é piloto. O motor, com 898cm³ de cilindrada, é basicamente o mesmo da “irmã” maior, com dimensões reduzidas. Um dois cilindros inclinados em 90 graus e dispostos em L, equipado com o tradicional comando de válvulas desmodrômico, batizado de Superquadro, que fornece 148cv a 10.750rpm e torque de 10,1kgfm a 9.000rpm. O giro sobe rápido, conservando a força.
SOPA A eletrônica está presente sem economia. O pacote gerencia motor, acelerador e freios. O motor conta com três programações. O modo Race oferece toda a potência, sem interferências do controle de tração, DTC e freios ABS. O modo Sport deixa a entrega mais suave, com interferência mais branda do controle de tração e freios. Já o modo Wet, ou chuva, restringe a potência a 110cv e o controle de tração e freios atuam de forma plena. O motor conta ainda com acelerador eletrônico e atua em conjunto com o câmbio de seis velocidades assistido, DQS, no qual as marchas podem ser trocadas para cima sem desaceleração e sem a necessidade da embreagem, ganhando tempo e rotações.
Nas reduções, conta com o sistema EBC, que monitora o freio motor e permite entrada de curvas mais precisas. Além disso, tem o sistema DDA como acessório, que recolhe e armazena dados de performance, em tempo real por GPS e informa no painel o tempo de volta, velocidade, posição do acelerador etc. O sistema permite a transferência dos dados para computador para posterior analise e correção da tocada. O freio ABS pode ser desativado para uma pilotagem ainda mais agressiva. Todas as informações dos sistemas eletrônicos são indicadas no painel, assim como a luzinha que acende na hora exata de trocar as marchas.
BALANÇA A grande diferença da “irmã” caçula para a maior está nas suspensões e na balança traseira de alumínio. Em vez da tradicional balança monobraço, adotada na Panigale 1199 e em outras esportivas da marca, a nova motocicleta conta com uma convencional, com dois braços. A alteração mudou também a distância entre-eixos, que ficou ligeiramente mais curta, proporcionando mais agilidade. A suspensão traseira tem amortecedor Sachs de 130mm de curso, posicionado de forma lateral e totalmente regulável. A suspensão dianteira é Showa, com tubos de 43mm e 120mm de curso. Também amplamente regulável.
O quadro é comum aos dois modelos e adota uma tecnologia semelhante a uma casca, que abraça o motor e une os sistemas, em vez da tradicional treliça, espécie de marca registrada da montadora. Com isso, o peso a seco é de somente 169kg. Os freios dianteiros são duplos, com 320mm de diâmetro e pinças Brembo. O freio traseiro tem 245mm de diâmetro. O visual é agressivo, com duplo farol na dianteira e lanternas com LEDs na traseira. O escape e o abafador ficam sob o motor, ajudando a rebaixar e centralizar as massas, além de deixar o visual mais limpo. A nova Ducati 899 Panigale vai desembarcar oficialmente no Brasil no segundo semestre de 2014 e ainda não tem seu preço definido.
Notcias relacionadas
Shibuya Garage Leva o Brasil às Finais do Triumph Originals 2025
Acelere o Coração: Triumph Scrambler 400 XC 2026 Chega para Dominar Qualquer Terreno!
A Emoção em Duas Rodas: BMW F 900 R 2025 Chega ao Brasil para Dominar as Ruas
Suzuki GSX-8T e GSX-8TT: O Retorno dos Clássicos Modernos com Estilo Retro
Dicas Imperdíveis para Motociclistas
Nova cor do modelo Zontes R350 chega ao Brasil
Novidades! Kawasaki Versys 1100 SE Grand Tourer 2026
Yamaha MOTOROID2 ganha o prestigiado prêmio de design Red Dot
Todos os Direitos Reservados